
Sobre a crítica: Devido a grande repercussão do caráter assustador de A Bruxa, nossos críticos – Júlia Trindade de Araújo e Rafael Alessandro – não tiveram coragem de conferir o filme sozinhos. Por isso, essa crítica é uma colaboração deles.
De início, uma ótima jogada de marketing da produção já criou um certo frenesi em relação ao longa: Stephen King, um dos principais nomes do terror contemporâneo, declarou em seu twitter ter se assustado muito com o filme. Outra promoção espontânea veio do prêmio de melhor direção que A Bruxa ganhou no Festival Sundance do ano passado. Um marco interessante para o diretor estreante Robert Eggers, que antes só tinha trabalhado com alguns curtas e com design de produção.
A história se passa no ano de 1630, na Nova Inglaterra (EUA), e acompanha uma família que foi expulsa da colônia e é obrigada a explorar o desconhecido para sobreviver em uma fazenda ao lado de uma floresta. A família, formada por William, Katherine e seus cinco filhos, vive de acordo com os ensinamentos do cristianismo de forma rigorosa. Quando o filho mais novo da família desaparece e a colheita morre, o comportamento da família muda drasticamente.
É interessante acompanhar a evolução das relações familiares ao longo do filme. Os personagens, que iniciam sua jornada unidos, vão se distanciando cada vez enquanto nos aprofundarmos em suas personalidades. E por não se tratar de um filme com muita ação, o diretor propõe essa deixa aos espectadores, que têm tempo e muito respiro para analisar seus personagens, que são o ponto forte da narrativa.
O tema do longa em si não é novo. Muitas outras obras já abordaram o mistério em volta desse personagem intrigante que é a bruxa. A característica realmente marcante desse filme é a escolha de narrativa, que dispensa as cenas de susto ou criaturas bizarras. Tudo no filme mexe com o imaginário e a expectativa de quem assiste. Planos longos e fixos, cores pálidas, pouca iluminação, uma trilha sonora intensa e muito simbolismo.
Isso mesmo: se você gosta de filmes de terror que vão te fazer pular da cadeira, talvez saia da sala de cinema um pouco desapontado. O filme trabalha constantemente em aterrorizar o psicológico. Por isso, ao mesmo tempo que entendo o motivo por algumas pessoas não gostarem do filme, “A Bruxa” faz parte da boa safra de filmes de terror que foram lançados recentemente que tentam escapar do clichê de filme de terror que apela para monstros e sustos.
A Bruxa chega aos cinemas na próxima quinta-feira (03).

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.