Instituições públicas e privadas sediadas na região central de Curitiba assinam na próxima segunda-feira (30) um protocolo de intenções para implementação do programa Corredor Cultural. O programa nasce com o objetivo de promover e apoiar ações culturais com foco na área de abrangência entre a Reitoria da Universidade Federal do Paraná e a Associação Comercial da Paraná, visando fortalecer a diversidade cultural e a economia daquela região do centro de Curitiba.
O protocolo de intenções do Corredor Cultural será firmado pelos representantes da Universidade Federal do Paraná, Teatro Guaíra, Fundação Cultural de Curitiba, Círculo de Estudos Bandeirantes da PUC-PR, Associação Comercial do Paraná, Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio, Caixa Cultural de Curitiba e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná. O programa está aberto à adesão de novos parceiros. A cerimônia acontece às 18h, na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes, junto com a inauguração de uma exposição sobre a obra do arquiteto Rubens Meister.
Com a assinatura do documento, o objetivo é oficializar o envolvimento das instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade. A iniciativa de desenvolver ações articuladas aos poucos foi agregando parceiros com o propósito de buscar maior socialização, educação e difusão da arte.
O Corredor Cultural é um espaço simbólico na região central da cidade que integrará as ações culturais e promoverá o intercâmbio dessas instituições. Com isso, o espaço para exposições, ensaios, apresentações, oficinas, entre outras produções culturais, será multiplicado. O programa contribuirá para o turismo cultural, o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições sociais da região.
O Corredor Cultural já tem programação para o primeiro semestre deste ano, promovida pelas instituições participantes do programa. Um dos grandes eventos previstos é a celebração do Dia Mundial da Música – Festa da Música, em 22 de junho, com shows ao ar livre, na Praça Santos Andrade e no calçadão da Rua XV de Novembro. Na programação também estão os concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Camerata Antiqua de Curitiba, do Coro e da Orquestra Filarmônica da UFPR, espetáculos de teatro, ópera e dança dos grupos da UFPR e do Teatro Guaíra, além de projetos de outras instituições que já sinalizaram a intenção de aderir ao programa, como a Associação dos Artistas Plásticos do Paraná.
Assinatura do Protocolo de Intenções do programa Corredor Cultural
Data: 30 de março de (segunda-feira)
Onde: Círculo de Estudos Bandeirantes (R. XV de Novembro, 1050)
Horário: 18h
Quanto: gratuito
Foto: Ippuc
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?