Curitiba de volta ao centro: projeto revitaliza e leva atrações culturais para a região

Domingo no Centro. Foto: Isabella Mayer/SECOM.
Foto: Isabella Mayer/SECOM

A região central de Curitiba contém história, gastronomia e o mais importante, espaços a serem conhecidos. Pensando nisso e para que a população aproveite ainda mais o espaço, a região central da cidade ganhará nova vida durante as comemorações de 332 anos de Curitiba. A Prefeitura lançou o projeto Curitiba de Volta ao Centro, com um plano de desenvolvimento da região central que terá desde novidades estruturais até programação cultural no coração da capital paranaense. A proposta busca aliar iniciativas em infraestrutura, segurança, turismo, comércio, moradia, gastronomia e acolhimento a pessoas em situação de rua. O principal objetivo é convidar a população a aproveitar o Centro da cidade de forma segura, ocupando o espaço urbano para diferentes atividades.

Domingo no Centro

A população curitibana já vem aproveitando uma das principais novidades desse movimento: o Domingo no Centro. O projeto é um dos destaques das comemorações dos 332 anos de Curitiba. Desde o dia 09 de março, a Rua Emiliano Perneta é fechada nas partes da manhã e início da tarde para apresentar intensa programação. A via foi reformada recentemente e está próxima da Praça Zacarias. Ali, se concentram diversas atrações quando a rua é fechada, do começo da praça até a Rua Visconde de Nácar. O trecho de quatro quadras fechadas para os carros serviu de palco para muitas atividades.

Tendas com brincadeiras para as crianças contaram com desenhos e pintura. Barracas de lojas ofereceram itens de artesanato e lembranças. Um palco na Praça Zacarias recebeu shows de artistas locais. Food trucks com sanduíches, cafés e caldo de cana, entre outros, levaram gastronomia ao evento. A presença da Família Folhas completou as atrações com a conscientização ambiental.

Ônibus

O Domingo no Centro coincide com outra ação da Prefeitura: a passagem de ônibus a R$ 3 aos domingos. O valor com 50% de desconto da tarifa normal busca favorecer a circulação da população em um dia de lazer. Assim, favorece o comércio e o turismo, não apenas dos curitibanos, como também de turistas.

Redesenvolvimento

A ocupação do Centro pelos curitibanos com atividades culturais gratuitas é uma das frentes de ação do plano de redesenvolvimento. A renovação do Centro Histórico faz parte do projeto. Isso inclui o aproveitamento de espaços públicos como o Largo da Ordem. A mobilidade urbana entra no plano com ações como requalificação de ruas e calçadas e a criação de ciclovias.

Operações de segurança, como a Operação Integrada Centro Seguro, envolvem a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil. A ampliação de mais câmeras para o monitoramento inteligente e a modernização da iluminação pública também estão no projeto. O conjunto de ações tem como objetivo trazer uma vida nova ao Centro da cidade, aumentando a segurança e favorecendo a realização de mais atividades de turismo, lazer e entretenimento, estimulando ainda o comércio local.

Por Brunow Camman
24/03/2025 10h00

Artigos Relacionados

Curitiba 332 anos: relembre a passagem do Papa João Paulo II na cidade

Linha Turismo terá passagem a R$ 6 para moradores de Curitiba