
Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (8) o longa A Travessia que narra a história real do equilibrista Philippe Petit, interpretado aqui por Joseph Gordon-Levitt, que ficou famoso por ter atravessado as Torres Gêmeas andando por cima de um cabo sem proteção. O filme é baseado no livro Para Alcançar as Nuvens, escrito por Petit, e dirigido por Robert Zemeckis.
Essa trajetória já é bem conhecida no mundo inteiro, tanto pela proeza do francês em atravessar um símbolo americano de forma ilegal lá em 1974, quanto pelo próprio livro que narra todos os ocorridos. Porém, em 2009 um documentário intitulado O Equilibrista já narrou a mesma história e acabou agraciado com um Oscar na categoria melhor documentário no mesmo ano.
Agora tal biografia dá as caras no cinema e pelas mãos de Robert Zemeckis, responsável por dirigir filmes no nível de ‘De Volta para o Futuro I, II e III’, ‘Forrest Gump: o Contador de Histórias’ e ‘Náufrago’. Percebe-se que é renomado, mas parou no tempo e desde o começo dos anos 2000 investiu apenas em algumas animações realísticas que beiraram o fracasso. Dizer que A Travessia marca um recomeço para ele é meio pesado, entretanto é a prova de que Zemeckis continua sabendo passar uma boa trama ao espectador. Ao lado do novato Christopher Brown nos roteiros, Zemeckis recria com fidelidade todos os passos do equilibrista desde seu inicio na França e começo no equilibrismo até o momento em que decide ir à Nova York para atravessar o World Trade Center.
Por se tratar de uma produção que em grande parte se passa nas alturas foi escolhido o recurso do 3D, utilizado de uma forma tão brilhante que chega a assustar pelo realismo e tira o fôlego em ocasiões de altura elevada. E Robert sabe aproveitar todas as funcionalidades da terceira dimensão para criar momentos únicos e memoráveis, ao lado de um cenário incrível totalmente feito em computadores (como a reconstituição das Torres Gêmeas). A trama em si não é nada inovadora e nem surpreendente no quesito de reviravoltas, é visível o tom biografia instaurado em cena ao conseguirmos compreender todos os caminhos percorridos e no final já nos sentirmos familiarizados com a figura de Philippe Petit. Joseph Gordon-Levitt é um ator brilhante e que se adapta em qualquer papel mantendo o carisma, aqui ele parece até ser francês e após muita aula de como se equilibrar em uma corda para o filme se transformou em um real equilibrista esbanjando naturalidade. Único nome forte além de Levitt na produção é o de Ben Kingsley, que se sai muito bem como o instrutor de Petit, além deles o elenco é recheado de nomes desconhecidos e quem se destaca é Charlotte Le Bon como par romântico do protagonista.
Ponto forte
A Travessia é um entretenimento excelente e recheado de destaques que o transformam em um filme bom de assistir: boa divisão em gêneros (momentos cômicos, romance e aventura), uma trama tranquila que progride sem ser chata ou forçada e a história real que nos faz temer com tamanha insanidade. Por fim ainda temos a imersão oferecida pelo 3D, uma das melhores utilizações da função no cinema em geral, a belíssima fotografia e todo o lado venerador ao personagem.
Ponto fraco
Apesar de ser uma história excelente, a opção de colocar narração acabou prejudicando e muito todo o encaminhamento do longa. Só que não é uma simples narração e sim a presença de Petit (Gordon-Levitt) em cena narrando tudo o que acontece, interrompendo passagens e normalmente falando coisas desnecessárias já que as cenas já falavam por si só.
Nota: 8,0

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.