Conheça Daniela Medeiros, curitibana que fez parte da produção do filme “Superman”

Daniela Medeiros; curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.
Foto: arquivo pessoal

Um dos filmes mais aguardados do ano contou com um toque bem brasileiro. A curitibana Daniela Medeiros foi assistente de direção de arte em “Superman”, que chegou aos cinemas nesta semana. O filme inaugura uma nova fase do Universo DC nas telonas, com James Gunn (que antes dirigiu filmes da Marvel) no comando.

A história conta um momento de virada para Superman, buscando justiça e ao mesmo tempo valorizando seu lado mais humano. A trama se passa na cidade fictícia de Metrópolis, surgida nos quadrinhos e parte fundamental da trama do super-herói. Daniela ajudou a transformar essa cidade em realidade. Nessa entrevista exclusiva com o Curitiba Cult, ela conta como foi elaborar os detalhes da cidade que ajudam a transformar “Superman” em um dos melhores filmes de super-heróis do ano.

Qual seu cargo na produção?

Assistant Art Director/Art Director. O meu principal trabalho nesse projeto foi ajudar a transformar a cidade de Metrópolis em realidade, gerenciei a cidade até o momento de execução, quando o trabalho foi dividido. Metropolis é uma cidade icônica e tivemos a oportunidade de pensar em todos os detalhes dela. Desenvolvemos mapas de ruas, placas de trânsito, comunicação visual, propagandas, nomear companhia de luz, água, Correios – tudo que uma cidade real tem, Metropolis também tem. Fizemos uma Bíblia com todas essas referências diretas dos quadrinhos, e assim fomos criando a cidade que está no filme. O que não existia nos quadrinhos, nós batizamos usando nomes de personagens desse universo, ou até mesmo de criadores da DC. Tem até nomes da equipe no meio! Enfim, minha responsabilidade foi cuidar disso tudo, organizar e distribuir informações. Depois cuidei da execução dos sets e participei das gravações. Foi uma experiência incrível!

Como chegou até esta equipe de trabalho?

Conheço essa equipe faz muitos anos, trabalhamos juntos em outros projetos como “Guardiões da Galáxia” e “Megalopolis”.

Daniela Medeiros; curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Daniela Medeiros; curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Você já fez grandes trabalhos como “Megalópolis” e “Mank”. Qual a diferença para um projeto como o de “Superman”?

A missão do Departamento de Arte em qualquer projeto é de criar um mundo onde uma história acontece. Tanto em projetos de época – como o Mank, projetos futuristas – como Megalopolis, ou em projetos de super-heróis. Existe sempre um mundo a ser interpretado e construído para convidar os espectadores a participar da história.

Em filmes de super-heróis, muitas vezes temos oportunidades de criar mundos imaginários, em outros planetas, como em Thor ou Guardiões. No caso do super-homem, apesar de ele se enquadrar nessa categoria, o mundo dele é a Terra, ele trabalha como repórter no Daily Planet, tem uma família numa fazenda, tem uma vida aqui. É a Terra, mas imaginada pela DC nos quadrinhos, o que é muito interessante.

Trabalhamos muito para construir Metrópolis com mais veracidade possível, e tenho certeza que todos vão se transportar para ela. Isso foi muito legal de fazer!

Daniela Medeiros com detalhes da produção, curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Daniela Medeiros com detalhes da produção; curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Como foi o contato com o diretor? Como é construída visão do filme ao lado de James Gunn?

James Gunn é um diretor muito focado na história e nesse projeto ele tinha a missão de contar a sua versão de um personagem emblemático e geracional como o Super-homem. Para ele era muito importante mostrar a essência do personagem, que é voltada a valores muito puros e na coragem e dedicação para defender seus ideais, e, além disso, fazer desse universo o mais realista possível. A nossa missão, junto com nossa líder Beth Mickle, era interpretar tudo isso e criar esse mundo. Como já trabalhamos com ele algumas vezes, ele confia na nossa equipe, o que facilita o processo e faz da colaboração um processo muito enriquecedor.

Daniela Medeiros com detalhes da produção curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Daniela Medeiros com detalhes da produção; curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Quais os desafios para um megaprojeto como esse?

Como sempre, orçamento e cronograma. Apesar de um projeto como esse ter mais investimento, eles também vem com demandas muito mais altas. Além disso, tínhamos a responsabilidade de criar um universo que as pessoas conhecem há muito tempo e pelo qual são apaixonadas. Temos que honrar essa paixão.  Há uma expectativa de pensar nos mínimos detalhes e não errar nas referências. Tivemos a oportunidade de imaginar como seria o icônico Daily Planet mas também uma loja de souvenir, Pet Store, etc. Porém, nessa escala de projeto, conseguimos sempre buscar a melhor solução dentro do orçamento, que não necessariamente é a mais barata.

Daniela Medeiros com detalhes da produção curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Daniela Medeiros com detalhes da produção; curitibana faz parte da equipe de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Qual sua expectativa para a recepção do público? Tem algum detalhe em especial que você espera que o público note?

Que as pessoas amem! E como disse, TUDO foi temático em Metrópolis, desde placas de ruas, lojas, jornais, veículos… Nada está ali por acaso. Então os fãs mais atentos conseguirão encontrar muitos Easter Eggs direto do universo DC. Além disso, lanço um desafio para ME encontrar na tela! Eu faço uma participação especial em uma das cenas, vamos ver quem consegue me encontrar!

Como é levar o nome de Curitiba para uma produção global como essa?

Eu tenho muito orgulho de representar minha cidade e sempre que tenho oportunidade eu falo sobre ela. Inclusive eu presenteei todas as mulheres da equipe de arte com camisetas da Peita, dizendo “Lute como uma garota”.

Detalhes do projeto de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

Detalhes do projeto de arte do filme Superman. Foto: arquivo pessoal.

“Superman” marca uma nova fase no universo DC no cinema, como é pensar essa nova fase visualmente? O que podemos esperar?

Este foi o primeiro projeto do James Gunn mostrando sua versão do universo DC, e eu diria que o que podemos esperar são filmes intensos, cheios de camadas, com mensagens importantes e que também honram o histórico da DC, desde criadores, desenhistas, até os mínimos detalhes presentes nos quadrinhos. Os fãs mais assíduos conseguirão encontrar muitas referências nos filmes, e conexões entre os filmes também.

Por Brunow Camman
12/07/2025 11h28

Artigos Relacionados

“Superman” de James Gunn é humano, divertido e fiel aos quadrinhos; leia crítica

Rede de cinemas em Curitiba tem “Lilo & Stitch” a R$ 11,50