Em meio a polêmicas, o filme “Emilia Pérez” estreia no Brasil em 06 de fevereiro (quinta-feira). A produção do francês Jacques Audiard tem conquistado amplo destaque no cinema mundial, mas apresenta uma potencialidade mal explorada pelo diretor. O filme alcançou 13 indicações no Oscar 2025, sendo a obra de destaque da premiação. O musical morno traz assuntos complexos e tem dividido opiniões com grandes críticas do público.
A advogada Rita, interpretada por Zoë Saldaña, esgotada de sua carreira em um escritório mercenário, é buscada por Manitas Del Monte, maior gangster do México, com uma proposta financeira que a deixaria rica. Ao conversarem, ele expõe sua necessidade pela transição de gênero e viver quem realmente é, e pede o auxílio de Rita para organizar o processo sem ser pego. Apesar das consequências, ele alega não poupar recursos para antecipar o processo e dá carta branca à Rita, em meio a ameaças ocultas. Ela aceita.
Ao viajar para a Tailândia em busca do melhor e mais discreto médico para os procedimentos, o público se depara com a pior música do filme. Com uma letra rasa, a canção banaliza a transição de gênero e a reduz à estética, se perdendo na tentativa cômica, e deveras ofensiva, de retratar o processo. Com o êxito das operações, Manitas, agora como Emilia, orienta que Rita leva sua esposa (Selena Gomez) e seus filhos para a Suíça após forjar sua morte.
Anos mais tarde, Emilia novamente procura a advogada, agora bem-sucedida, para trazer sua família para perto, sem revelar sua identidade, além de ajudá-la a reparar minimamente os danos causados em seu passado. Sensibilizada pela crise de consciência de Emilia, Rita concorda em retomar seus negócios e ser seu braço direito, além de auxiliá-la no seu novo projeto social, que busca encontrar os desaparecidos que sua própria gangue matou.
Em vias gerais, a atuação do elenco deixa a desejar em boa parte do longa. A escolha por não selecionar atores e atrizes nativos altera todo o desenrolar da trama, em que os diálogos mal desenvolvidos deixam explícito a não fluência em espanhol do elenco. Mesmo com núcleos pequenos para cada personagem, nenhum tem o aprofundamento realmente necessário, deixando diversas pontas soltas nos 130 minutos de filme.
A personagem principal, interpretada pela atriz Karla Sofía Gascón, também é quem interpreta Manitas Del Monte. A caracterização masculina bem feita ganha notoriedade logo no início da trama, e segue com o desenvolvimento de Emilia após a redesignação de gênero. A atriz tem um bom desempenho ao longo do filme, e sua benevolência quase atrai. A atuação rendeu indicação para “Melhor Atriz” no Oscar, e tem colecionado diversos prêmios desde sua estreia.
Já Zoë Saldaña deixa pontos em aberto ao longo do roteiro. Uma advogada cansada que sonha em formar uma família, mas não explora suas possibilidades ao longo do filme. O filme não esclarece o motivo de Rita ter mais tempo de tela que Emilia, a real protagonista, mas deixa claro a cumplicidade entre ambas.
Jessi Del Monte, interpretada por Selena Gomez, é uma incógnita mal resolvida. Não fica claro se a personagem é mexicana ou estrangeira, visto que em determinados momentos do filme ela mostra seu desejo por voltar aos Estado Unidos com sua irmã. É notório sua paixão por Manitas, e um de seus momentos de glória são os 15 segundos de um choro sentido sobre quando descobre a “morte” do marido. Independente de sua história, a entrega é mínima, e não justifica a atuação robótica, com um espanhol iniciante e mal preparado.
A produção não é só criticada pela narrativa ou estética. A equipe por trás do longa tem dado entrevistas em que revela ter músicas escritas em francês e traduzidas para o espanhol, sem cuidado com a língua ou ritmo, chegou a dizer que não tem atores mexicanos em destaque por não terem encontrado artistas de qualidade e o próprio diretor não fala espanhol. Audriard afirma não ter estudado o México nem questões pertinentes como os desaparecidos do país, porque diz já saber tudo o que precisava sobre o assunto. O filme ainda usou inteligência artificial para corrigir erros de canto do elenco, incluindo da atriz principal.
E a falta de tato da equipe é visível. O espanhol pronunciado é pouco fluido, as falas parecem artificiais por descuido, e não uma opção estética. A construção de frases é pobre e a entrega do elenco é baixa. Até mesmo Karla Sofía Gascón que é espanhola mostra dificuldade em encontrar o sotaque correto. As cenas se tornam estereotipadas, assim como a visão superficial do diretor sobre um país que desconhece.
E isso não é apenas escolha estética. Os cenários meramente coloridos não conseguem dialogar com a narrativa e parecem simplórios, escolhidos a esmo. As cenas e enquadramentos são óbvias e sem apuro, enquanto as cenas musicais tentam passar uma ideia de originalidade quando, na verdade, são apenas preguiçosas. O filme não tem coragem de se declarar “kitsch”, e quando tenta se levar a sério, também falha, por essa visão pouco aprofundada de Audiard. Assim, cai num limbo de identidade mal construída. Também não se sustenta como musical, pelas construções apressadas de músicas, letras repetitivas e ritmos que não empolgam nem emocionam.
Após a afirmação de que o uso do Chat GPT foi utilizado no desenvolvimento das letras, que foram escritas em francês e traduzidas para o espanhol sem cuidados com contexto ou gírias, entende-se que, em meio ao caos da produção, a realização do trabalho não se torna fácil. Nem a inteligência artificial foi suficiente para salvar os atos musicais de “Emilia Pérez”.
Apesar do elenco contar com atrizes com sólidas carreiras, a má interpretação das canções geradas por Chat GPT não convence a plateia. O uso de softwares para aprimorar a voz dos artistas também se torna ineficaz com a falta de técnica vocal, ressaltando a crítica negativa que vem recebendo.
A indicação de “El Mal” a “Melhor Música Original” também impressiona. A música, que supostamente denuncia e critica os atos corruptos de personagens em um evento beneficente, é totalmente dispensável no filme. Além de não se integrar de forma coesa ao roteiro, não apresenta uma resolução para as acusações que levanta, o tema é esquecido e fica como mais um de vários furos de roteiro.
Já a canção “Para” é ponto positivo para o longa, um dos poucos pontos altos do filme. A cena transmite a sensibilidade dos parentes das vítimas desaparecidas, e, junto à fotografia, cria uma atmosfera tocante, que, em meio a tanta irregularidade, se torna efêmero.
As escolhas do diretor são o principal fator para que o filme não tenha um bom desempenho. O resultado esbarra em uma visão eurocentrista acerca da América Latina, mostrando o desconhecimento necessário de Audriard para retratar uma região rica em cultura. O longa tenta trazer pautas relevantes, como a alta quantidade de desaparecimentos no México, causada por gangues de narcotráfico, identidade de gênero e orientação sexual, contudo, o filme entrega uma obra errônea e superficial acerca de tudo o que se propõe.
*Com Brunow Camman.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Marietta Baderna – Dos Palcos aos Dicionários é um documentário emocionante sobre a história da chegada da bailarina italiana que encantou os brasileiros. Em um cenário de guerra, Marietta e seu pai precisam abandonar a Itália, por ter sido dominada pela Áustria, assim buscando refúgio no Rio de Janeiro. Nas terras cariocas, a chegada da estrela do Scala de Milão animou a elite da sociedade. No entanto, sua visão mais liberal tomou frente no julgamento da população conservadora e Marietta teve seu nome atribuído a bagunça e desordem no governo de Dom Pedro II. Repleta de curiosidades, a trama conta com a presença de especialistas da dança.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Entre Penas e Bicadas mostra a tragetória de Goldbeak (David Henrie), uma jovem águia, foi criada por uma família de galinhas depois de perder seus pais. Embora acolhido com amor, ele sempre sentiu que não se encaixava completamente no galinheiro. Quando seus instintos o chamam para explorar o mundo além do quintal, ele parte em busca de sua verdadeira identidade. A jornada leva Goldbeak ao Santuário de Pássaros, onde descobre sua origem, conhece outros de sua espécie e encontra um novo propósito: integrar a Patrulha Emplumada, um grupo dedicado à proteção de Avian City. Ao lado de sua corajosa irmã adotiva, Ratchet (Valkyrae), ele enfrenta desafios que o ajudam a entender o valor da coragem, do pertencimento e da família. No entanto, Goldbeak não imagina que uma conspiração sombria está em andamento na cidade. Para proteger os que ama e provar que é digno de suas asas, ele terá que voar mais alto do que nunca, enfrentando perigos e descobrindo que o verdadeiro lar está onde o coração está.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flávia Moraes, é um documentário emocionante que acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, uma das maiores lendas vivas da música brasileira. Filmado ao longo de dois anos, o longa registra os últimos shows de “Bituca”, como é carinhosamente conhecido, e captura a profunda conexão entre o artista e seus fãs. Com estreia prevista para 20 de março de 2025, a obra vai além dos palcos, apresentando cenas de bastidores e depoimentos de grandes artistas nacionais e internacionais. Esses relatos celebram a importância de Milton e o impacto universal de sua música, reafirmando seu legado como um dos maiores nomes da música global. Entre emoções e celebrações, o filme é uma despedida inesquecível de um ícone cuja obra transcende fronteiras e gerações.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Os 80 Gigantes acompanha a jornada da Cia dos Ventos, um grupo de teatro de bonecos fundada por um casal de bonequeiros nos anos 2000. Tadica Veiga e Joelson Cruz construíram seus bonecos gigantes inspirados no Carnaval de Antonina e, de pouco em pouco, ganharam as ruas e a comunidade local de São José dos Pinhais, no Paraná. Durante uma década, a companhia ocupou um galpão na cidade, onde guardavam os gigantescos bonecos, além de organizar um projeto social chamado O Boneco e a Sociedade, que fez a diferença para mais de 28 mil alunos. Mas, o que se tornou uma tradição familiar e um programa especial, acaba sofrendo com uma manobra política que os despeja do espaço. Sem lar para os 80 bonecos ou para a família produtora, a Cia do Vento precisa se reinventar e, logo, reconstruir o mundo fantástico e mágico desse espetáculo teatral e artesanal.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Meu Verão com Gloria acompanhamos a história de amor e carinho forjada por uma criança e sua cuidadora. Aos seis anos, Cleo é apaixonada por sua babá Gloria, que a cria e cuida desde seu nascimento. Um dia, após uma notícia trágica, Gloria precisa retornar urgentemente ao seu país natal Cabo Verde, onde vivem sua família e seus filhos. Cleo sente a infelicidade e o fardo dessa notícia e, rapidamente, pede para seu pai que traga Gloria de volta em razão de uma promessa feita entre as duas: que se reencontrem o mais rápido possível. Gloria, então, convida a pequena para conhecer o seu país e passar um último verão com ela em Cabo Verde como forma de despedida. Enquanto Cleo conhece um lado desconhecido da vida da babá e desbrava um mundo novo, Gloria precisa lidar com as questões de seus dois filhos que, querendo ou não, ela deixou para trás.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Amor Bandido, um corretor de imóveis tenta deixar seu passado sombrio para trás até que recebe uma mensagem de sua ex-parceira de crime que ele achava que estava morta. O vencedor do Oscar Ke Huy Quan encara seu primeiro protagonista, Marvin Gable, um corretor de imóveis que vive uma vida pacata nos subúrbios de Milwaukee. Ele tenta a todo custo deixar os erros cruéis que cometeu no passado. Ele será obrigado a confrontá-los quando recebe um misterioso bilhete de Rose (Ariana DeBose), sua ex-parceira de crime que ele deixou para morrer anos atrás. Agora, Marvin precisará embarcar novamente em uma missão que envolve os assassinos mais perigosos e os fantasmas de seu passado.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Brave the Dark, assombrado por traumas de infância, Nathan Williams (Nicholas Hamilton) vive preso em um ciclo de escuridão e autodestruição. Após ser preso, ele encontra uma inesperada mão estendida e disposta a ajudá-lo: seu professor de teatro, Sr. Deen (Jared Harris), que paga sua fiança e o acolhe. Determinado a resgatar Nathan de seus próprios demônios, o Sr. Deen descobre segredos devastadores que ameaçam consumir o jovem por completo. O que começa como um ato de bondade transforma-se em uma batalha desesperada para salvar Nathan de seu passado e de si mesmo. Enquanto Nathan afunda cada vez mais no desespero, o Sr. Deen precisa enfrentar seus próprios limites, questionando até onde está disposto a ir para proteger alguém à beira de perder tudo.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em O Intruso, um refugiado misterioso surge nu dentro de uma mala às margens do rio Tâmisa, apresentando-se como um enigmático forasteiro. Acolhido por uma tradicional família burguesa de classe alta, ele passa a viver na casa como funcionário. Sua presença, no entanto, desenrola uma série de encontros íntimos e transformadores com cada membro da família, abalando as convenções sociais e emocionais que sustentam suas vidas. Paralelamente, descobre-se que ele é apenas um entre vários homens idênticos espalhados por Londres, todos mascarados sob diferentes identidades. O estranho não apenas provoca desejos ocultos, mas também serve como um catalisador para despertares espirituais, permitindo que a família redefina seus próprios caminhos de forma radical e inesperada.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Nesse veleiro, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo cenário pós-apocalíptico. Flow acompanha uma aventura por entre as ruínas de um mundo inundado e destruído e os sobreviventes que buscam permanecer à deriva com a ajuda e esperança de cada um.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América. Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre. O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento. No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch, uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca. Internada em estado gravíssimo e com baixas perspectivas de cura sob o diagnóstico de traumatismo craniano, Renee contou com a ajuda de seu marido, Philip, e com o apoio de sua família que compartilharam a luta da pastora com o mundo a fim de reunir o máximo de pessoas para uma poderosa corrente de oração pela sua recuperação, tal ato que foi concedido pelo divino. Hoje, Renee e Philip são um casal de pastores que lideram a Igreja Interdenominacional Luz às Nações, conhecida como Ilan Church, no bairro do Recreio, a partir de um movimento de implantação de igrejas pelo Brasil e são autores do livro Dê a Volta por Cima, cujo também retrata esse ato milagroso.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.