A gente começou ao contrário! Depois da receita do Suflê de Doce de Leite, vamos hoje para o Macarrão à Carbonara, se arrisque nessa receita guardando as claras para fazer o suflê. Clássico na cidade de Roma, o preparo ficou conhecido no mundo todo após a Segunda Guerra Mundial. Existem diversas controvérsias sobre sua origem e até mesmo nome, que remete a carvão (carbone), fato atribuído à pimenta preta que complementa o prato.

Assim como seu antecessor Cacio e Pepe, em dialeto Italiano queijo e pimenta, o Carbonara é enriquecido com a gordura do porco e gemas de ovo. Originalmente o preparo leva Guanciale e Pecorino, respectivamente um bacon preparado através da bochecha do porco não defumado e um queijo feito a partir do leite de ovelha.

Como todas as receitas passam por processos de adaptação quando ganham o mundo, o Carbonara é comumente feito no brasil com o tradicional bacon e o nosso conhecido queijo parmesão. Todo cozinheiro amador já se deparou com o desafio de preparar um bom Carbonara – sem creme de leite -. Isso se deve ao fato de que o preparo, mesmo simples, requer técnica, o importante aqui é emulsionar as gemas com a água do cozimento apenas com o calor da massa e da própria água, impedindo que as gemas coagulem.

A própria água do cozimento vai elevar a temperatura necessária para que isso aconteça facilitando o processo. Só mais algumas dicas: Dê preferência à massas longas, o clássico é o spaghetti; E massa seca, nada de massa fresca para esse preparo. Vamos fazer juntos?

RECEITA (rendimento 2 porções)

  • INGREDIENTES 

– 200gr de massa seca;

– 04 gemas;

– 80gr de parmesão;

– 160gr de bacon em cubos;

– Sal;

– Pimenta do reino;

  • MODO DE PREPARO

– Em um Bowl separe as gemas;

– Adicione às gemas o queijo ralado e pimenta do reino moída e misture tudo, eu gosto com bastante pimenta, fica todo pintadinho quando pronto e com uma picância deliciosa. Reserve;

– Em uma panela com 02 litros de água salgada, tipo água do mar mesmo, cozinhe a massa até ficar al dente (cozida, mas com uma certa resistência quando mordida);

– Enquanto a massa cozinha, em uma frigideira grande, frite o bacon e desligue o fogo;

– Escorra o macarrão – GUARDE A ÁGUA DO COZIMENTO – e despeje na frigideira junto com 04 conchas da água do cozimento;

– Adicione a mistura de gemas, parmesão e pimenta na panela e misture com o auxílio de uma pinça;

– Agora é a hora da verdade, no começo parece que água e a gema não vão misturar e nesse momento você já quer jogar a panela na pia. NÃO SE DESESPERE! Continue misturando e logo, logo tudo emulsiona e fica uma delícia. As vezes um fogo bem baixinho pode auxiliar esse processo, mas tome cuidado, se temperatura subir demais as gemas vão coagular.

Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!