Conheça 04 filmes brasileiros inspirados em letras de músicas nacionais

Filmes inspirados em música. Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

A música tem poder de contar histórias e, às vezes, essas histórias viram filmes. Quando uma letra inspiradora ganha vida nas telas, ela deixa de ser apenas uma canção para se tornar um universo. Pensando nisso, o Curitiba Cult separou uma lista quatro filmes que nasceram direto da música e capturam, no cinema, exatamente o que a canção narra.

Veja 04 filmes brasileiros inspirados em letras de música:

Eduardo e Mônica

Baseado na música de Renato Russo / Legião Urbana. O filme mostra Eduardo e Mônica se encontrando em uma festa, descobrindo que não têm nada a ver um com o outro — mas acabam se apaixonando. Ao longo do longa, eles enfrentam as diferenças de seus mundos, amadurecem juntos, constroem planos e lidam com conflitos comuns de casal jovem.

Onde assistir: Apple TV.

Faroeste Caboclo

Inspirado na música “Faroeste Caboclo” da Legião Urbana. A história segue João de Santo Cristo, que sai de sua cidade natal para Brasília buscando uma vida melhor. Ele se envolve com tráfico de drogas, e acaba apaixonado por Maria Lúcia, filha de um senador. A relação deles é marcada pelo crime, pela violência e por uma tragédia inevitável.

Onde assistir: Prime Video.

O Menino da Porteira

Baseado na canção sertaneja “O Menino da Porteira”, no filme, o peão Diogo conduz uma boiada até a Fazenda Ouro Fino e, durante a viagem, conhece Rodrigo, um garoto humilde que sonha em se tornar boiadeiro. Eles criam uma amizade forte, mas a região é dominada por um major tirano que pressiona os pequenos criadores. Diogo decide ajudar os sitiantes, e ainda se envolve num romance com Juliana, enteada do Major. 

Onde assistir: Prime Video.

O Abismo Prateado

Inspirada na canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque, o filme traz a dentista Violeta (Alessandra Negrini), casada há 14 anos e com um filho adolescente. Sua vida parece estável até ela escutar no celular do marido uma gravação: “seja feliz, querida”, ele diz, anunciando que vai embora. Em 24 horas, Violeta atravessa o Rio de Janeiro, imersa na dor da perda, buscando entender o que restou do relacionamento. Enquanto vaga por ruas e espaços vazios, ela tenta sobreviver à ferida emocional, lidando com a cidade como espelho de seu próprio abismo. 

Onde assistir: Globoplay.

Por Yasmin Luz
24/11/2025 13h00

Artigos Relacionados

05 novas exposições gratuitas em Curitiba para conhecer

06 ideias de rolês por menos de R$ 30 em Curitiba