Com criatividade e um olhar diferente sobre o bairro em que moram, quinze crianças farão uma exposição de fotos em Curitiba produzidas por elas mesmas durante a oficina do projeto Revelando Olhares neste sábado (13). A exposição é resultado de um trabalho de seis meses, em que as crianças participam de aulas práticas e teóricas sobre a fotografia. Essa edição do projeto aconteceu no Núcleo de Formação Indicador, no bairro Portão. Além da mostra, a Casa do Contador de Histórias fará uma apresentação e as crianças receberão um certificado de participação da oficina.

Essa é a segunda exposição do Revelando Olhares. As criadoras do projeto Carolina Corção e Deborah Schwanke perceberam que, no primeiro evento, a presença dos familiares e da comunidade fizeram as crianças valorizarem ainda mais o que elas conseguiram produzir. “Estou bastante animada com esse evento, louca para ver os olhos das crianças brilhando de orgulho com suas fotos, mostrando para os pais e levando esse sentimento de conquista para casa”, conta Carolina.

Apesar de o projeto não ter como objetivo formar fotógrafos mirins e sim, mudar o olhar das crianças, Deborah se surpreendeu com a qualidade das imagens. “As crianças do Núcleo surpreenderam a todos nós com sua dedicação e paixão pelo projeto. A cada encontro queriam saber mais sobre as técnicas para que pudessem criar imagens diferentes e com efeitos mais criativos. Os resultados podem ser vistos na exposição, tenho certeza que todos vão se encantar com o olhar deles”, diz Deborah Schwanke. O aluno Willian Gabriel, de 10 anos é um exemplo: “Aprender a tirar foto é algo que vou levar para o resto da vida, quem sabe até vire uma profissão!”.

A oficina é sustentada apenas por doações. Através da divulgação no Facebook, o projeto recebeu a doação de aproximadamente 40 câmeras digitais, que vieram de todos os lugares do Brasil. Várias empresas colaboraram para o sucesso dessa edição: Phototech, Padaria América, Print It, Molduras Festina, Id Mark, O2 Design e Produss uniformes.

Exposição de fotos em Curitiba do projeto Revelando Olhares – Serviço

Quando: 13 de setembro (sábado)

Onde: Núcleo de Formação Indicador (Rua Raul Félix, 277, Portão)

Horário: das 14h às 17h30