
A literatura e o turismo se entrelaçam em passeios temáticos cada vez mais procurados por turistas. Cada vez mais, leitores apaixonados buscam destinos que dialogam com suas obras favoritas, conectando-se ao território de maneira profunda, sensorial e afetiva.
Entre as iniciativas que têm apostado na união entre literatura e viagem está a NomadRoots, produtora de viagens com conhecimento que, além de organizar viagens personalizadas, promove roteiros em pequenos grupos para destinos que inspiraram grandes obras. Alguns de seus itinerários já passaram por lugares como Salvador, Paraíba, Pantanal, Amazônia e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, oferecendo aos viajantes uma imersão profunda entre paisagem, memória e narrativa. “É uma vivência transformadora. Os livros ganham novas camadas quando visitamos os locais que os inspiraram. A leitura se mistura ao olhar e à vivência, e o entendimento das obras se aprofunda”, explica Paola Gulin, sócia da NomadRoots.Confira alguns destinos que marcam a literatura brasileira:
A capital curitibana está retratada na obra de um grande escritor, homenageado recentemente com uma comanda nacional: Dalton Trevisan. Conhecido como Vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan é um dos mais importantes escritores do Brasil. Falecido em 2024, colecionou prêmios como Jabuti, Camões, Machado de Assis e muito mais, consolidando sua escrita singular. “Novelas Nada Exemplares”, “Cemitério de Elefantes”, “O Vampiro de Curitiba” e a “A Polaquinha” são parte de seu acervo e traduzem uma Curitiba gélida, peculiar e muitas vezes, provinciana.
Alguns dos locais que aparecem em seus livros incluem a Rua Ubaldino do Amaral, o bairro Alto da Glória, o centro de Curitiba e a Boca Maldita, ponto turístico que todo viajante precisa conhecer. A casa onde Trevisan morou, na esquina da Ubaldino do Amaral com a Amintas de Barros, se tornou um ponto turístico não oficial, com fãs visitando o local.
Localizado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é repleto de histórias que fazem parte do imaginário do brasileiro, presente em novelas, livros e outras obras artísticas. O poeta cuiabano Manoel de Barros, um dos expoentes da região, foi a inspiração da NomadRoots para um roteiro. Manoel de Barros em o “Livro de Pré-Coisas: Roteiro para uma Excursão Poética no Pantanal” e seus poemas e textos autobiográficos, como “Memórias Inventadas”, têm o Pantanal como pano de fundo, destacando as belezas e as particularidades de quem habita a região.
Um dos maiores escritores vivos do Brasil é Milton Assi Hatoum, com relatos contemporâneos da história. Seus livros venderam mais de 400 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em dezessete países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha. A Amazônia sempre está presente, em romances como “Relato de um Certo Oriente”, “Dois Irmãos”, “Cinzas do Norte” e “Órfãos do Eldorado”. A destruição da região é outra constante, relatada em poemas como “O Fim que Se Aproxima”.
O baiano Jorge Amado é um dos autores mais traduzidos do Brasil, além de deter o título de escritor com o maior número de adaptações para o cinema, teatro e televisão. Um dos marcos da teledramaturgia brasileira, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, leva sua assinatura, além de outros clássicos, como “Tieta”, “Gabriela Cravo e Canela”, entre outros. Várias obras de Jorge Amado se passam em Salvador, incluindo “Mar Morto”, “Jubiabá”, “Bahia de Todos os Santos” e “O País do Carnaval”. Suas obras retratam o dia a dia da cidade, explorando a cultura e história.
A obra “Grande Sertão Veredas” é emblemática, um marco da literatura nacional e lusófona. A história se passa no sertão do norte e noroeste de Minas Gerais, mais especificamente na região do Vale do Urucuia. O livro de Guimarães Rosa também inclui partes de Goiás e Bahia, envolvendo as nascentes do rio Urucuia e áreas próximas ao Rio São Francisco. O romance experimental modernista teve sua primeira capa desenhada pelo também consagrado artista Poty Lazarotto. A história versa sobre o jagunço Riobaldo, revelando o sertão.
Em maio de 2002, o Clube do Livro da Noruega, entidade que congrega editores noruegueses, incluiu “Grande Sertão: Veredas” em sua lista dos cem melhores livros de todos os tempos — único brasileiro entre 100 escritores de 54 países. Na divisa de Minas Gerais com a Bahia foi criado o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, uma homenagem a Guimarães Rosa, que revela aos viajantes um pouco do universo do autor.
Érico Veríssimo tornou por meio da sua escrita simples e direta um dos autores mais populares do Brasil. É dele os clássicos “Olhai os Lírios do Campo”, “Noite” e o “O Tempo e o Vento”, que inclusive foi adaptado para a televisão. O Rio Grande do Sul é a sua paixão e Porto Alegre é o cenário de algumas de suas histórias.
Em “Noite”, parques, igrejas e o Centro da capital gaúcha são narrados e despertam no leitor a vontade de conhecer de perto estes locais. Para quem desejar sentir um pouco de Porto Alegre, “Noite” virou filme sob direção de Gilberto Loureiro. A produção recebeu os prêmios de melhor filme, melhor ator (Pereio), melhor ator coadjuvante (Otávio Augusto) e Prêmio Especial do Juri, no Festival de Gramado.
Um dos maiores intelectuais brasileiros é Ariano Suassuna, autor da emblemática obra “O Auto da Compadecida”, que virou filme e série, além dos consagrados “‘Romance d’A Pedra do Reino” e o “Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”. Foi um importante divulgador da cultura nordestina e já representou o Brasil no Prêmio Nobel de Literatura. No Recife, sua cidade natal, a Zona Norte está presente em suas obras, assim como o bairro do Poço da Panela, onde ele residia na Rua do Chacon. O sertão é outro elemento vibrante, com menções a São José do Belmonte (PE), com a Pedra do Reino (Pedra Bonita), e as paraibanas Taperoá (PB) e Sousa (PB), onde Suassuna passou sua infância.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.