Curitiba é capital do Skate: conheça a história – e as pistas

pista do ambiental skate foto Pedro Ribas SMCS 1600 por 800
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em quase cinco décadas, Curitiba vem sendo pista para grandes skatistas. A cena do skate no Brasil está tão entrelaçada com a cidade que virou até apelido: a Capital do Skate. O esporte, celebrado no dia 19 de junho – Dia Mundial do Skate – ganhou força a partir dos anos 1970 em Curitiba. Ficou tão popular que atraiu olhares de todo o país, em um momento em que o próprio esporte ganhava mais reconhecimento. Assim, o skate virou mais do que uma prática, tendo toda uma cultura própria.

A cultura do skate envolve a roupa, estilo, a forma de pensar, a forma de se portar. São elementos culturais, de sentir que se pertence a um grupo com uma identidade”, afirma Victor Augustus Graciotto Silva, historiador e autor do livro “O Skate no Paraná – Cultura, Identidade e Patrimônio”.

Livro O Skate No Paraná. Foto: Clara Reinhardt Silva.

Capital do Skate

Graciotto Silva fez uma pesquisa de oito anos sobre o skate em Curitiba e no estado. Começou como um estudo na capital, que acabou ganhando uma exposição no Museu Municipal de Arte em 2018 e virou o documentário “Curitown”, disponível no YouTube. “Foi um impacto muito grande na comunidade do skate, deles se reconhecerem não só como skatistas, mas detentores de uma cultura”, explica.

A pesquisa continuou, se tornando o livro, lançado no ano passado. Mais material audiovisual foi registrado, passando de 45 entrevistas. O material apresenta Curitiba como um verdadeiro centro nacional do esporte, justificando o apelido de Capital do Skate. “Nos anos 1990 e 2000, toda a principal cena do skate, até fábricas de roupas, eram daqui, os donos moravam aqui. Passamos a ter campeonatos de skate patrocinados pelas marcas grandes, Maha e Drop Dead, além de bares e música”, comenta Graciotto Silva.

O skate na capital paranaense conseguiu movimentar até o turismo, trazendo pessoas para esses campeonatos. Em Curitiba, surgem até novas formas de andar de skate. “Nesse momento, começam a surgir aqui em Curitiba campeões mundiais como Piolho, Ferrugem e Daniel Vieira”, lembra o historiador.

Pistas

A capital do esporte precisa ser representada também por espaços públicos para a prática. E Curitiba tem mais de 30 pistas disponíveis. Uma das mais famosas, a Pista do Gaúcho, está em reformas. Várias outras foram revitalizadas recentemente, incluindo a do Ambiental, a mais antiga da cidade. Confira aqui outros endereços para comemorar o Dia Mundial do Skate:

Ambiental

Pista de skate do Ambiental. Foto: Pedro Ribas/SMCS.

Pista de skate do Ambiental. Foto: Pedro Ribas/SMCS.

Esquina da R. Itupava com a R. Schiller.

Piazza San Marco – Santa Felicidade

Pista de Skate Piazza San Marco Santa Felicidade. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Pista de Skate Piazza San Marco Santa Felicidade. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

R. Via Vêneto, 1275

Pista de Skate Avelino Vieira – Bacacheri

Pista de skate Avelino Vieira Bacacheri. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Pista de skate Avelino Vieira Bacacheri. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

R. Guilherme Ihlenfeldt, 233

Pista de Skate Vila São Pedro – Xaxim

Pista de Skate Vila São Pedro. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Pista de Skate Vila São Pedro. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

R. 1º de Maio, 1206

Complexo Tarumã

Pista de skate do Complexo do Tarumã. Foto: Gabriel Rosa/AEN.

Complexo do Tarumã. Foto: Gabriel Rosa/AEN.

Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749

Por Brunow Camman
21/06/2024 15h20

Artigos Relacionados

Festival eletrônico em meio a Mata Atlântica acontece nesse fim de semana

Bingo Solidário do Rock Camp Curitiba acontece nesse sábado (22)