
Todo mundo já se perguntou sobre o significado do nome de algumas bandas. Algumas são tão curiosas, que o contexto chega a ser mirabolante. Já outras, são tão evidentes que impressionam por sua simplicidade.
Alguns nomes seguem referências de comida, como o Red Hot Chilli Peppers, ou referências pessoais, como a curitibana Jovem Dionisio, que deu o nome à banda em homenagem ao bar que ambos frequentavam, o “Bar do Dionisio”.
Confira a origem do nome das bandas internacionais que vêm para Curitiba este ano!

Twenty One Pilots. Foto: Divulgação.
O duo formado por Tyler Joseph e Josh Dun nasceu em 2009, e seu nome tem uma origem curiosa. Quando a banda estava se formando, Tyler estudava a peça “All My Sons”, em que um homem fornecia peças para aviões usados durante a Segunda Guerra Mundial. Ao receber uma mercadoria defeituosa, conscientemente repassou para não perder dinheiro e poder sustentar sua família. A decisão acarretou em 21 pilotos mortos, sendo um deles, seu filho. O objetivo de Tyler ao definir o nome da banda, foi indagar seu público sobre suas decisões. A dupla passa por Curitiba em janeiro (22/01), para um show na Pedreira Paulo Leminski. Os últimos ingressos estão disponíveis na plataforma Eventim.

Sting 3.0. Foto: Carter B. Smith.
A tradução para “sting” é, literalmente, ferroada. Em entrevista para o programa “The Howard Stern Show”, o vocalista da banda The Police, que passa por Curitiba no dia 18 de fevereiro, contou que participou de um grupo de jazz aos 18 anos. Em um dos ensaios, foi com um suéter amarelo com listras pretas horizontais, e logo o apelido pegou. O show de Sting acontece na Pedreira Paulo Leminski, e os ingressos podem ser comprados no site da Ticketmaster.

The Cult. Foto: Divulgação.
Inicialmente a banda se chamava “Southern Death Cult”, e foi inspirada em uma manchete de jornal lida pelo vocalista Ian Astbury. Com o tempo o nome foi adaptado para Death Cult, e hoje, permanece o The Cult. A banda retorna ao Brasil com a turnê comemorativa “The Cult – 40th Anniversary Tour”, e a apresentação em Curitiba acontece em 25 de fevereiro na Live Curitiba. Ainda há ingressos disponíveis na plataforma FasTix.

The Offspring. Foto: Daveed Benito.
Fundada em 1983 pelos integrantes Dexter Holland, Greg K. e Kevin Noodles, o nome inicial da banda era “Manic Subsidal”. A mudança veio anos depois, em 1986, quando consideraram que tal nome não era bom o suficiente. Não há uma história oficial sobre o nome da origem da banda, mas a teoria mais forte é que o filme “The Offspring: They Were Born to Kill” originou a nomenclatura. A banda passa por Curitiba em 09 de março, junto com outras bandas de punk, na Pedreira Paulo Leminkski. Os ingressos estão disponíveis no site da Eventim.

Duke Erikson, Butch Vig e Steve Marker já eram pessoas experientes no mundo da música. Eram grandes produtores musicais nos anos 80, e fizeram trabalhos para o Nirvana, Smashing Pumpkins e U2. A decisão de formar a própria banda veio em 1993, e o nome foi definido após um produtor musical chamar suas demos de lixo (garbage, em inglês). Dois anos depois, Shirley Manson entrou no grupo e a banda chegou ao estrelato. O show do Garbage em Curitiba acontece em 23 de março, na Live Curitiba, e os ingressos estão disponíveis na FasTix.

Banda Bush. Foto: Shervin Lainez.
Com passagem em Curitiba e Rio de Janeiro após o Lollapalooza, a banda inglesa escolheu um nome simbólico para representá-los. O grupo surgiu no bairro Shepherd’s Bush, em Londres, e o nome é uma referência ao local onde nasceram. O show em Curitiba acontece em 01 de abril, na Ópera de Arame. Ingressos disponíveis na plataforma Tickets For Fun.

Incubus. Foto: Shawn Hanna.
O nome da banda de rock alternativo Incubus é simples. Surgiu a partir do filme de mesmo nome, lançado em 1966. Em entrevista, o vocalista Brandon Boyd afirmou não gostar do nome, visto que não remete ao estilo de música que a banda produz. O show na capital paranaense acontece no dia 08 de abril, na Live Curitiba, e os ingressos estão a venda na plataforma Tickets For Fun.

System of a Down. Foto: Clemente Ruiz.
A banda, fundada em 1992, iniciou sua carreira com o nome “Voil”, e a mudança aconteceu após o vocalista Daron compor um poema intitulado “Victims of a Down”. De imediato, os integrantes curtiram e decidiram trocar o nome. O baixista Shavo sugeriu alterar a primeira palavra por “system”, por soar mais forte, e desde então permaneceu. O show em Curitiba acontece no dia 06 de maio, no estádio Couto Pereira, e os ingressos já estão esgotados. Ainda é possível comprar o pacote VIP no site da Eventim.

The Pretenders. Foto: Divulgação.
Ainda sem nome para a banda, em 1978, a guitarrista e vocalista Chrissie Hynde decidiu homenagear um antigo namorado. O rapaz tinha como música preferida “The Great Pretender”, e o nome pegou. A banda passa por Curitiba em 20 de maio, no Teatro Positivo, e os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos.

Epica. Foto: Tim Tronckoe.
A banda que desembarca em Curitiba em setembro, definiu seu nome em homenagem ao álbum homônimo da banda Kamelot. O grupo foi fundado em 2002 e segue o gênero metal sinfônico. A apresentação na capital paranaense ocorre na Ópera de Arame e os ingressos estão disponíveis na plataforma FasTix.

Il Volo. Foto: Divulgação.
A sensação de liberdade em que os três integrantes do grupo pop operático sentem ao cantar, é demonstrada no nome do trio. Il Volo é a tradução italiana para “o voo”, e transmite a arte dos jovens tenores. A apresentação em Curitiba acontece no Teatro Positivo, em 07 de outubro. A venda dos ingressos será anunciada em breve.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.