
Com mais de 25 anos de estrada sendo uma das bandas pioneiras do psychobilly, os veteranos da banda irlandesa, Spellbound, abrem o primeiro dia do Curitiba Rock Carnival, no dia 06 de fevereiro (sábado) a partir das 13h, no estacionamento da Câmara Municipal, na esquina das Ruas Barão de Rio Branco e Visconde de Guarapuava, onde acontece desde a primeira edição, em 2013. A entrada é gratuita e com limite a lotação.
Embora, a banda Spellbound esteja geograficamente isolada do restante da Europa, um ano antes da estreia do Rock Carnival, Frankie Hayes, vocalista da banda, esteve em turnê no Brasil e disse em entrevista que ‘o público brasileiro é igual ao da Irlanda’. Levando em consideração a similaridade da fama de irlandeses e brasileiros consumirem um nível alto de boas cevadas, a afirmativa de Hayes faz sentido.
Na noite de abertura, outra banda gigante sobe ao palco, o trio pretopunk, dos irmãos de Detroit (USA), a banda (A Band Called) Death. No começo da década de 1970, negros, e tendo a gravadora Montown ditando a indústria fonográfica, da qual os irmãos eram ideologicamente contra. A atitude punk da banda Detah de se esquivar dos contratos da gigante Montown rendeu ao trio apenas uma fita k7 demo encontrada três décadas depois. Após o encontro, foi somente em 2009 que a banda lançou o primeiro disco com apenas 26 minutos e ironicamente intitulado “… For The Whole World To See” [Para o Mundo Todo Ver].
Do ABC paulista, a banda ‘nascida no fim dos tempos’ a excêntrica Reverendo Frankstein, também estão escaladas para a noite de abertura do Rock Carnival. Com destaque no cenário atual de sampa, em 2014, a banda lançou o EP “Lado Escuro“, e no ano passado a banda foi convidada para integrar as coletâneas alemãs, “Dynamite”, lançada em CD e “Weird Fervo“, em vinil.
Além dos gringos e da banda Reverendo, vai ter a pedrada musical das pratas da casa curitibana. Das 21 bandas que se apresentam entre os dias 06 e 09, ao todo, 14 bandas de Curitiba integram o lineup. No sábado se apresentam, The Shorts, Semblant, Jailor e Ruido MM.
SEGUNDO DIA
No domingo, de São Carlos (SP), a banda The Dead Rocks, considerada a melhor banda de surf music do país, tendo em sua bagagem três turnês pela Europa, shows na Argentina, quatro discos lançados, singles em vinil e participações em várias coletâneas no Brasil e na Europa. Do repertório, composições próprias, grandes clássicos da surf music e do rock dos anos 50 e temas de filmes serão apresentados no segundo dia do festival.
Figura carimbada da baixa Rua Augusta, em São Paulo, e responsável pelo Inferno Club, canto cativo para amantes do rock, Joe Klenner é o idealizador da banda Corazones Muertos. Além de ser vocalista e guitarrista, o time conta ainda com Flavio Cavichioli, ex-baterista do Forgotten Boys e do Pin Ups e do músico Ciro Pessoa (fundador do Titãs). A banda conta ainda com Guilherme Rosa (Guitarra) e Arthur Cocev (baixo).
As bandas curitibanas, Confraria da Costa, Machete Bomb, Os Penitentes, Cwbillys e Repelentes encerram as apresentações do segundo dia.
ÚLTIMO DIA
Os hermanos da banda Los Frenéticos desembarcam em Curitiba pela primeira vez e começam sua temporada brasileira no último dia do Rock Carnival e apresentam as músicas de “El Playa“, primeiro disco lançado pela banda em 2012. Entre o punk e o surf music, a banda nasceu em Córdoba, na Argentina e remetem em seu trabalho, bandas sessentistas do mesmo gênero como os uruguaios de Los Shakers e do franês, Claude Ciari.
Eles já misturaram o samba com o psychobilly, se mudaram para o Brasil, e continuam sempre em evolução com tradicional hillbilly americano mesmo sendo um quarteto autenticamente britânico. A banda Frantic Flinstones já passou por Curitiba, em 2007, e com quase trinta anos de estrada retornam para a capital.
Na mesma noite, as bandas curitibanas, Blindagem, Sarnentos, Pão de Hamburguer, Joanetes e B-Booms encerram a terceira edição do festival.
Embora o evento tenha apenas três anos de existência, o Curitiba Rock Carnival se consolidou no cenário da cidade e apresenta nesta edição o amadurecimento do seu lineup e propõem ainda o potencial que a capital possui para receber artistas consagradas do lado b musical e das bandas originárias de Curitiba já consolidadas e dando espaço aos novos grupos que tem se destacado no cenário nacional e internacional.
CURITIBA ROCK CARNIVAL 2016
SÁBADO. 06/Fev
– 20:45hs / 22hs – (A Band Called) DEATH (Usa)
– 19:30hs / 20:15hs – The Shorts (Cwb)
– 18:25hs / 19:10hs – Semblant (Cwb)
– 17:05hs / 18:05hs – Spellbound (Irlanda)
– 16hs / 16:40hs – Jailor (Cwb)
– 15hs / 15:40hs – Ruido/MM (Cwb)
– 14hs / 14:40hs – Reverendo Frankstein (São Paulo/Sp)
DOMINGO. 07/Fev
– 20:45hs / 22hs – Confraria da Costa (Cwb)
– 19:30hs / 20:15hs – Machete Bomb (Cwb)
– 18:25hs / 19:10hs – The Dead Rocks (São Carlos/Sp)
– 17:05hs / 18:05hs – Penitentes (Cwb)
– 16hs / 16:40hs – Cwbillys (Cwb)
– 15hs / 15:40hs – Corazones Muertos (São Paulo)
– 14hs / 14:40hs – Repelentes (Cwb)
SEGUNDA. 08/Fev
– 20:45hs / 22hs – Blindagem (Cwb)
– 19:30hs / 20:15hs – Sarnentos (Cwb)
– 18:25hs / 19:10hs – Los Freneticos (Argentina)
– 17:05hs / 18:05hs – Frantic Flintstones (Uk)
– 16hs / 16:40hs – Pão de Hamburguer (Cwb)
– 15hs / 15:40hs – Joanetes (Cwb)
– 14hs / 14:40hs – B-Booms (Cwb)

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.