Mais um filme baseado em fatos reais estreia nesta quinta (29), trata-se de Grandes Olhos. A produção é a mais recente do famoso diretor Tim Burton e conta com Amy Adams e Christoph Waltz nos papéis principais de Margaret Keane e Walter Keane, respectivamente. O casal ficou conhecido nos anos 50 pelas pinturas de crianças com olhos grandes que eram feitas por Margaret, porém vendidas como se fossem de seu marido Walter.
E o filme é exatamente isto e só. Não existe um aprofundamento na vida de nenhum dos dois protagonistas da história, toda a trama se resume simplesmente a mostrar que Margaret era quem pintava às escondidas e Walter ganhava a fama por mentir a todos que ele era o pintor. São 100 minutos de filme que se contam na sinopse.
Tim Burton vem de trabalhos com qualidade no mínimo suspeitas: “Frankenweenie”, uma animação meio sombria, “Sombras da Noite”, uma tentativa de comédia familiar e participação no “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros”, algo no estilo ação/trash. Nenhum rendeu ou agradou como esperado para um diretor reconhecido por filmes fantasiosos, líricos e artísticos. Agora ele investe em algo simples, fora da zona de conforto e também longe de ser uma aposta, que acaba por ser mais um erro.
O filme em si não é um erro, mas um acúmulo deles. A começar pela falta de objetivos na história, como citado anteriormente. O longa começa e acaba sem apresentar a vida de Margaret e Walter, sem retratar seus passados e motivações, sem se aprofundar nos momentos e reflexões de cada um. É notável a falta de bons diálogos entre os protagonistas, tudo é muito superficial e de pouca importância. Os personagens secundários são descartáveis e a utilização de um narrador para contar fatos explícitos não tem lógica.
O que pode salvar o filme é acompanhado de ressalvas. Tanto Waltz quanto Adams são premiados e excelentes atores e possivelmente retiraram o máximo possível dos personagens. Porém parece ser um filme muito abaixo do que eles podem render. As sequências são tão simples que poderiam ser feitas por qualquer um e possivelmente tal “sobrecarga” de atuação resulta em momentos artificiais.
Ponto forte
A história é interessante, um belo ponto de partida.
Ponto fraco
Parece repetitivo, mas Grandes Olhos até poderia vir a ser um excelente filme se não fosse a pobreza do roteiro, que o torna um simples produto de entretenimento. Por exemplo, se você for até o Wikipédia ler sobre o caso dos Keane, descobre exatamente o que está escrito na sinopse, que passa no trailer e do mesmo modo é o que acontece no filme. É só isso, não existe nada sobre a história do caso além do que todo mundo já sabe esparramado durante todo o filme.
Nota: 5,5
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.