Dia do Escritor: 04 escritores curitibanos para colocar no seu radar

Luci Collin. Foto: divulgação.
Foto: divulgação

Curitiba tem grandes escritores em sua história e nada mais justo do que relembrar suas maiores obras hoje (25), no Dia do Escritor! Entre nomes consagrados e talentos contemporâneos, a literatura produzida no estado reflete sobre inovação narrativa e forte conexão com temas sociais e culturais. De romances a HQs, os autores locais vêm ganhando destaque não só no Brasil, mas também no cenário internacional.

Confira alguns dos nomes de destaque da literatura contemporânea na capital paranaense:

Greg Stella

Bianca Pinheiro e Greg Stella. Foto: reprodução.

Bianca Pinheiro e Greg Stella. Foto: reprodução.

Quadrinista com destaque no cenário nacional, Greg Stella trabalha tanto individualmente quanto em parceria na produção de HQs e graphic novels. Suas obras “Eles Estão por Aí” e “Sob o Solo” — ambos lançados em colaboração com sua esposa, Bianca Pinheiro, com quem dividiu o processo criativo e assumiu as ilustrações — se destacam pelo traço expressivo e narrativas que mesclam sensibilidade, mistério e crítica social.

Luci Collin

Luci Collin. Foto: divulgação.

Luci Collin. Foto: divulgação.

Com mais de 20 obras publicadas, entre poesias, contos, romances e participações em antologias, Luci Collin é um dos nomes mais relevantes da literatura paranaense contemporânea. Ocupa a Cadeira 32 da Academia Paranaense de Letras e reúne em sua trajetória uma sólida formação artística. É também musicista, com especialização em Piano/Performance pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e sua escrita já foi reconhecida em premiações de prestígio, sendo finalista dos prêmios Oceanos, Jabuti e Clarice Lispector.

Jéssica Iancoski

Jéssica Iancoski. Foto: divulgação.

Jéssica Iancoski. Foto: divulgação.

Autora de poesia que dialoga com linguagem neutra e decolonialidade, a escritora de 29 anos se autodeclara como “Ativista pela democratização da Literatura”. Vencedora do Prêmio Sérgio Mamberti e finalista do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Poesia, Jéssica Iancoski se destaca com obras provocativas como “TeXtosterona: do X à neutralidade dos Homens”, “Texto2terona” e “América Xereca”. Seus livros já foram publicados tanto no Brasil quanto no exterior, e a autora também é idealizadora e editora-chefe da Editora Toma Aí Um Poema, projeto que amplia o acesso à literatura por meio de iniciativas independentes e inclusivas.

Henry Bugalho

Henry Bugalho. Foto: reprodução YouTube.

Henry Bugalho. Foto: reprodução YouTube.

Conhecido pelo best-seller “Guia Nova York Para Mãos‑de‑Vaca” e pela ficção “O Rei dos Judeus”, Henry Bugalho é escritor, youtuber e influenciador literário com forte presença online. Com mais de 700 mil inscritos em seu canal no YouTube, ele se destaca por promover debates políticos, análises sociais e reflexões sobre literatura e atualidades. Sua produção transita entre o universo da escrita e o das redes, ampliando o alcance da literatura por meio do conteúdo digital.

Bônus: Cristovão Tezza

Cristóvão Tezza. Foto: divulgação.

Cristóvão Tezza. Foto: divulgação.

Nasceu em Lages (SC), mas foi em Curitiba que consolidou sua vida e carreira, cidade onde cresceu, estudou, lecionou e construiu família. Seu romance mais conhecido é “O Filho Eterno”, vencedor dos principais prêmios literários do país. A cidade é cenário recorrente em suas obras, funcionando como pano de fundo afetivo e simbólico de sua escrita.

Por Yasmin Luz
25/07/2025 09h00

Artigos Relacionados

Pedro Bial é confirmado como uma das atrações da Bienal do Livro do Paraná

Conheça 06 filmes inspirados na vida de pintores famosos