Estreou nesta quinta (21) nos cinemas o filme A 5ª Onda, mais nova adaptação literária de ficção científica para as telonas e voltada ao público juvenil. Baseado no livro homônimo de Rick Yancey lançado em 2013 e se passando em um futuro em que os alienígenas invadiram o planeta Terra por meio de ataques específicos, chamados de ondas. Chloë Grace Moretz protagoniza este longa dirigido por J. Blakeson.
Apesar de mostrar uma ideia um tanto quanto inovadora para este estilo de filmes, A 5ª Onda não passa de mais uma amostra em meio de produções já consagradas, como ‘Jogos Vorazes’, ‘Divergente’ e ‘Maze Runner’, todas contando com um protagonista jovem destacado e salvador da pátria, futuro pós-apocalíptico e afins. Só que A 5ª Onda chega com um atraso muito grande e tal história já está bem batida no meio cinematográfico, deixando pouco espaço para algo se criar, e é bem nisso que o filme acabando sofrendo uma grande derrota.
Enquanto os outros exemplos se sustentam com a batalha contra a injustiça, A 5ª Onda recorre bem ao artifício de explicar como tudo aconteceu e não criando dúvidas no espectador de como tudo chegou àquele modo. É talvez a melhor sacada do longa, de mostrar os eventos acontecendo, as tais ondas, e detalhar bem todos os processos. Mesmo não deixando claro em nenhum momento o propósito alienígena nas ações, podendo ser um ponto a ser explorado em possíveis continuações (já que a saga de livros conta com duas sequências). Méritos ao trio de roteiristas, que parece terem sidos escolhidos a dedo, cada um com um vasto currículo em variados gêneros e que conseguem aqui montar um enredo bem amarrado com pouquíssimas falhas.
Só que tal enredo acaba totalmente ficando de lado quando os muitos problemas do filme aparecem, e o maior é o próprio diretor. J, Blakeson é totalmente inexperiente, contando com apenas uma direção na carreira até aqui no péssimo suspense ‘O Desaparecimento de Alice Creed’. E aqui mostra a falta de jeito e conduz muito mal várias cenas, principalmente as de ação, que são muitas e que não trazem tensão alguma. Outro problema visível são os efeitos visuais, totalmente amadores e parecendo até originários de uma filmagem barata. As atuações acabam caindo na repetição do gênero, pois querendo ou não já assistimos a essa história antes em alguma outra produção semelhante.
Então, mesmo com Grace Moretz e os demais atores desempenhando bem seus papéis, tudo parece ser clichê e as reações tornam-se manjadas. Dessa forma, A 5ª Onda não oferece realmente nada de novo ao público em nenhum quesito e fica apenas na torcida de agradar aos fãs já existentes do gênero.
Mesmo sendo cópia de filmes que dominaram o cinema nos últimos anos, A 5ª Onda segue a mesma lógica e dessa forma deve agradar a um bom público.
Um filme de ficção científica que, apesar do grandioso orçamento, conta com efeitos visuais fraquíssimos, cenas de ação desleixadas e desfechos previsíveis (comum no gênero). Difícil aceitar tantas falhas, independente de tudo, em uma produção atrasada e que desta forma deveria ter toda a vantagem para fazer um trabalho decente.
Nota: 5,0
https://www.youtube.com/watch?v=_PYGOSvtSDc
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.