Quarta-feira, 13 de março de 2016, voamos até o estado vizinho, São Paulo, para chegarmos à maior cidade da América Latina. O Curitiba Cult foi conhecer o novo carro da FIAT, o funcional e urbano MOBI.

Fomos recepcionados no Auditório do Parque Ibirapuera, local que exala a inteligência e os traços do arquiteto Oscar Niemeyer (1907 — 2012). Foi o anúncio de Carlos Eugênio Dutra, diretor do Brand Fiat, que marcou a chegada da novidade da empresa.

Em meio a efeitos especiais, dois carros subiram ao palco do Auditório Ibirapuera e arrancaram gritos e aplausos das mais de 500 pessoas, entre revendedores e influenciadores da mídia.

O veículo começará a ser vendido no dia 16 de abril e chega às lojas em junho.

fiat-mobi-lançamento

Foto: Divulgação

O carro também está conectado

Atenta à necessidade da população do século 21, onde todos guardam a sua vida em um celular, a FIAT fez questão de usá-lo e deixá-lo como parte do Fiat Live On (uma das categorias do MOBI).

Fixado no meio do painel (o aparelho também pode ficar em algum porta-objetos ou bolsa, por exemplo), o celular se torna o display do carro. A integração é feita por meio de um aplicativo específico, com interface prática e ágil. Os aplicativos estão disponíveis nos sistemas iOS e Android.

FIAT_MOBI_WAYON_CENTRAL_LIVE_ON_001

Com esta facilidade, o motorista terá dois mimos: o Eco Drive Live e o Car Parking.

Eco Drive Live: Quantas vezes você já pensou: “Mas esse carro está gastando muito combustível!”. Com o aplicativo, será possível ter o recurso que analisa como o motorista está dirigindo em termos de economia. Quanto menos combustível for consumido, mais eficiente é a condução.

Car Parking: Vou citar uma cena pela qual você já deve ter passado: você precisa passar no mercado ou no shopping correndo, sofre para achar uma vaga, encontra e sai. Quando volta, fica horas procurando o carro. Quem nunca? Pensando nisso, o Car Parking, parte do sistema que está neste aplicativo, te lembrará exatamente onde você deixou seu veículo, além de informar sobre restrições de trânsito.

O separador no porta-malas

O porta-malas é sempre um problema para muitas pessoas que vão escolher um novo carro. No Fiat Mobi, no qual cabe até cinco pessoas, a concessionária trouxe um novo modelo de porta-malas, onde é possível separar os itens.

FIAT_MOBI_LIKEON_ESTUDIO_019

Em um compartimento removível, o motorista poderá separar seus itens como achar melhor, ótimo para quem faz muita compra em mercado e gosta de separar comidas de produtos de higiene.

Com um toque especial, o banco traseiro bipartido faz com que o usuário ganhe espaço a mais no porta-malas sem perder totalmente o espaço traseiro do carro.

Diversos modelos

Sempre com quatro portas, motor Fire Evo Flex 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Mobi tem uma gama de versões. Dessa forma, a estrutura da linha se apresenta da seguinte forma:

Mobi Easy

Acessível e racional, mas já com visual atraente, a versão Easy apresenta como principais itens de série: banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

Mobi Easy On

Em relação à Easy, ela ganha de série o conforto de ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além do estilo das rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.

Mobi Like

Por sua vez, a configuração Like aposta no conteúdo da Easy On, com o acréscimo de vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Like On

Somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

Mobi Way

A versão Way traz todos os itens da opção Like, com uma dose extra de aventura e jovialidade. Seus diferenciais são as barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Way On

A configuração Way On completa a gama do Fiat Mobi. Ela repete o visual mais robusto da Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

Desbravando São Paulo com o Mobi

Me permitam aqui, fazer o relato superpessoal da aventura paulistana. Imagina, eu, jovem curitibano que nunca dirigiu fora da capital, pega o Mobi para fazer um test drive nas ruas movimentadas e loucas de São Paulo, pois bem, fui!

mobi-são-paulo

Me juntei às blogueiras Karine FilizolaFlávia Desgranges, Melina de Souza e embarcamos nas ruas desconhecidas da capital paulista. Acreditem, em um carro com toda a tecnologia possível, com quatro pessoas que vivem conectadas 24 horas por dia e com o mapa na mão… Conseguimos nos perder!

No trajeto de pouco mais de 10km pelas ruas em torno ao Hotel Hilton Morumbi, próximo à ponte estaiada de São Paulo, conseguimos perceber a leveza de se dirigir o Fiat Mobi. Com uma marcha leve e um volante que você consegue controlar facilmente, se perder em meio às ruas da capital não foi nada assustador.

Nos 15 minutos que fiquei em frente ao volante do novo carro da FIAT, percebi quão bom e encantador é andar dentro do MOBI. A facilidade do controle do carro pelo volante é algo prático, para quem ama trocar de música enquanto dirige.

No mais, me permitam fazer igual ThaynaraOG e dizer: #vemMobi. Toda a cobertura do evento e do Test Drive você pode acompanhar no snapchat curitibacult.

Mobi Party em Curitiba

Para continuar as comemorações do lançamento, a FIAT trará a Curitiba uma extensão da festa que tivemos em São Paulo. Neste sábado (16), acontecerá no Museu Oscar Niemeyer (MON), a partir das 10h, a Mobi Party. A entrada é gratuita.

O evento que vai até às 16h, contará com Live Painting, DJs, Parkour, Shows, Food Trucks e cervejas artesanais.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/fiatbr/videos/vb.155997261121919/997372363651067/?type=2&theater” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

O Curitiba Cult viajou a São Paulo a convite da FIAT.