Conheça 10 filmes inspirados na vida de famosos para assistir nos streamings

Homem com H um dos filmes para aproveitar no Dia do Cinema Nacional. Foto: Divulgação/Paris Filmes.
Foto: Divulgação/Paris Filmes

Eles brilharam nos palcos, nas telas e nas galerias, e agora têm suas histórias contadas no cinema. As cinebiografias caíram no gosto do público e mostram que a vida por trás da fama pode ser tão intensa quanto qualquer ficção. De ícones da música a personalidades da TV, esses filmes revelam os bastidores, as crises, os amores e os dilemas que moldaram grandes nomes da cultura. Se você curte tramas reais com boas doses de emoção, arte e nostalgia, prepara a sua pipoca que essa lista é pra você!

Conheça 10 filmes inspirados na vida de famosos para assistir nos streamings:

“Homem com H”

Recentemente Ney ganhou a cinebiografia “Homem com H”, estrelada por Jesuíta Barbosa. Com referências à grandes nomes da música nacional, como Cazuza e  Elvira Pagã, o filme retrata a vida do cantor desde sua infância, até alcançar o estrelato. A obra com direção de Esmir Filho é considerada um grande sucesso nacional, com mais de 600 mil espectadores nos cinemas e faturamento de R$ 13 milhões.

Onde assistir: Netflix.

“Frida”

A produção acompanha a trajetória da pintora mexicana Frida Kahlo desde sua juventude, destacando momentos marcantes de sua vida pessoal e artística. O longa retrata sua intensa e conturbada relação com o também artista Diego Rivera. Mais do que uma biografia tradicional, o filme explora como a artista transformou a dor em expressão artística, rompendo com o ideal romantizado da vida de um artista. Lançado em 2002, o filme é baseado no livro “Frida – A Biografia”, de Hayden Herrera, e foi premiado com dois Oscars, um Globo de Ouro e um BAFTA. 

Onde assistir: Mercado Play e Apple TV.

“Cazuza – O Tempo Não Para”

Lançado em 2004, o filme retrata os anos intensos da vida de Cazuza, do início da carreira no Barão Vermelho até sua trajetória solo marcada por rebeldia, poesia e enfrentamento à AIDS. Interpretado por Daniel de Oliveira, o cantor é apresentado em sua essência provocadora, apaixonada e vulnerável. A obra traz momentos emblemáticos de sua vida pessoal e artística, misturando música, amores e embates familiares. 

Onde assistir: Globoplay, Netflix, Prime Video e HBO Max.

“Elvis”

O rei do rock também ganhou sua adaptação cinematográfica há alguns anos. O filme acompanha a ascensão meteórica de Elvis Presley, interpretado por Austin Butler, desde o início de sua carreira até os momentos finais de sua vida. Dirigido por Baz Luhrmann, o longa mergulha na relação conturbada entre o artista e seu empresário, o Coronel Tom Parker, vivido por Tom Hanks. Com figurinos marcantes e uma estética que ganhou a crítica, a produção ganhou indicação a oito Oscars, sendo vencedor na categoria de “Melhor Figurino”.

Onde assistir: Prime Video e HBO Max

“Hebe – A Estrela do Brasil”

A apresentadora Hebe Camargo teve sua história contada em 2019, através de um filme e uma série. As atrizes Andréa Beltrão e Valentina Herszage dão vida à estrela, além de diversas outras personalidades do cinema brasileiro presentes na obra. O enredo apresenta os bastidores da televisão brasileira e os desafios enfrentados por Hebe ao longo da vida, abordando sua força, irreverência e posicionamentos políticos em tempos de repressão. A produção, inicialmente, ficaria apenas com a série de 10 episódios, mas ganhou uma nova edição pensada para as telas do cinema.

Onde assistir: Globoplay (série) e HBO Max (filme).

“Bohemian Rhapsody”

Um dos maiores nomes do rock mundial ganhou sua cinebiografia em 2018. “Bohemian Rhapsody” retrata a trajetória da banda Queen, com foco na vida e nos dilemas de Freddie Mercury, interpretado por Rami Malek. O filme acompanha desde os primeiros passos do grupo até o icônico show no Live Aid, em 1985, passando por momentos marcantes da carreira, da vida pessoal do vocalista e dos conflitos internos da banda. Com performances envolventes, a produção conquistou o público ao celebrar a singularidade e a ousadia de Mercury. Rami Malek venceu o Oscar de Melhor Ator pelo papel, e o filme levou outras três estatuetas.

Onde assistir: Globoplay e Disney+.

“2 Filhos de Francisco”

Clássico da Sessão da Tarde, a obra que retrata a trajetória da dupla Zezé di Camargo e Luciano ganhou o Brasil logo após sua estreia em 2005. Ao longo do filme, o público mergulha na história dos irmãos de Pirenópolis (GO) desde a infância, até à fama, incluindo os golpes que levaram e a perda de um dos irmãos. O filme traz Dira Paes e Ângelo Antônio no elenco. 

Onde assistir: Netflix, Prime Video e HBO Max.

“Spencer”

O filme “Spencer” é uma obra sensível que mergulha no universo íntimo da princesa Diana durante um dos períodos mais turbulentos de sua vida. Estrelado por Kristen Stewart, a produção se passa ao longo de um feriado de Natal na residência real de Sandringham, momento em que Diana decide colocar fim ao seu casamento com o príncipe Charles. Muito além de uma cinebiografia convencional, o longa de Pablo Larraín aposta em uma abordagem poética e psicológica, revelando as angústias, pressões e sentimentos de solidão vividos por Diana

Onde assistir: Prime Video e HBO Max.

“Bingo – O Rei das Manhãs”

Cercado por polêmicas ao longo de sua carreira, o palhaço Bozo serviu de inspiração para o aclamado filme “Bingo – O Rei das Manhãs”, lançado em 2017. A produção é considerada uma das grandes obras cinematográficas nacionais, celebrando Vladimir Brichta no papel de Augusto Mendes, um ator de pornochanchada que encontra sucesso ao interpretar o palhaço Bingo em um programa infantil de TV nos anos 1980. Com um ritmo frenético e estética vibrante, o longa retrata as alegrias e frustrações do protagonista, que vive o auge da fama enquanto sofre com o anonimato fora das câmeras. A obra revela os bastidores da televisão brasileira e os dilemas entre sucesso profissional e vazio pessoal. Sendo vencedor de diversos prêmios do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018, o filme também foi indicado a representar o Brasil no Oscar.

Onde assistir: HBO Max.

“No Portal da Eternidade”

 

Com Willem Dafoe no papel principal, o filme aborda a trajetória de Van Gogh após ser rejeitado pelas galerias de arte. No longa, o pintor decide seguir o conselho de seu amigo e também artista, Paul Gauguin, mudando-se para o sul da França. Contudo, nesse novo cenário, Van Gogh enfrenta um período intenso de instabilidade emocional e isolamento,  enquanto lida com os sintomas da depressão, episódios de delírio e o peso da incompreensão social. 

Onde assistir: Prime Video.

Por Yasmin Luz
27/07/2025 09h00

Artigos Relacionados

Saiba quais são as principais estreias nos cinemas ainda em 2025

“O Agente Secreto”, filme premiado com Wagner Moura, tem data de estreia no Brasil