Os Irmãos Coen – Ethan e Joel – tem um tipo de cinema que se difere do que encontramos nos blockbusters de cada dia. Assim como Tarantino, há alguns elementos – tanto na estética, quanto narrativos – em suas obras que são tão característicos que, para qualquer um que já tenha visto mais de um filme dos diretores, não fica difícil identificá-los.
Desta vez, os Coen seguem com seu humor exagerado e apresentam uma sátira cheia de estereótipos, sem cair na apelação. Ave, César! é claramente uma homenagem ao cinema. Na verdade, à produção cinematográfica. Já de início percebemos que o momento histórico do cinema retratado pelos irmãos é a chegada do Cinemascope – uma manobra técnica que os grandes estúdios utilizaram para driblar a chegada da televisão, que roubou o público das salas de cinema.
Em determinada cena, encontramos outro fato que comprova a época histórica do longa: na sala de montagem dos filmes da produtora, uma mulher está encarregada do corte das cenas de cada take. Essa relação histórica se dá ao observarmos que, no início do cinema, o papel de montagem era atribuído às mulheres, por se assemelhar ao trabalho de corte e costura – exclusivamente exercido por elas. Apenas anos após a consolidação do cinema como indústria que os homens assumiram o papel de montadores – trabalho que é popularmente conhecido como “edição”.
Definido o contexto histórico, vamos a narrativa: Edward Mannix é um “problem solver” do Capitol Pictures que lida diariamente com os problemas que as grandes estrelas e diretores do estúdio trazem à sua mesa. Seu papel, ao longo do filme, é evitar escândalos, manter o prazo de gravações em dia e manter seus atores principais na linha – o que parecer ser seu principal desafio, porque, durante a trama, teremos um ator comunista que pretende incutir seus ideais em suas produções, uma famosa atriz solteira que engravida de um diretor casado e um protagonista do maior filme do estúdio que foi raptado em plena gravação do longa.
O elenco não é nada modesto: George Clooney, Scarlett Johansson, Channing Tatum e Josh Brolin. E enquanto passeia pelos gêneros, da comédia ao drama, Ave, César! sustenta uma metalinguagem que transcende a barreira comum estabelecida por filmes semelhantes e deixa confusa sua presença: em certo ponto é possível identificar traços documentários na narrativa e na forma com que os diretores apresentam as tramas. Mas essa relação só não fica mais turva que a linha que o longa estabelece entre a crítica à produção cinematográfica e sua própria produção. Mas é preciso lembrar que o papel do filme não é sempre amarrar suas pontas, principalmente quando se trata de uma questão envolvendo a produção, que foge do teor narrativo.
Na há dúvidas de que o longa marcará presença na próxima temporada de premiações, recebendo indicações ao Oscar, Globo de Ouro e outras reconhecidas cerimônias. Ave, César! chega aos cinemas nesta quinta-feira (14).
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.