É difícil pensar como seriam os filmes de super-heróis hoje se Bryan Singer não tivesse assumido a saga dos mutantes antes da virada do milênio. Anteriormente, poucos quadrinhos tinham sido adaptados para o cinema – os maiores destaques foram o Batman, de Tim Burton; e o Superman, de Richard Donner, mas nada parecido com X-Men.
Singer ressuscitou os filhos do átomo, quando, com um orçamento de US$ 75 milhões, arrecadou $54.471.475 nos Estados Unidos em sua semana de abertura. A segregação entre o homo sapiens e o homo superior (mutantes), que ganhou destaque quando Chris Claremont assumiu o roteiro dos quadrinhos nos anos 80, gera a dramaticidade da trilogia original: X-Men, X2 e X-Men 3: O Confronto Final. O terceiro, que infelizmente não foi dirigido por Singer, recebeu os cuidados de Brett Ratner e é considerado o pior da saga, tanto pela condução trágica de alguns personagens, quanto pela adaptação pífia de uma das mais grandiosas histórias dos mutantes: A Saga da Fênix Negra.
Impossibilitados de dar sequência ao erro de Ratner, Matthew Vaughn foi convidado para mostrar quem era Charles Xavier (Professor X) e Erik Lehnsherr (Magneto) na década de 60, em X-Men: Primeira Classe. O filme fez tanto sucesso que deu origem a uma nova saga dos mutantes, que em 2014 trouxe Bryan Singer de volta à direção – novamente com uma história de Claremont: Dias de Um Futuro Esquecido.
E foi aí que paramos. Singer teve a chance de recomeçar todas as histórias que já foram utilizadas e corrigir a confusa cronologia cinematográfica dos filhos do átomo. Não que ele tenha extraído, talvez por respeito a Ratner, o melhor dessa oportunidade, mas Apocalipse vem para acabar com o estigma de que o terceiro filme da franquia X-Men – seja ela a original ou a nova – tende ao fracasso.
Em minha crítica de Batman vs Superman, argumentei que Zack Snyder teve que tomar uma decisão ao assumir a direção do longa: agradar a crítica cinematográfica ou os fãs de quadrinhos. Ficou clara a decisão do diretor em privilegiar referências que apenas leitores das HQs entenderiam, e por esse motivo o longa foi alvo de severas críticas. O mesmo acontece com X-Men: Apocalipse: sem pestanejar, Bryan Singer dedica as duas horas e meia da narrativa para satisfazer seu público alvo: os amantes das históricas clássicas dos X-Men.
Logo no início, conhecemos nosso protagonista: Apocalipse. Considerado o primeiro mutante da história da humanidade, sua existência primitiva põe em xeque a premissa de que o gene mutante só se desenvolveu no século XIX, e ainda na primeira sequência do longa descobrimos as razões pelas quais o mutante original se mantém imortal. Sequência com alto grau de violência – maior até que o da batalha final.
De milhares de anos atrás para a década de 80, a abertura do filme traz uma linha do tempo que cumpre a função de deslocar sua narrativa pelos acontecimentos históricos que nossa humanidade enfrentou – que terão importância significativa na motivação de Apocalipse em se tornar um vilão. Motivação que parece convergir com a de Magneto, que também foi muito bem aprofundada por Singer e que justifica ações futuras do personagem (presentes na trilogia original da franquia) – em certos momentos é possível até mesmo se afeiçoar ao vilão.
A aparição de Wolverine, que não é surpresa para ninguém, visto que suas garras têm destaque no último trailer do longa, é um dos pontos altos do roteiro. Retratado ainda como um animal, temos contato com o personagem pós-implantação de sua armadura de adamantium, trazendo às telas uma das mais importantes histórias do mutante: a Arma X. Inclusive, A Saga da Fênix Negra começa a ser redimida, mas dizer mais do que isso seria spoiler.
Jennifer Lawrence, que ainda não apresentou um desempenho tão bom quanto sua antecessora (Rebecca Romijn), recebe uma importância que Mística nunca teve nos quadrinhos. Vista aqui como uma heroína por seus atos em Dias de Um Futuro Esquecido, a própria personagem não aceita o título e tão pouco convence o público.
Os efeitos especiais são executados com responsabilidade, mas, infelizmente, a insistência dos estúdios em apresentarem seus filmes em 3D causa uma distração desnecessária no que poderia ser melhor apreciado: a fotografia, direção de arte e mise-en-scène. Outra falha do estúdio foi interferir no visual de Apocalipse, deixando a caracterização do personagem mais humana e menos parecida com a dos quadrinhos (confira o visual original aqui).
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro