Enfim estreia nesta quinta-feira (6) o novo filme de ficção científica dos irmãos Wachowski intitulado O Destino de Júpiter. O filme, que conta com Mila Kunis e Channing Tatum nos papéis principais, era uma das apostas do ano de 2014, quando deveria ter sido lançado no mês de junho. Porém uma falha na colocação de efeitos especiais e a falta de divulgação necessária fizeram a produção atrasar quase oito meses.
A história é sobre Júpiter (Kunis), uma moça de vida simples, que um dia descobre fazer parte de uma linhagem que comanda o planeta Terra. Com a vida em perigo, um militar espacial chamado Caine (Tatum) é responsável por salva-lá e levá-la ao seu devido lugar. No decorrer da trama somos apresentados ao companheiro de Caine, Stinger (Sean Bean), e aos concorrentes do trono de Júpiter, os três irmãos Abrasax (Eddie Redmayne, Douglas Booth e Tuppence Middleton).
Na direção e roteiro estão os irmãos Lana e Andy Wachowski, os mesmos que trouxeram ao mundo a trilogia Matrix. Além de “Speed Racer” e por último o “A Viagem”. O gosto deles pela ficção científica extrema é bem claro e apesar de grande parte destas obras serem de qualidade no mínimo duvidosa, eles permanecem como referencia no gênero e com fãs pelo mundo inteiro. Aqui são dois pontos bem opostos entre direção e o de roteiristas, que simplesmente não se encaixam. Enquanto o filme capricha nos visuais, nos efeitos gráficos, nas criaturas espaciais, naves e galáxia, nas cenas de ação e afins. A história que encaminha todas as sequências é muito ruim e mal elaborada, parece faltar tudo para se tornar algo decente.
Já as atuações não trazem nenhum acréscimo, simplesmente apostando no carisma dos protagonistas com o público para conquistar. Mila Kunis é a típica mocinha carismática que cai como uma luva em papéis assim e se falta jeito nas horas de ação, sobra nas partes descontraídas. Channing Tatum está em uma fase da carreira bem polivalente, os últimos três trabalhos do ator foram de gêneros bem opostos: comédia, drama e agora ação. O mais engraçado é ver que ele atua da mesma forma em todos e apenas se adapta ao meio. O único que esboça uma interpretação digna é o Eddie Redmayne, indicado ao Oscar de melhor ator por Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo”, ele mantém o modo bem caricato de entrar no personagem e aqui se mostra um vilão razoável.
Ponto Forte
A boa utilização dos efeitos especiais. As batalhas tanto aqui na Terra quanto no espaço são muito bem produzidas, todas as armas e aparatos futurísticos também merecem destaque. As cidades espaciais têm um toque refinado que parecem até reais com palácios, rios e montanhas. Constelações, planetas e as naves recebem uma pitada digna de Star Wars. Tem tudo para agradar os amantes de ficção pela tamanha qualidade, afinal era de se esperar de um filme orçado na casa dos 200 milhões de dólares.
Ponto fraco
O grande problema de O Destino de Júpiter é a história clichê e pouco aprofundada. É a típica situação de conto de fadas transformada para uma ação futurística, onde a mocinha se apaixona pelo príncipe e fazem de tudo para ficar juntos. O enredo até tem umas sacadas geniais como o fator de apagar a memória dos humanos e reconstruir cidades destruídas após batalhas, tudo para não desconfiarem de nada. Além do modo utilizado pelos “alienígenas” durarem para sempre e a visão dos mesmos para com o restante do universo. Mas acaba deslizando em cenas mal desenvolvidas que não criam a tensão necessária e tampouco definem tamanha quantidade de informações novas.
Nota: 5,5
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.