Todo mundo já se perguntou sobre o significado do nome de algumas bandas. Algumas são tão curiosas, que o contexto chega a ser mirabolante. Já outras, são tão evidentes que impressionam por sua simplicidade.
Alguns nomes seguem referências de comida, como o Red Hot Chilli Peppers, ou referências pessoais, como a curitibana Jovem Dionisio, que deu o nome à banda em homenagem ao bar que ambos frequentavam, o “Bar do Dionisio”.
Confira a origem do nome das bandas internacionais que vêm para Curitiba este ano!
O duo formado por Tyler Joseph e Josh Dun nasceu em 2009, e seu nome tem uma origem curiosa. Quando a banda estava se formando, Tyler estudava a peça “All My Sons”, em que um homem fornecia peças para aviões usados durante a Segunda Guerra Mundial. Ao receber uma mercadoria defeituosa, conscientemente repassou para não perder dinheiro e poder sustentar sua família. A decisão acarretou em 21 pilotos mortos, sendo um deles, seu filho. O objetivo de Tyler ao definir o nome da banda, foi indagar seu público sobre suas decisões. A dupla passa por Curitiba em janeiro (22/01), para um show na Pedreira Paulo Leminski. Os últimos ingressos estão disponíveis na plataforma Eventim.
A tradução para “sting” é, literalmente, ferroada. Em entrevista para o programa “The Howard Stern Show”, o vocalista da banda The Police, que passa por Curitiba no dia 18 de fevereiro, contou que participou de um grupo de jazz aos 18 anos. Em um dos ensaios, foi com um suéter amarelo com listras pretas horizontais, e logo o apelido pegou. O show de Sting acontece na Pedreira Paulo Leminski, e os ingressos podem ser comprados no site da Ticketmaster.
Inicialmente a banda se chamava “Southern Death Cult”, e foi inspirada em uma manchete de jornal lida pelo vocalista Ian Astbury. Com o tempo o nome foi sendo adaptado para Death Cult, e hoje, permanece o The Cult. A banda retorna ao Brasil com a turnê comemorativa “The Cult – 40th Anniversary Tour”, e a apresentação em Curitiba acontece em 25 de fevereiro na Live Curitiba. Ainda há ingressos disponíveis na plataforma FasTix.
Fundada em 1983 pelos integrantes Dexter Holland, Greg K. e Kevin Noodles, o nome inicial da banda era “Manic Subsidal”. A mudança veio anos depois, em 1986, quando consideraram que tal nome não era bom o suficiente. Não há uma história oficial sobre o nome da origem da banda, mas a teoria mais forte é que o filme “The Offspring: They Were Born to Kill” originou a nomenclatura. A banda passa por Curitiba em 09 de março, junto com outras bandas de punk, na Pedreira Paulo Leminkski. Os ingressos estão disponíveis no site da Eventim.
Duke Erikson, Butch Vig e Steve Marker já eram pessoas experientes no mundo da música. Eram grandes produtores musicais nos anos 80, e fizeram trabalhos para o Nirvana, Smashing Pumpkins e U2. A decisão de formar a própria banda veio em 1993, e o nome foi definido após um produtor musical chamar suas demos de lixo (garbage, em inglês). Dois anos depois, Shirley Manson entrou no grupo e a banda chegou ao estrelato. O show do Garbage em Curitiba acontece em 23 de março, na Live Curitiba, e os ingressos estão disponíveis na FasTix.
Com passagem em Curitiba e Rio de Janeiro após o Lollapalooza, a banda inglesa escolheu um nome simbólico para representá-los. O grupo surgiu no bairro Shepherd’s Bush, em Londres, e o nome é uma referência ao local onde nasceram. O show em Curitiba acontece em 01 de abril, na Ópera de Arame. Ingressos disponíveis na plataforma Tickets For Fun.
O nome da banda de rock alternativo Incubus é simples. Surgiu a partir do filme de mesmo nome, lançado em 1966. Em entrevista, o vocalista Brandon Boyd afirmou não gostar do nome, visto que não remete ao estilo de música que a banda produz. O show na capital paranaense acontece no dia 08 de abril, na Live Curitiba, e os ingressos estão a venda na plataforma Tickets For Fun.
A banda, fundada em 1992, iniciou sua carreira com o nome “Voil”, e a mudança aconteceu após o vocalista Daron compor um poema intitulado “Victims of a Down”. De imediato, os integrantes curtiram e decidiram trocar o nome. O baixista Shavo sugeriu alterar a primeira palavra por “system”, por soar mais forte, e desde então permaneceu. O show em Curitiba acontece no dia 06 de maio, no estádio Couto Pereira, e os ingressos já estão esgotados. Ainda é possível comprar o pacote VIP no site da Eventim.
Ainda sem nome para a banda, em 1978, a guitarrista e vocalista Chrissie Hynde decidiu homenagear um antigo namorado. O rapaz tinha como música preferida “The Great Pretender”, e o nome pegou. A banda passa por Curitiba em 20 de maio, no Teatro Positivo, e os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos.
A banda que desembarca em Curitiba em setembro, definiu seu nome em homenagem ao álbum homônimo da banda Kamelot. O grupo foi fundado em 2002 e segue o gênero metal sinfônico. A apresentação na capital paranaense ocorre na Ópera de Arame e os ingressos estão disponíveis na plataforma FasTix.
A sensação de liberdade em que os três integrantes do grupo pop operático sentem ao cantar, é demonstrada no nome do trio. Il Volo é a tradução italiana para “o voo”, e transmite a arte dos jovens tenores. A apresentação em Curitiba acontece no Teatro Positivo, em 07 de outubro. A venda dos ingressos será anunciada em breve.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro