Curitiba considerada uma das melhores cidades para empreendedores

foto: Divulgação

A procura por alternativas de trabalho, principalmente através dos meios digitais, é uma constante no Brasil. Ainda assim, algumas cidades são consideradas melhores para empreender e Curitiba se encontra no top 3. Saiba mais.

O crescimento do empreendedorismo no Brasil é uma realidade à qual vimos assistindo cada vez mais, o que se explica, entre outras coisas, pelo acesso melhorado aos meios digitais (principalmente através do celular) e à inovação crescente dos mercados digitais.

Se algumas pessoas buscam melhorar suas finanças através dos jogos de azar, se dedicando à atividade nos melhores websites e procurando as melhores dicas e estratégias n’ O Guia Essencial para dominar o GG Poker, outras decidem confiar menos na sorte astral e se dedicam a profissões inovadoras, utilizando os meios digitais para essa finalidade.

Empreendendo nos mais diversos setores, os brasileiros estão, assim, segundo várias pesquisas e dados, empreendendo cada vez mais.

Um estudo da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) com a Endeavor concluiu que Curitiba é, atualmente, a terceira melhor cidade para empreender no país.

Saiba mais sobre o que torna Curitiba uma cidade devotada ao empreendedorismo.

A pesquisa da ENAP com a Endeavor

Um estudo realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) com a Endeavor concluiu que a capital paranaense é uma das melhores cidades no que respeita ao empreendedorismo.

A cidade, que se encontrava em 4º lugar em 2017 tinha baixado para o 11º lugar em 2021 e retorna agora ao top 5.

Em análise estava seu mercado, seu ambiente regulatório, as infraestruturas, e ainda o capital humano, inovador e cultural.

Ajudando a essa subida para o 3º lugar esteve a aposta na inovação e o Vale do Pinhão, aspetos que ajudaram a acelerar a economia local.

Aspetos práticos do empreendedorismo em Curitiba

Além do posicionamento no ranking, em Curitiba é possível analisar mudanças efetivas que contribuíram para que a cidade se tornasse um importante centro para o empreendedorismo.

Vários programas municipais de capacitação tiveram lugar (como Empreendedora Curitiba ou Bom Negócio) assim como todo um processo de facilitação na obtenção de alvarás online com rapidez.

Na cidade houve ainda um aumento da já existente rede de Espaços Empreendedor de Curitiba, sendo que a cidade alberga ainda o primeiro Fab Lab público do Brasil.

A par com todas as medidas diretas tomadas pelo município no sentido de o tornar mais apelativo para a criação de novos negócios e o investimento, a tecnologia e sua evolução fazem também parte do que incentiva os habitantes locais a investirem mais em projetos inovadores e criativos, já que os meios eletrônico e digitais se coadunam cada vez mais com o espírito empreendedor.

Lojas online são tendência entre empreendedores

Para quem escolhe o empreendedorismo online, a forma mais comum de empreender é com recurso às lojas virtuais.

No Brasil todos os dias surgem novos espaços de e-commerce, sendo que esse crescimento vem sendo acompanhado por vários estudos anuais, incluindo os da Paypal com a BigData Corp.

Por Curitiba Cult
22/11/2022 12h52