O concerto de encerramento da temporada 2016 de espetáculos da Camerata Antiqua de Curitiba, acontece neste fim de semana, sob a regência do renomado violinista Cláudio Cruz e participação da soprano, Carla Cottini. Intituladas ‘Joy to the World’, as apresentações que integram as celebrações do Natal, serão realizadas no palco da Capela Santa Maria, as 20 horas de sexta-feira (16) e as 18h30 do sábado (17) e domingo (18).
O concerto elaborado em duas partes traz para sua abertura o ‘Coronation Anthems’ de Georg Friedrich Haendel (1685-1759), do mesmo compositor será apresentada ainda a obra que dá nome ao Programa ‘Joy to the world’ com textos do escritor inglês Isaac Watts, baseada no Salmo 98 da Bíblia. Para a segunda parte estão programadas canções natalinas tradicionais e melodias populares de Natal, como ‘Então é Natal’ de John Lennon (1940-1980), ‘White Christmas’ de Irving Berlin (1888-1989), Jungle Bells, entre outras.
Pré-concerto – Completa a programação a palestra do compositor, arranjador e diretor da Escola de Belas Artes do Paraná, Marco Aurélio Koentopp antecedendo as apresentações e divulgada durante a semana do concerto nas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Nesta temporada teve início a gravação do pré-concerto que possibilitou a melhor divulgação e apreciação do Programa.
O maestro – Regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 1990, o violinista Cláudio Cruz é o Diretor Artístico de Música Erudita da Oficina de Música. Na edição passada, em 2016, o músico comandou a Orquestra Clássica da Oficina, além de atuar como professor de violino.
Cláudio Cruz apresentou-se no mundo todo e empenha-se na formação de jovens músicos. Acumulando premiações como a da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo e Grammy Awards, tem atuado como regente convidado de outras importantes orquestras brasileiras, e também orquestras da França, Polônia, Japão, Israel, entre outras.
Com participações em festivais internacionais, entre eles o de Carinthia (Áustria) e de Cartagena (Colômbia), Cláudio Cruz também foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas, além de destacar-se como regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos do Jordão, em 2010 e 2011. Gravou três CDs com a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, um deles inteiramente consagrado à obra de Edino Krieger. De 1990 a 2012 ocupou o cargo de spalla da Osesp, atualmente é o Regente e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Quando: de 16 a 18 de dezembro de 2016 (sexta à domingo)
Onde: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às18h30
Quanto: R$30 e meia-entrada R$15
Vendas: Alô Ingressos
Foto: Alice Rodrigues
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.