Como os Backstreet Boys marcaram uma geração e continuam a fazer hits

Foto: Reprodução

Que os anos 90 foram dominados pela música pop não é novidade para ninguém. Em 1993, cinco jovens formaram um grupo que ultrapassou fronteiras e marcou uma geração com hits incríveis, melodias perfeitas e as coreografias memoráveis dessa era da música. São eles AJ McLean, Howie Dorough, Nick Carter, Kevin Richardson e Brian Littrell, que juntos formam os amados até hoje Backstreet Boys.

Vamos de música? Começamos ouvindo o maior hit de todos os tempos – “I Want it That Way”, como não podia deixar de ser!

São 29 anos de história desde a formação do grupo, mais de 100 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo (eles são a boy band mais sucedida de todos os tempos até agora), e apesar de uma pequena mudança de line up quando Kevin deixou o grupo entre 2006 e 2012, o BSB nunca se separou. Construíram juntos uma carreira sólida com 9 álbuns de estúdio e inúmeros hits.

O mais recente, DNA, de 2019, levou o quinteto de volta ao primeiro lugar da Billboard 200 depois de 19 anos – a última vez havia sido em 2000, com o álbum Black & Blue. DNA também é a base da atual turnê do grupo, DNA World Tour, que chegou a passar pelo Brasil em 2020. Depois dos shows nas cidades de Uberlândia e Rio de Janeiro, a apresentação em São Paulo foi cancelada um dia antes devido à pandemia do coronavírus. O show – já esgotado – foi reagendado para 27 de janeiro de 2023, e será por enquanto a única apresentação do grupo pelo Brasil. 

A turnê mundial foi retomada em abril deste ano, em Las Vegas, com quatro shows no teatro icônico teatro The Colosseum, no Caesar’s Palace – e eu tive a sorte de poder presenciar uma das apresentações. Impecável, o quinteto mostra que ainda tem energia de sobra para apresentar todo o catálogo de hits. A plateia mudou um pouco de idade – assim como eles – mas o carisma domina, as vozes e harmonias continuam incríveis, e não só os hits dos anos 90 e 2000, mas também os singles mais recentes, casam perfeitamente e demonstram que o grupo só teve a ganhar com a maturidade e o tempo.

Vamos juntos relembrar algumas das maiores canções dos não tão meninos?

Quit Playing Games (with My Heart)

Antes de serem lançados nos Estados Unidos, o primeiro álbum do BSB, de 1996, foi chegou na Europa e outros países do mundo. O teste deu certo, e já no ano seguinte, o álbum de estreia foi lançado no país de origem do grupo, junto com o segundo, intitulado Backstreet’s Back. “Quit Playing Games (with My Heart) é um dos destaques do álbum de estreia, e foi a mais bem-sucedida música do grupo na parada Billboard Hot 100 – ocupou o segundo lugar. A música representa tudo o que os Backstreet Boys fazem de melhor – aquela melodia marcante em uma balada levemente dançante que é marca registrada do grupo. E fica uma curiosidade – existe mais de uma versão da música. Na original, Nick, ainda com 15 anos, estava passando por alterações na sua voz e não conseguiu cantar a sua parte. Nas primeiras edições do álbum de estreia, é Brian que canta os dois versos. Um ano e meio depois da gravação original, a música ganhou os vocais de Nick, e entrou nas edições seguintes do álbum. Hoje, é praticamente impossível imaginar a música sem a voz do integrante.

Everybody (Backstreet’s Back)

Um ponto que não podemos esquecer quando falamos dos anos 90 é o fato de que a MTV estava em um dos momentos mais importantes da sua história. Com isso, ter um videoclipe bem-sucedido também era quase tão importante quanto o desempenho da música nas rádios. Um dos mais célebres da história do BSB é “Everybody (Backstreet’s Back)”, que se tornou uma das músicas mais lembradas do grupo. O clipe é também inesquecível, e mostra os garotos tendo que passar a noite em uma mansão mal-assombrada após o ônibus estragar – e por lá se transformam em criaturas da noite. A coreografia também é ponto forte do music video, e traz um break incrível. A obra é dirigida por Joseph Kahn, que até então focava sua carreira em gêneros como grunge e hip-hop, mas viu com o convite a oportunidade de satisfazer a sua vontade de embarcar mais no mundo do pop. A caminhada deu certo – ao longo dos anos seguintes, ele trabalhou com os maiores ícones do gênero como Britney Spears, Taylor Swift, Lady Gaga, Kelly Clarkson, Christina Aguilera, Jonas Brothers, entre muitos outros.

As Long As You Love Me

Do mesmo album também veio outro grande hit – “As Long As You Love Me”, que conta com outro icônico videoclipe. Na obra, os membros fazem uma audição para seis garotas – performando, dançando e cantando. O break é um dos momentos mais inesquecíveis, e traz a coreografia com as cadeiras que sem dúvida marcou o MV. 

*Fica uma menção honrosa a All I Have to Give, outro ícone desse álbum que também merece destaque.

I Want it That Way

Já mencionei esse hit ali no início do texto, mas não tem como não falar um pouco mais sobre uma das músicas mais icônicas não só do BSB, mas do mundo pop. Ela foi responsável por realmente catapultar o sucesso do grupo, que de grande passou a ser astronômico. O hit foi número um mais de 25 países, e fez com que o terceiro álbum – “Millenium” – vendesse mais de 9 milhões de cópias no ano do seu lançamento nos Estados Unidos. O videoclipe, que traz os membros de banco cantando em frente a um Boeing 727, também tornou-se icônico, e ultrapassou no ano passado a marca de 1 bilhão de visualizações.

In a World Like This

Em 2013, o grupo comemorou os 20 anos de carreira com o lançamento do álbum In a World Like This – que marcou também o retorno de Kevin Richardson, que esteve fora do grupo nos dois trabalhos anteriores. Foi o primeiro álbum independente do BSB, que havia deixado a gravadora de longa data Jive em 2010, e alcançou a posição número 5 na Billboard 200. O primeiro single do álbum leva o mesmo nome, e traz a mensagem de que mesmo em meio às dificuldades e incertezas da vida, eles continuam ali, firmes e seguindo no mundo em que criaram para eles.

Don’t Go Breaking My Heart 

A era atual dos Backstreet Boys é embalada pelo bem-sucedido álbum DNA, lançado em 2019, que trouxe “Don’t Go Breaking My Heart” como primeiro single. A música tornou-se marcou uma nova fase do grupo – e até mesmo a sensação de um comeback – já que foi uma das músicas de maior sucesso comercial desde 2005. A música também rendeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Duo/Grupo”.  

** 

Uma carreira tão longa quanto a dos Backstreet Boys nem cabe em uma só coluna – e tem muitos outros hits memoráveis para lembrar e ouvir. Comentem – quais músicas do quinteto não podem ficar de fora das suas playlists?

Por Angela Antunes
13/05/2022 20h00

Artigos Relacionados

Curitibanos prometem muita música no Festival Coolritiba – vem conhecer!

O dia em que fui até Las Vegas ver o show do BTS