Desde que conheci a MOKO numa feira de marcas locais, me apaixonei pelo conceito da marca e precisava trazer ela pra vocês conhecerem também.

 

Com o intuito de fazer o bem, promovem a ideia de que a cada camiseta comprada, outra é doada. Assim nasceu a MOKO, que em tupi guarani significa Dois.

A marca foi idealizada pelas mãos e coração do Fernando Kuwahar e mais 3 amigos – Diego Bergamini, Eduardo Gonçalves e Carlos Becker. Juntos, eles dão vida a um trabalho incrível com moda e ainda fazem o bem ao próximo.

Acompanhe nossa entrevista com o Fernando para saber mais. 🙂

Como nasceu a MOKO?
A marca nasceu da vontade de fazer algo pelo mundo. Pode parecer um pouco utópico ou exagerado, mas este foi o ponto de partida para a concepção da ideia da MOKO. S
urgiu como uma empresa social, que diferente de empresas normais, tem como objetivo resolver um problema social. No nosso caso, trabalhamos no desenvolvimento de instituições e comunidades. Este é o objetivo da empresa e a camiseta é somente o meio para chegarmos lá.

Focados nesse objetivo, desenvolvemos nosso conceito e produtos, que vão além de uma estampa legal ou uma modelagem e tecidos bacanas, as camisetas contam histórias e carregam os esforços de todos que fazem parte da cadeia, representando um veículo para a promoção do bem, estimulando a economia criativa, a sustentabilidade e o pensar mais humano sobre a moda.

MOKO 5

O que é a MOKO?
Temos hoje duas marcas em nosso portfólio:
MOKO: Criadas a partir de atividades recreativas com instituições de acolhimento de crianças, as T-shirts MOKO tem um design exclusivo full print ou básicas, com uma identidade única e brasileira. Além das estampas marcantes, cada produto vem numa caixinha de mdf reutilizável e tem em sua tag sementes que podem ser plantadas. Para cada camiseta vendida, uma é doada para as crianças.

MOKO 2

Embalagem MOKO

DOIS by MOKO: Conta histórias através de suas estampas. Criada em parceria com ongs, cada coleção transmite a essência do trabalho desenvolvido em estampas. O lucro gerado com as vendas é repassado para as instituições em prestações de contas mensais.

Quais os processos de produção das peças?
Dentro de nosso processo produtivo temos como princípio que nos guia o “Comércio Justo”, uma abordagem mais humana, transparente e inclusiva para toda a cadeiaSabemos que ainda temos muito que aprimorar e nosso sonho é poder trabalhar ainda mais com capacitação e geração de renda, mas desde o início estabelecemos alguns guidelines para tudo que fazemos:

  • Nossa produção é realizada por terceiros que passam por um checklist que garantem que seus negócios atuam dentro da legalidade, com funcionários registrados e remunerados adequadamente, com todos os encargos trabalhistas em dia, com cuidado com os resíduos e minimização de descarte.
  • Exigimos a certificação de nossa matéria prima.
  • Nossas embalagens são pensadas para serem 100% reutilizáveis e são produzidas por famílias na região periférica da cidade. Além de promover a geração de renda, trabalhamos lado a lado com os parceiros para aprimorar a qualidade e competitividade de seus produtos/serviços.
  • Não trabalhamos com serigrafia normal que gera uma quantidade enorme de resíduos no meio ambiente a cada lavagem de tela.
  • Nunca utilizamos o termo fornecedor/cliente, mas tratamos todos como parceiros, onde o objetivo é o desenvolvimento conjunto.
  • Amamos o trabalho de forma colaborativa e sempre estamos abertos a designers e artistas que queiram fazer parte de nossas oficinas criativas com as crianças nas instituições.

 

Onde encontrar MOKO?
Atualmente temos nossa venda online: loja.moko.com.br e estamos frequentemente em eventos/feiras espalhadas pela cidade (ficar de olho no nosso facebook). Estamos trabalhando (notícia em primeira mão) para a abertura de nossa primeira loja física ainda este ano. 😀

MOKO 4