Em meio a polêmicas, o filme “Emilia Pérez” estreia no Brasil em 06 de fevereiro (quinta-feira). A produção do francês Jacques Audiard tem conquistado amplo destaque no cinema mundial, mas apresenta uma potencialidade mal explorada pelo diretor. O filme alcançou 13 indicações no Oscar 2025, sendo a obra de destaque da premiação. O musical morno traz assuntos complexos e tem dividido opiniões com grandes críticas do público.
A advogada Rita, interpretada por Zoë Saldaña, esgotada de sua carreira em um escritório mercenário, é buscada por Manitas Del Monte, maior gangster do México, com uma proposta financeira que a deixaria rica. Ao conversarem, ele expõe sua necessidade pela transição de gênero e viver quem realmente é, e pede o auxílio de Rita para organizar o processo sem ser pego. Apesar das consequências, ele alega não poupar recursos para antecipar o processo e dá carta branca à Rita, em meio a ameaças ocultas. Ela aceita.
Ao viajar para a Tailândia em busca do melhor e mais discreto médico para os procedimentos, o público se depara com a pior música do filme. Com uma letra rasa, a canção banaliza a transição de gênero e a reduz à estética, se perdendo na tentativa cômica, e deveras ofensiva, de retratar o processo. Com o êxito das operações, Manitas, agora como Emilia, orienta que Rita leva sua esposa (Selena Gomez) e seus filhos para a Suíça após forjar sua morte.
Anos mais tarde, Emilia novamente procura a advogada, agora bem-sucedida, para trazer sua família para perto, sem revelar sua identidade, além de ajudá-la a reparar minimamente os danos causados em seu passado. Sensibilizada pela crise de consciência de Emilia, Rita concorda em retomar seus negócios e ser seu braço direito, além de auxiliá-la no seu novo projeto social, que busca encontrar os desaparecidos que sua própria gangue matou.
Em vias gerais, a atuação do elenco deixa a desejar em boa parte do longa. A escolha por não selecionar atores e atrizes nativos altera todo o desenrolar da trama, em que os diálogos mal desenvolvidos deixam explícito a não fluência em espanhol do elenco. Mesmo com núcleos pequenos para cada personagem, nenhum tem o aprofundamento realmente necessário, deixando diversas pontas soltas nos 130 minutos de filme.
A personagem principal, interpretada pela atriz Karla Sofía Gascón, também é quem interpreta Manitas Del Monte. A caracterização masculina bem feita ganha notoriedade logo no início da trama, e segue com o desenvolvimento de Emilia após a redesignação de gênero. A atriz tem um bom desempenho ao longo do filme, e sua benevolência quase atrai. A atuação rendeu indicação para “Melhor Atriz” no Oscar, e tem colecionado diversos prêmios desde sua estreia.
Já Zoë Saldaña deixa pontos em aberto ao longo do roteiro. Uma advogada cansada que sonha em formar uma família, mas não explora suas possibilidades ao longo do filme. O filme não esclarece o motivo de Rita ter mais tempo de tela que Emilia, a real protagonista, mas deixa claro a cumplicidade entre ambas.
Jessi Del Monte, interpretada por Selena Gomez, é uma incógnita mal resolvida. Não fica claro se a personagem é mexicana ou estrangeira, visto que em determinados momentos do filme ela mostra seu desejo por voltar aos Estado Unidos com sua irmã. É notório sua paixão por Manitas, e um de seus momentos de glória são os 15 segundos de um choro sentido sobre quando descobre a “morte” do marido. Independente de sua história, a entrega é mínima, e não justifica a atuação robótica, com um espanhol iniciante e mal preparado.
A produção não é só criticada pela narrativa ou estética. A equipe por trás do longa tem dado entrevistas em que revela ter músicas escritas em francês e traduzidas para o espanhol, sem cuidado com a língua ou ritmo, chegou a dizer que não tem atores mexicanos em destaque por não terem encontrado artistas de qualidade e o próprio diretor não fala espanhol. Audriard afirma não ter estudado o México nem questões pertinentes como os desaparecidos do país, porque diz já saber tudo o que precisava sobre o assunto. O filme ainda usou inteligência artificial para corrigir erros de canto do elenco, incluindo da atriz principal.
E a falta de tato da equipe é visível. O espanhol pronunciado é pouco fluido, as falas parecem artificiais por descuido, e não uma opção estética. A construção de frases é pobre e a entrega do elenco é baixa. Até mesmo Karla Sofía Gascón que é espanhola mostra dificuldade em encontrar o sotaque correto. As cenas se tornam estereotipadas, assim como a visão superficial do diretor sobre um país que desconhece.
E isso não é apenas escolha estética. Os cenários meramente coloridos não conseguem dialogar com a narrativa e parecem simplórios, escolhidos a esmo. As cenas e enquadramentos são óbvias e sem apuro, enquanto as cenas musicais tentam passar uma ideia de originalidade quando, na verdade, são apenas preguiçosas. O filme não tem coragem de se declarar “kitsch”, e quando tenta se levar a sério, também falha, por essa visão pouco aprofundada de Audiard. Assim, cai num limbo de identidade mal construída. Também não se sustenta como musical, pelas construções apressadas de músicas, letras repetitivas e ritmos que não empolgam nem emocionam.
Após a afirmação de que o uso do Chat GPT foi utilizado no desenvolvimento das letras, que foram escritas em francês e traduzidas para o espanhol sem cuidados com contexto ou gírias, entende-se que, em meio ao caos da produção, a realização do trabalho não se torna fácil. Nem a inteligência artificial foi suficiente para salvar os atos musicais de “Emilia Pérez”.
Apesar do elenco contar com atrizes com sólidas carreiras, a má interpretação das canções geradas por Chat GPT não convence a plateia. O uso de softwares para aprimorar a voz dos artistas também se torna ineficaz com a falta de técnica vocal, ressaltando a crítica negativa que vem recebendo.
A indicação de “El Mal” a “Melhor Música Original” também impressiona. A música, que supostamente denuncia e critica os atos corruptos de personagens em um evento beneficente, é totalmente dispensável no filme. Além de não se integrar de forma coesa ao roteiro, não apresenta uma resolução para as acusações que levanta, o tema é esquecido e fica como mais um de vários furos de roteiro.
Já a canção “Para” é ponto positivo para o longa, um dos poucos pontos altos do filme. A cena transmite a sensibilidade dos parentes das vítimas desaparecidas, e, junto à fotografia, cria uma atmosfera tocante, que, em meio a tanta irregularidade, se torna efêmero.
As escolhas do diretor são o principal fator para que o filme não tenha um bom desempenho. O resultado esbarra em uma visão eurocentrista acerca da América Latina, mostrando o desconhecimento necessário de Audriard para retratar uma região rica em cultura. O longa tenta trazer pautas relevantes, como a alta quantidade de desaparecimentos no México, causada por gangues de narcotráfico, identidade de gênero e orientação sexual, contudo, o filme entrega uma obra errônea e superficial acerca de tudo o que se propõe.
*Com Brunow Camman.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Em Alegria do Amor, Dulce (Renata Gaspar) é uma jovem quilombola do sertão do Ceará que testemunha o brutal assassinato de seu companheiro, Davi (Márcio de Paula), executado por jagunços a serviços de uma mineradora estrangeira. Ameaçada, ela foge para São Paulo, onde se torna uma voz de resistência, denunciando o crime com apoio de ONGs e advogados. Órfã e criada para seguir em uma missão religiosa, Dulce enfrenta uma reviravolta pessoal quando é procurada por Beatriz, que revela ser sua mãe. Abandonada ainda bebê, Dulce descobre ter tido um irmão gêmeo, hoje Marisa, uma mulher trans e dona de um karaokê que serve como refúgio para a comunidade LGBTQIAP+. Esse novo universo transforma sua visão de mundo, enquanto as irmãs se unem para cobrar resposta de Beatriz sobre seu passado. Juntas, Dulce e Maria decidem retornar ao sertão com duas missões: celebrar a vitória do quilombo e encontrar o pai que nunca soube de sua existência. Em meio a essa jornada, elas enfrentam as dores do passado, os desafios do presente e a busca por justiça e pertencimento.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Um marco na carreira da consagrada cantora de kpop IU. O filme-concerto IU Concert: The Winning mostra cada detalhe da 100ª apresentação ao vivo da compositora em sua primeira turnê mundial. Os fãs podem viver em primeira mão os melhores momentos de uma turnê pioneira na carreira da artista, com ingressos esgotados pelas diferentes cidades onde passou. Iluminando o Estádio da Copa do Mundo de Seul, o filme conta com performances inequecíveis de um repertório de grandes canções, como ‘Love Wins All’, ‘Holssi’, ‘Shopper’, ‘Celebrity’ e ‘Last Fantasy’. Um verdadeiro espetáculo de luzes e apresentações, IU Concert acompanha ainda um show drones no céu noturno e estrelado de Sangam. Ouça os sucessos e se emocione com a notável apresentação de uma das cantoras mais queridas da Coreia do Sul.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, é um multiartista negro que, há 30 anos, saiu de Santo Amaro da Purificação na Bahia e se mudou para Paris. Na capital francesa, o brasileiro é uma estrela dos cabarés da cidade, performando como Arlequim no Cabaré Paraíso Latino. De dia, Robertinho comanda o cortejo afro-brasileiro Lavage de la Madeleine, um ritual de lavagem dos degraus da igreja francesa Madeleine que reúne quase 60 mil pessoas. No documentário Madeleine à Paris, acompanhamos a vida profissional e artística desse brasileiro queer e andrógino, filho de santo do Candomblé. Um olhar para a diáspora afro-brasileira na Europa e o cruzamento entre fronteiras físicas e simólicas, entre o feminino e o masculino, o sagrado e profano.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Na ocasião do aniversário de 40 anos de Dragon Ball, Dragon Ball Daima reúne, numa homenagem, os três primeiro episódios da série. Na trama, após lutarem contra Majin Buu, Goku, Vedeta e os guerreiros Z são transformados em crianças por um feitiço misterioso. Nessa nova forma em miniatura, Goku e seus amigos descobrem que o motivo para essa conspiração pode estar em um novo mundo. Assim, eles partem para o Reino dos Demônios com o intuito de descobrir a verdade e uma forma de restaurarem suas formas adultas. Dragon Ball Daima embarca seus icônicos personagens numa aventura épica contra novos desafios e ameaças, vilões e criaturas únicas.
Datas de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills para uma programa de TV. O reality show acompanha o cotidiano do confinamento desse famosos blogueiros na casa em Los Angeles. Eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Em A Voz que Resta, Paulo (Gustavo Maxhado), um jornalista e escritor frustrado, vive preso em um ciclo de trabalho medíocre, bloqueio criativo e um relacionamento destrutivo com Marina (Roberta Ribas), sua vizinha casada. Marina, garçonete e aspirante a atriz, seduziu Paulo no elevador e desde então o mantém em seu radar, sem nunca deixar o marido que vive no mesmo prédio. Em uma noite de desespero e exaustão, Paulo decide romper com tudo. Prestes a se mudar, bêbado e sozinho no eco do apartamento vazio, ele grava uma fita cassete como despedida. Entre amor, ódio e autodepreciação, Paulo transforma o gravador em confidente, registrando uma confissão visceral para Marina, a musa que o destrói e fascina. Enquanto o gravador e uma câmera digital capturam os bastidores de seu luto amoroso, o público assume o lugar de Marina, testemunhando a exposição crua de um homem tentando enterrar seu passado e encontrar algum alívio em meio à dor que ele próprio perpetua. Uma narrativa de adeus, desejo e autoanálise que expõe, acima de tudo, o ódio de Paulo por si mesmo.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Os Sapos, adaptação da peça homônima de Renata Mizrahi, é um filme que aborda a trama de Paula, uma mulher de 38 anos, aceita um convite para passar um fim de semana em uma casa de campo isolada. No local, ela se depara com dois casais em crises intensas de relacionamento: Luciana e Marcelo, que estão juntos há oito anos, mas nunca oficializaram o seu compromisso, e Cláudio e Fabiana, cuja aparente felicidade esconde uma relação tóxica e abusiva. Amiga da adolescência de Marcelo, Paula logo percebe que entrou em um verdadeiro campo minado. Sua presença inesperada serve como catalisador para desenterrar conflitos e tensões há muito reprimidos entre os casais. Ainda assim, ela decide aproveitar o fim de semana, navegando com humor e ironia pelas dinâmicas disfuncionais ao seu redor.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Em Blindado, um experiente guarda de segurança blindado, James Broody (Jason Patric), e seu filho adolescente, Casey Broody (Josh Wiggins), realizam uma rotina aparentemente comum: transportar valiosos carregamentos entre bancos. No entanto, essa missão se transforma em um pesadelo quando uma gangue de assaltantes implacáveis, liderada pelo astuto Rook (Sylvester Stallone), quer de todas as formas a fortuna que eles transportam. Após uma perseguição frenética e violenta pelas ruas da cidade, James e Casey se veem encurralados em uma ponte. Com o caminhão à beira do abismo, a dupla percebe a imensa quantia em dinheiro que está sob sua guarda. A partir desse momento, a luta pela sobrevivência se intensifica. Enquanto Rook e seus aliados se preparam para o ataque final, James precisa usar toda a sua experiência e astúcia para proteger a vida de seu filho e impedir que a fortuna caia nas mãos erradas. Com o tempo se esgotando e a ponte prestes a ceder, pai e filho se unem em uma batalha desesperada contra os assaltantes.
Data de estreia: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
Essa não é a sua história de amor convencional. Acompanhante Perfeita segue o casal Iris (Sophie Thatcher) e Josh (Jack Quaid) num final de semana entre amigos numa casa de campo luxuosa e tranquila. Os dois se conhecem num mercado e, logo, começam a sair. Apaixonados, os dois vivem um romance de cinema. Mas nem tudo é o que parece: Iris é um robô. E nem ela mesmo sabia. A viagem toma, então, um rumo inesperado, com perseguições, sangue e revelações estrondosas e com a jovem máquina altamente sofisticada perdendo o controle e precisando lutar para sobreviver. O filme mistura suspense e terror com uma pitada de comédia e elementos sobrenaturais para falar sobre relações de gênero e as idealizações românticas que construímos e se chocam com a realidade. Com o relacionamento dos dois sendo diretamente testado, será que o casal sairá vivo desse pesadelo?
Data de lançamento: 06 de fevereiro.
Data de Lançamento: 06 de fevereiro
A busca pela felicidade pode custar caro. Em Emília Pérez, uma descontente e explorada, mas altamente qualificada, advogada chamada Rita (Zoe Saldana) trabalha numa firma focada em encobrir crimes ao invés de servir à justiça. Cansada dessa dinâmica e de estar desperdiçando seus talentos, Rita se depara um dia com uma proposta indispensável que pode tirá-la dessa vida: ajudar o chefe de um cartel, Juan Del Monte, a se aposentar, sair de seu posto e desaparecer por definitivo. Juan, porém, tem aperfeiçoado esse plano em segredo há anos e envolve não só fugir das autoridades, mas afirmar sua verdadeira identidade: Emilia Pérez. Rita, então, ajuda-o em todo esse processo, garantindo que Emília possa finalmente viver seu mais autêntico e verdadeiro eu fora do radar. Emília Perez é um musical que redefine o gênero e, com sua história, quebra expectativas.
Data de lançamento: 06 de fevereiro.