
Depois de três longos anos de espera, enfim a continuação de Vingadores estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (23). A Era de Ultron apresenta todos os heróis reunidos novamente, desta vez para enfrentar um robô que pretende acabar com a raça humana.
A grande produção da Marvel para 2015 e provavelmente um dos filmes mais esperados do ano, já nasce um sucesso e isso não é necessariamente bom. Todos já sabem que Vingadores 2 conseguirá uma bilheteria absurda, podendo até superar o primeiro sem muita dificuldade (Vingadores conseguiu 1 bilhão e meio de dólares em 2012). É o tipo de filme que pode ser feito sem nenhum peso nas costas, ou seja, já não existe mais uma pressão para que tudo saia perfeitamente e deste modo alguns caminhos diferentes podem aparecer.
O diretor continua sendo Joss Whedon, que abandona a franquia nos dois próximos filmes e passa o cargo para os irmãos Russo . Whedon, também roteirista do longa, se mostra excelente em vários momentos e pouco falho. A melhor idealização é a humanização posta em todos os heróis, todo aquele lado de heroísmo é deixado um pouco de lado para dar foco aos problemas individuais. Seja por meio de alucinações ou até mesmo com um destacado Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), vemos uma face muito mais pessoal de todos. O que dá um tom mais sério em grandes partes do longa, um ponto positivo pela falta de pressão na produção que já não precisa mais manter super-heróis sendo super-heróis durante todo o filme.
Outro grande acerto é que com folga é possível investir em mais participações. Assim existem diversas aparições e todas bem controladas, sendo eles antigos, novos ou alternativos. Além do grupo central dos Vingadores, vários outros heróis e personagens aparecem com destaque. É o caso de Máquina de Combate (Don Cheadle), Falcão (Anthony Mackie), Maria Hill (Cobie Smulders) e Nick Fury (Samuel L. Jackson).
É nas novidades que o filme consegue ganhar mais força ainda. Os irmãos Maximoff são uma excelente aquisição no longa, Pietro (Aaron Johnson) e Wanda (Elizabeth Olsen) têm papéis essenciais na trama. Mercúrio é um supervelocista e Feiticeira Escarlate é uma bruxa com poderes telecinéticos. Ele é interessante exatamente pela velocidade e os efeitos durante a batalha. Já ela ganha uma abrangência muito maior pelo poder de controlar mentes, gerando conflitos internos nos heróis e liberando um Hulk destrutivo (que só é parado pela armadura Hulkbuster do Homem de Ferro). A atuação dos dois é ótima, o sotaque imposto na voz junto do ar mais sério dela com o descontraído dele criam uma boa dinâmica.
Ultron (voz e captação de movimentos de James Spader) é o vilão do filme, mas peca ao não cumprir com exatidão o papel. Todo o processo de criação dele e os momentos “virtuais” com o Jarvis são excelentes, além do modo em que ele vai evoluindo e criando todo um pensamento megalomaníaco. Só que todo o ideal dele é muito batido, reconstruir a terra e em nenhum momento tal propósito chega a criar algum medo real. A forma robótica e os soldados robôs são muito bem utilizados, as batalhas são fenomenais. Porém, Ultron parece mais um falastrão do que um real vilão. Tem tiradas cômicas, cantarola “Pinóquio” e na hora de ser cruel não avança. É muito mais a Aparição de Ultron, do que uma Era do próprio.
Já Visão (Paul Bettany) é genial. Uma perfeita cópia dos quadrinhos e que mesmo aparecendo no decorrer final, se torna um dos destaques. Todas as conversas dele com Ultron, revigorando um velho debate sobre a criação de uma inteligência artificial, e toda a participação heroica do androide são incríveis.
O grupo principal se mostra muito mais unido e performático nas batalhas, até curtem uma festa juntos. Tal amizade entre eles é algo bem legal de se ver, relação que começou a ser moldada no primeiro filme. Vingadores 2 é um perfeito balanceamento para o primeiro filme, enquanto em 2012 o grupo era formado e toda uma necessidade de impacto se formou. Aqui temos uma construção do caráter de cada um, longas cenas com diálogos pessoais e cenas mais longas ainda de batalha. Luta, explosão e briga é o que não falta. Outro ponto que se mostra presente e muito bem utilizado sem parecer bobo é o humor, muitas cenas cômicas e pontualmente colocadas. O excelente trabalho de CGI para criar tamanhas destruições, inúmeros robôs e batalhas gigantescas nos trazem efeitos especiais incríveis.
Sobre o Universo Cinematográfico Marvel e relação com as HQs:
Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) são os responsáveis indiretos pela criação de Ultron, que na verdade não deveria passar de um sistema de segurança robótica mundial. Nos quadrinhos, o vilão é criado pelo Homem-Formiga. Como o herói só vai entrar no Universo Marvel em julho, uma ótima saída foi encontrada pelo estúdio para o momento e mantendo da mesma forma todo o encaminhamento do personagem.
Wanda e Pietro Maximoff são mutantes e filhos do Magneto. Porém no cinema as coisas mudam um pouco. O direito da palavra mutante e toda a origem do Magneto pertencem à FOX, a Marvel/Disney conseguiu uma brecha para utilizar os dois mudando a história. Assim os irmãos são chamados de Aprimorados, uma palavra um tanto esquisita e que faz parecer que eles ganharam os poderes em experimentos. A Feiticeira é casada com Visão nos quadrinhos, o filme já mostra um pouco da química entre os dois em alguns momentos.
Wakanda e Ulysses Klaw (Andy Serkis) aparecem, o local é a terra do Pantera Negra e o traficante é o principal inimigo do herói africano: o Garra Sônica. O filme solo do Pantera está marcado para novembro de 2017 na fase três da Marvel nos cinemas, mas o próprio já vai aparecer em Capitão América: Guerra Civil em maio de 2016.
Todo o processo de mostrar a vida pessoal do Gavião Arqueiro e os conflitos de interesse entre o Capitão e Homem de Ferro já servem como base para o filme da Guerra Civil, que ainda contará com a participação do Homem Aranha.
O desfecho do filme deixa encaminhado várias situações: Thor voltando para Asgard para resolver vários problemas causados por Loki, trama do filme Thor: Ragnarok de julho de 2017. O caminho de Hulk leva para duas suposições: participação no novo Guardiões da Galáxia (maio/2017) ou um filme solo muito aguardado pelos fãs e que pode muito bem ser Planeta Hulk.
Durante o filme vemos várias referências das Jóias do Infinito, que enfim foram reveladas. Elas foram aparecendo ao decorrer de todos os filmes da Marvel e serão de extrema importância na conclusão final em Guerra Infinita (2018 e 2019). Porém apenas quatro apareceram até então, a última pode surgir ou no segundo filme de Guardiões com Adam Warlock ou no Doutor Estranho (novembro/2016). Thanos já possui a Manopla do Infinito e a conquista das jóias deve ser explorada nos próximos filmes.
Ponto forte
É filme dos Vingadores, pra agradar todo mundo e aumentar as expectativas da continuidade deste extenso Universo.
Ponto fraco
Ter que esperar mais três anos pelo próximo filme dos Vingadores.
Nota: 10

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.