No primeiro dia do mês de celebração do orgulho LGBTQI+, a comunidade ganhou um novo aliado: a M0na Bot, primeiro robô brasileiro a monitorar diariamente a tramitação de Projetos de Lei da causa LGBTQI+ nas Assembleias Legislativas. A iniciativa está disponível no Twitter e no Instagram.

O M0na foi/está sendo programado para monitorar diariamente os projetos que estão e que entram em tramitação nas Assembleias Legislativas. Sempre que o M0na detectar que determinada Assembleia não tem nenhum projeto que atende a causa em votação, ela também faz essa notificação”, explica Caio Budel, jornalista e um dos criadores do bot. Além dele, também idealizaram o projeto o publicitário Pierre Míchel e o programador Sandro Motyl.

Inicialmente, o bot só está monitorando as 27 Casas Legislativas Estaduais. Mas, os criadores do robô querem que o ele passe a monitorar também, ainda neste mês, os projetos em tramitação na Câmara Federal e no Senado.

É uma forma de incentivar os membros da comunidade a cobrarem seus representantes. E a entenderem que o sistema político pode ser muito benefício para a realidade em que você está inserido. Tem muitos projetos bons sendo debatidos nos Estados, mas que poucas pessoas da comunidade ficam sabendo”, completa Pierre.