Este é um filme dirigido por Pedro Morelli, e, de antemão, é apenas isso o que você precisa saber. Acredite, você não pode prever nada deste filme. Inclusive, a primeira informação será desmentida logo mais.
Edward (Gael García Bernal) é um famoso diretor de cinema que está produzindo o seu terceiro longa, e que, ao querer mudar seu estilo cinematográfico, é confrontado por sua produtora. Dividido entre aceitar as modificações impostas pela produtora ou perder o orçamento de sua produção, Eddie ainda tem que lidar com uma inusitada situação que impede o seu poder de persuasão e afeta sua autoestima. Talvez seja importante ressaltar: Edward é uma animação.
Não querendo mudar de estilo, mas querendo mudar de profissão, em outro contexto, temos Michelle (Mariana Ximenes): uma brasileira que vive no exterior e trabalha como modelo. Ao enfrentar o desejo de escrever um livro, e não receber apoio de seu companheiro, ela busca no Brasil o seu renascer e inspiração para sua novela. Sua trajetória fugirá de seu controle quando descobrir o quanto sua vida influencia e é influenciada por outras pessoas, que sequer conhece, – e como isso pode ser libertador para a personagem.
Emma também procura se libertar, mas de um erro recém cometido. Em busca de um corpo perfeito, assim como os que ela fabrica manualmente em uma loja de bonecas, a personagem se submete a uma cirurgia plástica que altera sua rotina. Desesperada para ter sua vida de volta, com a ajuda de Bob, Emma enfrenta seus limites éticos e legais para recuperar o que perdeu, e entregar aos outros o que havia tirado.
Esses três personagens, com suas tramas individuais, configuram três curta-metragens dentro de um só longa, que justifica com responsabilidade a razão destes serem apresentados intercalados. Cada um com sua linguagem cinematográfica, o trio tenta desconstruir temas atuais, como a imposição descontrolada da ditadura da beleza afetando o corpo, a superficialidade imagética, mercado em contraposição a arte, os padrões relacionados à autoestima/autoconfiança e até mesmo o abuso que este poder e esta imposição manifestam nos relacionamentos. Tão presente é o assunto, que JoutJout e Caio (seu namorado) gravaram um vídeo sobre o filme, confira aqui.
A metalinguagem aqui presente talvez seja um dos pontos fortes da narrativa. Apesar de apresentar um roteiro bem estruturado e diálogos precisos, são nas cenas em que o filme debocha de padrões e os abraçam segundos depois que encontramos uma poesia crítica em sua narrativa, que desde o início está muito bem articulada com a montagem.
As sequências de Edward apresentam fortes indagações ao público sobre a relação entre o mercado e a arte, levantando questões sobre o papel do diretor e sua liberdade, além de quebrar – de maneira positiva – a estética do longa. E o ponto alto de sua jornada é descobrirmos que, na verdade, este personagem assume o papel de Pedro Morelli. Mas isso só poderá ser entendido, é claro, por quem ver o filme.
O longa é uma experimentação de estilo, que funciona e impressiona, e chega aos cinemas no dia 31/03.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.