Conceição Evaristo abre Festival da Palavra no domingo (16)

Conceição Evaristo. Foto: Aline Macedo.
Foto: Aline Macedo

Nome fundamental para a escrita brasileira contemporânea, Conceição Evaristo abre a programação do Festival da Palavra. A segunda edição do evento dedicado à literatura tem diversos eventos pela cidade até 22 de junho, com bate-papos e oficinas gratuitas. A escritora marca presença no domingo (16/06). Além de ser homenageada – assim como Paulo Leminski, que completaria 80 anos -, Conceição faz a palestra de abertura, às 19h30, no Memorial de Curitiba.

As canções que homenageiam a escritora são baseadas em seus textos, que equilibram vivências próprias e evocam um senso coletivo de experiências negras no Brasil. O maestro Caio Guimarães compôs duas músicas especialmente para a noite, que serão interpretadas por três nomes relevantes da música negra curitibana: Janine Mathias, Rúbia Divino e Kátia Drummond.

Palestra

Na sequência, Conceição palestra sobre as Escrevivências, conceito que norteia sua produção literária. A romancista, contista e poetisa venceu o prêmio Jabuti em 2015 e foi aclamada como Personalidade Literária do Ano em 2019. Teórica dos estudos literários afro-brasileiros, deixou sua marca na palavra escrita com produções marcantes como “Olhos D’Água”, reunião de contos que explicitam o conceito da escrevivência.

Conceição usa experiências pessoais, mas que acabam acontecendo com outros indivíduos negros, tecendo vivências compartilhadas por essas pessoas e que explicitam o racismo. Questões de classe também aparecem nos textos.

Cadernos Negros

Nascida em 1946, em Belo Horizonte, Conceição Evaristo foi empregada doméstica ainda durante a adolescência, enquanto terminava os estudos. Foi para o Rio de Janeiro nos anos 1970, onde se formou em Letras. Foi professora da rede pública e concluiu mestrado e doutorado. Na literatura, fez sua estreia com a série “Cadernos Negros”, em 1990.

O protagonismo de mulheres negras faz parte da sua produção, denunciando preconceitos enquanto evoca a ancestralidade afro-brasileira.

Eventos

O Festival da Palavra traz a Curitiba outras presenças relevantes para o Brasil e para o mundo. Estão confirmados nomes como Daniel Munduruku, Denise Stoklos, Sérgio Vaz, a francesa Hannelore Cayre, o irlandês Eibhear Walshe, o português Afonso Cruz e a argentina Liliana Heker.

SERVIÇO – Abertura do Festival da Palavra com Conceição Evaristo

Quando: 16 de junho de 2024 (domingo)

Horário: 19h30

Onde: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79)

Quanto: gratuito

Programação completa do Festival da Palavra: no site Guia Curitiba https://guia.curitiba.pr.gov.br/

Por Brunow Camman
14/06/2024 18h47

Artigos Relacionados

Visita guiada em exposição na Câmara de Curitiba tem vagas abertas

“Retrato de um Certo Oriente”: estreia no Olhar de Cinema traz belos segredos de uma saga de imigrantes