
Eles brilharam nos palcos, nas telas e nas galerias, e agora têm suas histórias contadas no cinema. As cinebiografias caíram no gosto do público e mostram que a vida por trás da fama pode ser tão intensa quanto qualquer ficção. De ícones da música a personalidades da TV, esses filmes revelam os bastidores, as crises, os amores e os dilemas que moldaram grandes nomes da cultura. Se você curte tramas reais com boas doses de emoção, arte e nostalgia, prepara a sua pipoca que essa lista é pra você!
Conheça 10 filmes inspirados na vida de famosos para assistir nos streamings:
Recentemente Ney ganhou a cinebiografia “Homem com H”, estrelada por Jesuíta Barbosa. Com referências à grandes nomes da música nacional, como Cazuza e Elvira Pagã, o filme retrata a vida do cantor desde sua infância, até alcançar o estrelato. A obra com direção de Esmir Filho é considerada um grande sucesso nacional, com mais de 600 mil espectadores nos cinemas e faturamento de R$ 13 milhões.
Onde assistir: Netflix.
A produção acompanha a trajetória da pintora mexicana Frida Kahlo desde sua juventude, destacando momentos marcantes de sua vida pessoal e artística. O longa retrata sua intensa e conturbada relação com o também artista Diego Rivera. Mais do que uma biografia tradicional, o filme explora como a artista transformou a dor em expressão artística, rompendo com o ideal romantizado da vida de um artista. Lançado em 2002, o filme é baseado no livro “Frida – A Biografia”, de Hayden Herrera, e foi premiado com dois Oscars, um Globo de Ouro e um BAFTA.
Onde assistir: Mercado Play e Apple TV.
Lançado em 2004, o filme retrata os anos intensos da vida de Cazuza, do início da carreira no Barão Vermelho até sua trajetória solo marcada por rebeldia, poesia e enfrentamento à AIDS. Interpretado por Daniel de Oliveira, o cantor é apresentado em sua essência provocadora, apaixonada e vulnerável. A obra traz momentos emblemáticos de sua vida pessoal e artística, misturando música, amores e embates familiares.
Onde assistir: Globoplay, Netflix, Prime Video e HBO Max.
O rei do rock também ganhou sua adaptação cinematográfica há alguns anos. O filme acompanha a ascensão meteórica de Elvis Presley, interpretado por Austin Butler, desde o início de sua carreira até os momentos finais de sua vida. Dirigido por Baz Luhrmann, o longa mergulha na relação conturbada entre o artista e seu empresário, o Coronel Tom Parker, vivido por Tom Hanks. Com figurinos marcantes e uma estética que ganhou a crítica, a produção ganhou indicação a oito Oscars, sendo vencedor na categoria de “Melhor Figurino”.
Onde assistir: Prime Video e HBO Max
A apresentadora Hebe Camargo teve sua história contada em 2019, através de um filme e uma série. As atrizes Andréa Beltrão e Valentina Herszage dão vida à estrela, além de diversas outras personalidades do cinema brasileiro presentes na obra. O enredo apresenta os bastidores da televisão brasileira e os desafios enfrentados por Hebe ao longo da vida, abordando sua força, irreverência e posicionamentos políticos em tempos de repressão. A produção, inicialmente, ficaria apenas com a série de 10 episódios, mas ganhou uma nova edição pensada para as telas do cinema.
Onde assistir: Globoplay (série) e HBO Max (filme).
Um dos maiores nomes do rock mundial ganhou sua cinebiografia em 2018. “Bohemian Rhapsody” retrata a trajetória da banda Queen, com foco na vida e nos dilemas de Freddie Mercury, interpretado por Rami Malek. O filme acompanha desde os primeiros passos do grupo até o icônico show no Live Aid, em 1985, passando por momentos marcantes da carreira, da vida pessoal do vocalista e dos conflitos internos da banda. Com performances envolventes, a produção conquistou o público ao celebrar a singularidade e a ousadia de Mercury. Rami Malek venceu o Oscar de Melhor Ator pelo papel, e o filme levou outras três estatuetas.
Onde assistir: Globoplay e Disney+.
Clássico da Sessão da Tarde, a obra que retrata a trajetória da dupla Zezé di Camargo e Luciano ganhou o Brasil logo após sua estreia em 2005. Ao longo do filme, o público mergulha na história dos irmãos de Pirenópolis (GO) desde a infância, até à fama, incluindo os golpes que levaram e a perda de um dos irmãos. O filme traz Dira Paes e Ângelo Antônio no elenco.
Onde assistir: Netflix, Prime Video e HBO Max.
O filme “Spencer” é uma obra sensível que mergulha no universo íntimo da princesa Diana durante um dos períodos mais turbulentos de sua vida. Estrelado por Kristen Stewart, a produção se passa ao longo de um feriado de Natal na residência real de Sandringham, momento em que Diana decide colocar fim ao seu casamento com o príncipe Charles. Muito além de uma cinebiografia convencional, o longa de Pablo Larraín aposta em uma abordagem poética e psicológica, revelando as angústias, pressões e sentimentos de solidão vividos por Diana
Onde assistir: Prime Video e HBO Max.
Cercado por polêmicas ao longo de sua carreira, o palhaço Bozo serviu de inspiração para o aclamado filme “Bingo – O Rei das Manhãs”, lançado em 2017. A produção é considerada uma das grandes obras cinematográficas nacionais, celebrando Vladimir Brichta no papel de Augusto Mendes, um ator de pornochanchada que encontra sucesso ao interpretar o palhaço Bingo em um programa infantil de TV nos anos 1980. Com um ritmo frenético e estética vibrante, o longa retrata as alegrias e frustrações do protagonista, que vive o auge da fama enquanto sofre com o anonimato fora das câmeras. A obra revela os bastidores da televisão brasileira e os dilemas entre sucesso profissional e vazio pessoal. Sendo vencedor de diversos prêmios do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018, o filme também foi indicado a representar o Brasil no Oscar.
Onde assistir: HBO Max.
Com Willem Dafoe no papel principal, o filme aborda a trajetória de Van Gogh após ser rejeitado pelas galerias de arte. No longa, o pintor decide seguir o conselho de seu amigo e também artista, Paul Gauguin, mudando-se para o sul da França. Contudo, nesse novo cenário, Van Gogh enfrenta um período intenso de instabilidade emocional e isolamento, enquanto lida com os sintomas da depressão, episódios de delírio e o peso da incompreensão social.
Onde assistir: Prime Video.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.