Curitiba celebra os 15 anos de projeto literário com programação gratuita

Projeto Curitiba Lê. Foto: Valdecir Galor/SECOM.
Valdecir Galor/SECOM

Em comemoração aos 15 anos do projeto Curitiba Lê, a cidade recebe uma programação especial voltada para a literatura. Entre os dias 16 e 30 de abril, as Casas da Leitura da cidade e o Bondinho da Leitura promovem eventos gratuitos  para crianças, jovens e adultos.

A iniciativa foi criada em 2010, em uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba, com o objetivo de incentivar e valorizar a leitura entre a população. Em cada regional da capital paranaense, há ao menos uma Casa da Leitura disponível para a comunidade.

Conquistas

Ao longo desses 15 anos, o programa recebeu reconhecimento pela Cátedra Unesco de Leitura, investiu na capacitação de mediadores e na criação de vínculos com a comunidade. Entre as ações que marcam a nova fase do programa estão o Curitiba Lê Digital, dentro do aplicativo Curitiba App, que oferece livros gratuitos para download. E o Festival da Palavra, que conecta autores e leitores de todo o Brasil em uma grande programação literária.

Programação

Nesta quarta-feira (16/04), o Bondinho da Leitura recebe a exposição “Curitiba Lê”, a partir das 8h30, que reúne obras de autores locais. Já a Casa da Leitura Walmor Marcellino, no Sítio Cercado, promove duas sessões de caça ao tesouro, às 10h e às 15h. 

No Cajuru, a Casa da Leitura Hilda Hilst realiza sessões de contação de histórias, às 10h e às 15h, com contos que mesclam o livro e o leitor. E a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, primeira do programa, homenageia seu patrono com uma exposição das obras de seu acervo pessoal, doado à unidade após seu falecimento.

Além das ações interativas com o público, as comemorações do Curitiba Lê também incluem a distribuição de presentes literários. Os textos, de pessoas que ajudaram a construir o programa, serão entregues na Casa da Leitura Miguel de Cervantes, localizada na Praça da Espanha.

Durante o mês

Nos dias 22 (terça), 25 (sexta) e 30 de abril (quarta), também haverá atividades como rodas de leitura, exposições temáticas e contações de histórias. Além disso, também fazem parte da programação a exibição de curtas-metragens, oficinas e bate-papos. O evento faz homenagem à diversos escritores curitibanos, bem como relembram a trajetória de cada Casa da Leitura. É possível conferir a programação completa aqui.

Serviço – Aniversário do projeto Curitiba Lê

Quando: de 16 a 30 de abril de 2025

Onde: Nas Casas da Leitura e Bondinho da Leitura de Curitiba

Horário: a partir das 8h30, variando de acordo com o funcionamento de cada unidade

Quanto: evento gratuito.

Por Yasmin Luz
16/04/2025 15h20

Artigos Relacionados

Exposições de arte para visitar em Curitiba em abril

Passeios temáticos trilham a cultura e história de Curitiba em novos formatos