
Eis aqui um exemplo de filme que não necessita de nenhuma motivação extra para ganhar atenção: Birdman, produção premiadíssima que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (29). Com direção do mexicano Alejandro González Iñárritu, o elenco do longa é composto por atores como Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis e Naomi Watts.
Birdman nos apresenta Riggan Thomson (Keaton), um ator que vive na sombra do herói Birdman, papel que desempenhou anos atrás, e agora tenta alavancar novamente a carreira com uma peça de teatro na Broadway.
No currículo da obra, até o momento são mais de 100 prêmios ganhos, entre eles e por último o de melhor elenco no SAG Awards, além de nove indicações ao Oscar 2015: melhor filme, direção (Alejandro G. Iñárritu), ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), fotografia, edição de som, mixagem de som e roteiro original. Ou seja, é reconhecimento merecido sem fim.
Iñárritu é um diretor que começou a ganhar destaque na Trilogia da Morte: “Amores Brutos”, “21 Gramas” e “Babel” (o primeiro indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e o último na categoria de melhor filme). Em sequência veio “Biutiful”, novamente aclamado e colocando-o no posto de melhores diretores dramáticos estrangeiros. Famoso por saber explorar o drama ao máximo nas relações pessoais, o mexicano queria mais e foi com a comédia de humor negro Birdman que chegou ao reconhecimento máximo. O único empecilho para não levar o Oscar de melhor diretor é o fato do compatriota Alfonso Cuarón ter levado no ano passado, já que a Academia não costuma repetir na premiação.
Michael Keaton percorreu um caminho bem semelhante ao do personagem que vive no filme, já que ambos ganharam renome ao interpretar um super-herói nas telonas e então entraram em decadência. Keaton no final dos anos 80 era o nome da vez em Hollywood, protagonizando os filmes “Os Fantasmas se Divertem” e as duas primeiras adaptações de Batman pro cinema. Depois disso, sumiu e começou a fazer pontas em produções secundárias como “A Filha do Presidente”, “Herbie” e em 2014 “Robocop” e “Need for Speed”. Em Birdman ele mostra seu potencial como ator aos 63 anos. Dá um show de interpretação e carrega sem problemas o protagonismo nas cenas, passando de momentos de insanidade cômica para dramas pessoais e familiares em segundos. Merecedor absoluto da estatueta de melhor ator.
Mas não é só Keaton que atua com maestria. Emma Stone passou de menina atuando em filmes adolescentes para uma atriz de grande carga emocional e atuação coerente, o que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar da carreira. Edward Norton ressurge após alguns anos à deriva e é o grande destaque cômico em cena, com seu personagem de ego inflado que beira a loucura – e houve indicação ao Oscar pra ele também. Já Zach Galifianakis foge da zona de conforto das comédias escrachadas e mostra uma boa presença em situações descontraídas, enquanto Naomi Watts é quem deixa a desejar num papel totalmente coadjuvante.
Birdman é uma obra-prima sem sombras de dúvidas, em todos os quesitos. Fora as atuações excepcionais e uma direção brilhante, o filme consegue manter durante todo o tempo um ar de loucura misturado com dramas familiares, disputas de ego, problemas recorrentes, procura por autorreconhecimento e conflitos internos. A produção se passa quase inteiramente dentro da Broadway, com gravações de tomadas únicas que se entrelaçam pelos corredores num estilo eternizado por Stanley Kubrick. A fotografia escurecida retrata bem todos os entraves de Riggan. Do mesmo modo da trilha sonora, que o acompanha de acordo com seus momentos, com leveza e instrumentais pesados.
Ponto fraco
Talvez o que possa pesar e desagradar alguns é o estilo do filme, com um humor mais pesado, cenas arrastadas e diálogos intensos. Obviamente é tudo questão de gosto.
Ponto forte
Tudo é merecedor de destaque em Birdman, mas é impossível não reconhecer o modo como Hollywood é tratada. Mostrando que atualmente não importa mais um belo roteiro ou boas atuações, e sim muitos efeitos especiais e qualidades no estilo blockbuster de ser. As cenas de um pássaro metálico gigante sendo atacado pela polícia enquanto o Birdman diz que é isso que vende independentemente da qualidade, além de flashs de homens fantasiados de Vingadores, Homem-Aranha e Transformes brigando entre si, representam bem tal crítica.
Nota: 10,0

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.