
Era 2010 e Patrick Jean lançava na internet um curta de três minutos mostrando a Terra sendo invadida por personagens de vídeo-game dos anos 80, os famosos 8-bit. O nome do vídeo que viralizou na época era Pixels, titulo que se manteve para a adaptação cinematográfica lançada agora em 2015. A trama é bem dizer a mesma, porém contando com nomes renomados na produção como: Chris Colombus na direção e um elenco com Adam Sandler, Michelle Monaghan, Kevin James, Josh Gad e Peter Dinklage.
Chris Colombus é altamente renomado em Hollywood, participando ativamente de variados clássicos e blockbusters. Nas antigas roteirizou ‘Os Goonies’ e ‘Gremlins’, além de dirigir ‘Esqueceram de Mim’ e ‘Uma Babá Quase Perfeita’. Mais recentemente foi o diretor por trás dos dois primeiros filmes da saga ‘Harry Potter’. Ou seja, o cara entende do assunto, mas não pense que aqui veremos mais uma obra-prima da sétima arte. Colombus até aproveita muito bem a qualidade digital para criar boas cenas de ação, apesar de serem poucas, além de uma destruição realista que impressiona. Porém o renome del não acrescenta muita coisa no final de tudo, tampouco a temática e o elenco, quando o que realmente salta aos olhos é o roteiro fraquíssimo.
Sem nenhuma experiência no meio, Tim Herlihy é o roteirista de Pixels. Ele é responsável por escrever algumas comédias do ator Adam Sandler ao longo dos anos e comprova aqui que deveria continuar no gênero. A falta de pegada na hora da ação, de criar uma boa base para as sequências e até mesmo ao criar uma razão para a invasão são apenas alguns dos problemas. Parece que tudo está em falta, nada é bem aprofundado e muito menos dado a importância necessária. A passagem inicial dos anos 80 com a competição de gamers para o presente é bem feita, cria uma conexão com os personagens e vem junto do grande momento nostálgico do filme. A direção de Colombus ajuda na ação e os atores conseguem encaminhar o filme, porém as falhas no enredo são fatais. É difícil dar risada com as piadas bobas, se animar com os rápidos desfechos e muito menos se empolgar com os personagens clássicos.
A presença de Adam Sandler é contestável pela razão de não parecer nenhum pouco ‘nerd’ e por dar amostras de que está fora de forma na comédia. Os últimos trabalhos do ator são bem suspeitos e a atuação em Pixels mostra um Sandler sonolento e com péssimo timing cômico. Michelle Monaghan é outra que pouco se mostra presente em todos os sentidos, fora que o casal dela com Sandler é muito forçado. Os melhores pilares em geral vêm pela ‘idiotice’ de Josh Gad, o lado ‘bad-boy’ de Dinklage e da falta de noção de James. É suficiente para ocupar os espaços, só que os grandes protagonistas do longa são os ‘joguinhos’ em tamanho real, e esses são aqueles que acabam decepcionando pela pouca profundidade.
Ponto forte
É uma visão diferenciada dos jogos que já estamos acostumados, pois ninguém imagina um Pac-Man no meio de Nova York ou uma Centopéia nos céus de Londres. E é bem interessante a interação deles com os humanos, assim como os efeitos de ponta que garantem uma aventura bem real (a transformação dos objetos em quadrados de pixel é incrível).
Ponto fraco
Tudo é mostrado com muito descaso. Não conseguimos ter uma boa noção do que está acontecendo ali, já que o envio da cápsula do tempo não justifica muita coisa. Certamente que Pixels não é um filme sério, passa longe disso, porém é difícil entender a razão de não darem mais espaço aos vídeo-games e ao tom nostálgico que todos esperavam, acabou mais como um entretenimento descompromissado e escasso do que uma miscelânea de guerra/anos 80/ação e comédia.
Nota: 5,0

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.