Chegando aos cinemas brasileiros nesta quinta (11), o terror Ouija: O Jogo dos Espíritos segue a velha fórmula de pouca inovação no gênero. Com quase dois meses de atraso na estreia comparado aos Estados Unidos, lugar onde o filme lucrou alto nas bilheterias, Ouija surge no Brasil para ocupar a lacuna deixada por Annabelle.
Dirigido por Stiles White, que conta no currículo com bons filmes de terror como Possessão e O Pesadelo, além do interessante suspense Presságio. O elenco é jovem e quem leva destaque é a inglesa Olivia Cooke, conhecida pelo papel na série de TV “Bates Motel” e principalmente por sua atuação no terror recente “A Marca do Medo”.
O filme conta a história de cinco jovens que por meio do tabuleiro Ouija desejam obter respostas sobre a morte de uma amiga e acabam por libertar forças sobrenaturais. Pra quem não sabe, Ouija é um tabuleiro conhecido por conseguir gerar interações entre humanos e espíritos por meio de palavras e letras. Aqui ele serve como condutor principal de toda trama.
Mas nada disto é suficiente, o que vemos em cena são situações pra lá de cansativas e óbvias. As atuações não têm nada de convincente, não passando medo em nenhuma situação. O suspense simplesmente não existe, já que as cenas são rápidas e mal explicadas. A trama principal é interessante (utilizar o jogo para se comunicar com um amigo morto), porém mal encaminhada.
Desde o grande alvoroço causado por Atividade Paranormal, alguns anos atrás, o número de filmes de terror vem crescendo absurdamente e se tornando algo bem lucrativo, principalmente pelo baixo custo de produção. O grande problema é que tamanho excesso de produções veio acompanhado de uma falta de qualidade absurda, onde todos apostam no básico e esquecem que o gênero precisa de inovações.
Ouija é mais um exemplo desta fraca safra que marcou 2014. Com poucas cenas de suspense, sustos mal colocados e mortes sem explicação. Trama encurtada e buscando caminhos óbvios, finalização fraca e aquela velha deixa para uma continuação desnecessária. Mais triste ainda é que as melhores cenas, se podem ser chamadas de melhores, aparecem no trailer.
Ponto forte
Ouija. Um objeto sempre presente nos filmes que envolvem espíritos e sobrenatural, mas que ainda não havia ganhado um destaque em grande escala. Uma pena ter sido mal utilizado. Pelo menos serve para aumentar sua “fama”.
Ponto fraco
É mais do mesmo. Quem gosta de ver filmes de terror, amantes do gênero e até mesmo os que assistem para levar alguns sustos vão sair da sala com a sensação de que tudo aquilo já foi visto e provavelmente de forma melhor executada.
Nota: 3,5
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.