“Conexão entre turismo e arte”: seletiva de artistas para cruzeiro drag é marco em Curitiba

Drag Star. Foto: @oandersonrangel.
Foto: @oandersonrangel

Talentos do universo drag estão sendo convocados pelo Brasil – e Curitiba dá o start nessa animada corrida. Nessa quinta-feira (05/09), a Ópera de Arame recebe a primeira etapa do Drag Star – Special Edition. O evento faz uma seletiva para o Drag Star Cruise, cruzeiro da MSC Orquestra que terá várias performers em alto mar. Ingressos antecipados estão à venda a partir de R$ 30 (meia) no site Ticket Master.

O evento é uma edição especial do Drag Star, competição de drag queens organizada pela artista Miami Pink desde 2018. Ao lado da queen, a produtora Grupo Qualité entra como parceira, representada pela CEO, Fabiana Carvalho. Depois de Curitiba, o evento passa pelo Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Cada cidade terá uma finalista, eleita por júri, e cada vencedora ganhará um leito no MSC Orquestra, um figurino e uma performance no Drag Star Cruise, que acontece em dezembro.

As juradas foram escolhidas com base no corpo de jurados existente na história do concurso”, explica Miami Pink. Curitiba terá Ravena Creole, Chloe V, Samara Rios e Karoline Absinto, além de três nomes locais. “A Dita, Juana Profunda e Linda Power que são algumas das referências que movimentam a cena drag curitibana”, confirma a artista.

Drag Star

O Drag Star nasceu da necessidade e da oportunidade de ocuparmos novos espaços para difundir nossa arte e nossa cultura. E transformar esse projeto numa turnê por 10 cidades brasileiras culminando num navio é sem dúvidas cumprir nossa missão!”, Miami Pink define. O evento ajudou a fomentar uma cena crescente de artistas, promovendo talentos ao longo de anos. “O Drag Star em geral sempre se propôs a ser uma plataforma para suas participantes, não somente para crescimento e evolução artística e pessoal, como também em visibilidade”, afirma.

E a realização de uma seletiva por diferentes cidades, culminando em apresentações em um cruzeiro, marca um novo passo para o concurso. A parceria com a Qualité representa o potencial da arte drag para o mercado. “A Qualité, nos últimos muitos anos, vem fazendo essa conexão entre o turismo e a arte”, destaca Fabiana. “E há algum tempo eu estava namorando essa arte que é a cultura drag. Pesquisei muito para ver o que tinha de melhor, até que cheguei ao Drag Star”.

A CEO da Qualité acompanhou a nona temporada da competição e sentiu o potencial desse mercado. O setor de cruzeiros com atrações especiais tem sido um filão interessante, e uma arte criativa como drag entra de vez nesse ramo. “O Cruise na verdade está prontinho aguardando pelas 10 artistas que vão ser eleitas. Nós estamos trazendo para o navio festas de alta relevância para a comunidade LGBTQIA+, e reconhecidas no Brasil inteiro. E vão ser festas privativas para quem está participando desse festival multicolorido. Isso ainda vai tornar o nosso navio muito mais divertido, interativo e inesquecível”, Fabiana conta.

Drag Star. Foto: @oandersonrangel.

Drag Star. Foto: @oandersonrangel.

Curitiba

Cidade que abre o circuito de seletivas, Curitiba surpreendeu até quem já esperava uma presença forte da cena performática. “Sempre acompanhei de longe a movimentação na cidade e quando surgiu a possibilidade da turnê das Especial Editions, era claro para nós que Curitiba não poderia estar de fora”, Miami Pink revela. Fabiana complementa: “Eu fiquei impressionada, não só pela qualidade, como pelo tamanho da comunidade drag em Curitiba. A gente foi descobrindo no decorrer dessas últimas semanas e é de uma qualidade de um crescente absurda. Nós estamos impressionados positivamente. Elas vão entregar tudo e mais um pouquinho”.

Também é simbólico que drag queens locais e de relevância nacional dividam um espaço histórico como a Ópera de Arame. Fabiana completa: “A Ópera de Arame é uma referência de teatro e acho que nada melhor do que começar essas Special Editions nem um dos palcos mais reconhecidos no Brasil e em uma atração turística de uma cidade. Acreditamos que vamos iniciar o processo das Special Editions com o pé direito”.

Inovação

A arte drag traz uma versatilidade e inovação para o mercado de entretenimento. Para as performers, apresenta grandes possibilidades de novos trabalhos, ampliando a presença em palcos pelo país e até em alto mar. A CEO da Qualité finaliza: “O entretenimento drag tem crescido absurdamente. Quanto mais a gente vai estudando, conhecendo, quanto mais eu estou nessa imersão, mais eu vejo o quanto é grande e o quanto estas artistas precisam ser prestigiadas, abraçadas, reconhecidas. Acho que não é à toa que nós estamos nesse projeto que, inicialmente, era só um navio e que agora virou uma turnê. Acreditamos que não pararemos aqui, não pararemos nesta turnê, neste navio. Isso tudo se tornará algo muito maior. E aguardem, porque isso é real”.

SERVIÇO – Seletiva Drag Star Cruise

Quando: 05 de setembro de 2024 (quinta-feira)

Horário: 20h

Onde: Ópera de Arame (R. João Gava, 920)

Quanto: ingressos a partir de R$ 30 (meia)

Ingressos: no site Ticket Master.

Por Brunow Camman
03/09/2024 15h22

Artigos Relacionados

“Tudo o que o artista faz é autorretrato”: Alex Flemming celebra 70 anos com exposição inédita no MON

Turismo arqueológico: Paraná planeja resgatar trilhas indígenas milenares