Quando queremos achar algo negativo nós conseguimos. Tudo tem lados positivos e negativos, vantagens e desvantagens. Nesse planeta as coisas são duais, tudo tem os dois lados opostos, bom e mau, claro e escuro, bonito e feito. Isso é uma lei universal. Você é quem escolhe para onde olhar, onde focar sua percepção. É uma escolha, pois se você quiser ver o lado positivo também conseguirá. É uma questão de treino.

Temos tendência a ver coisas negativas com mais facilidade porque temos instinto de segurança, tentamos prever o que pode dar de errado para estruturar uma resposta a isso e assim ter a sensação de que estamos controlando nosso futuro. Queremos a sensação de que podemos evitar possíveis aborrecimentos e nos livrar de possíveis sofrimentos.

Muitas pessoas criam situações hipotéticas em pensamento e se estressam com algo que possivelmente nem acontecerá. Situações de discussões imaginárias, onde há um diálogo rico em acusações e ofensas com o outro. Para quê? Possivelmente se essa discussão fosse real sua resposta seria outra. Talvez você nem respondesse e sairia frustrado pensando só depois nas inúmeras coisas que deveria ter dito.

A maioria das pessoas que conhecemos são inseguras e querem mostrar que não são. Sentem medo de ser ofendidas e por isso tornam-se agressivas e tentam não se expor a situações que talvez pudessem ser magoadas. Estamos todos no mesmo barco, você tem o mesmo medo que o outro tem.

Então porque não viver em harmonia? Controle seu ego!

Se você for procurar defeitos vai encontrar, e muitos, em quem estiver perto de nós e em nós mesmos e em todas as coisas. Essa é a graça da vida, é isso que deixa tudo em movimento. Imagine como seria passar por uma vida sem conquistas sem mudanças, sem ver as realizações dos outros. Isso nos comove, quem nunca se emocionou ouvindo uma história de alguém que se superou e conquistou algo que queria muito. Nós choramos vendo isso e ainda mais quando participamos disso. É imensa a alegria de um Ser Humano ao ajudar o outro a realizar um sonho. E como podemos fazer isso se só vermos defeitos nos outros?

Precisamos exaltar o ponto positivo de todos inclusive os nossos. É isso que está faltando para que exista mais amor no mundo. Experimente fazer um elogio sincero para cada pessoa que você encontrar no seu dia. Tenho certeza que no final do dia você estará muito mais feliz.

Se duvidar, faça o contrário, veja somente pontos negativos em tudo, que no final do dia sentira pesado e triste.