Coloque-se no lugar de um diretor que está prestes a assumir uma franquia cinematográfica com personagens que são adorados há mais de seis décadas. Zack Snyder, ao aceitar este fardo, teve que optar entre fazer feliz os críticos de cinema ou os fãs de quadrinhos. Parece fácil descobrir o caminho tomado pelo diretor.
Antes mesmo da sessão começar, Snyder aparece na tela e dá um recado aos jornalista da cabine: “por favor, não revelem o enredo ou as reviravoltas do roteiro. Evitem dar spoilers, para que outras pessoas tenham a mesma experiência que você está tendo agora: assistir ao filme sem ter recebido previamente informações reveladoras sobre o longa”. Atendendo ao pedido do diretor, esta é uma crítica livre de spoilers. Mas, antes de ir para o filme, é impossível falar de Batman vs Superman sem antes retomar o que estes representam na cultura pop. Então, vamos relembrar:
O primeiro filme do Superman estreou em 1948, ainda em preto e branco e com poucos recursos de produção. 30 anos depois, Richard Donner assumiu a direção de “Super-Homem – O Filme,” com Christopher Reeve no papel de Clark Kent, que culminou em uma quadrilogia de sucesso, encerrada em 1987. Para matar a saudade do kryptoniano, Bryan Singer (X-Men) dirigiu “Superman – O Retorno”, sendo esta a última adaptação cinematográfica do herói até Zack Snyder tranformar o Super-Homem em “O Homem de Aço“, estrelado por Henry Cavill.
Falar sobre o Batman talvez seja ainda mais fácil, já que a trilogia de Christopher Nolan foi concluída há menos de quatro anos. Após o primeiro Batman, de Tim Burton, e outras tentativas frustradas de outros diretores em representar com dignidade o homem-morcego, Christopher Nolan trouxe às telas “Batman Begins”, “O Cavaleiro das Trevas” e “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” – filmes densos e de mais profundidade, que se levavam a serio. O Batman de Nolan foi para o Universo Cinematográfico DC, o que X-Men foi para o Universo Marvel: filmes de heróis sendo levados a sério.
Como foi apontado, a origem destes heróis foi retratada tantas e tantas vezes no cinema que Snyder não pensou duas vezes antes de destinar 50% do filme às motivações dos personagens e o outro 50% à ação. Em alguns momentos, essa falta de tempo para explicar todos as facetas do herói parece um trato entre o diretor e os fãs de quadrinhos, que percebem em tela algumas ações que não são explicadas no longa, mas que podem ser facilmente entendidas por quem acompanha o Filho de Krypton e o Morcego de Gotham (agora interpretado por Ben Affleck) há mais tempo.
Para os amantes das histórias em quadrinhos, os momentos mais emocionantes do longa são as referências inesperadas ao universo DC – como viagens no tempo e meta-humanos -, além da participação da Mulher-Maravilha (Gal Gadot), The Flash (Ezra Miller), Cyborg (Ray Fisher) e Aquaman (Jason Momoa).
Batman vs Superman cumpre o prometido em seu título: apresenta uma batalha de grande proporção entre os protagonistas e introduz a origem da Liga da Justiça, mesmo que rapidamente. Infelizmente, o que não é cumprido é o 3D, que mais uma vez não foi utilizado como linguagem cinematográfica e se faz desnecessário à narrativa. O mesmo para a utilização de câmeras IMAX, que apenas em duas cenas justificou a razão de aspecto mais ampla.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça estreia amanhã (24), e continuação do longa, “Liga da Justiça”, já foi confirmada e começará a ser rodada no próximo dia 11 de abril.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.