Que os anos 90 foram dominados pela música pop não é novidade para ninguém. Em 1993, cinco jovens formaram um grupo que ultrapassou fronteiras e marcou uma geração com hits incríveis, melodias perfeitas e as coreografias memoráveis dessa era da música. São eles AJ McLean, Howie Dorough, Nick Carter, Kevin Richardson e Brian Littrell, que juntos formam os amados até hoje Backstreet Boys.
Vamos de música? Começamos ouvindo o maior hit de todos os tempos – “I Want it That Way”, como não podia deixar de ser!
São 29 anos de história desde a formação do grupo, mais de 100 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo (eles são a boy band mais sucedida de todos os tempos até agora), e apesar de uma pequena mudança de line up quando Kevin deixou o grupo entre 2006 e 2012, o BSB nunca se separou. Construíram juntos uma carreira sólida com 9 álbuns de estúdio e inúmeros hits.
O mais recente, DNA, de 2019, levou o quinteto de volta ao primeiro lugar da Billboard 200 depois de 19 anos – a última vez havia sido em 2000, com o álbum Black & Blue. DNA também é a base da atual turnê do grupo, DNA World Tour, que chegou a passar pelo Brasil em 2020. Depois dos shows nas cidades de Uberlândia e Rio de Janeiro, a apresentação em São Paulo foi cancelada um dia antes devido à pandemia do coronavírus. O show – já esgotado – foi reagendado para 27 de janeiro de 2023, e será por enquanto a única apresentação do grupo pelo Brasil.
A turnê mundial foi retomada em abril deste ano, em Las Vegas, com quatro shows no teatro icônico teatro The Colosseum, no Caesar’s Palace – e eu tive a sorte de poder presenciar uma das apresentações. Impecável, o quinteto mostra que ainda tem energia de sobra para apresentar todo o catálogo de hits. A plateia mudou um pouco de idade – assim como eles – mas o carisma domina, as vozes e harmonias continuam incríveis, e não só os hits dos anos 90 e 2000, mas também os singles mais recentes, casam perfeitamente e demonstram que o grupo só teve a ganhar com a maturidade e o tempo.
Vamos juntos relembrar algumas das maiores canções dos não tão meninos?
Antes de serem lançados nos Estados Unidos, o primeiro álbum do BSB, de 1996, foi chegou na Europa e outros países do mundo. O teste deu certo, e já no ano seguinte, o álbum de estreia foi lançado no país de origem do grupo, junto com o segundo, intitulado Backstreet’s Back. “Quit Playing Games (with My Heart) é um dos destaques do álbum de estreia, e foi a mais bem-sucedida música do grupo na parada Billboard Hot 100 – ocupou o segundo lugar. A música representa tudo o que os Backstreet Boys fazem de melhor – aquela melodia marcante em uma balada levemente dançante que é marca registrada do grupo. E fica uma curiosidade – existe mais de uma versão da música. Na original, Nick, ainda com 15 anos, estava passando por alterações na sua voz e não conseguiu cantar a sua parte. Nas primeiras edições do álbum de estreia, é Brian que canta os dois versos. Um ano e meio depois da gravação original, a música ganhou os vocais de Nick, e entrou nas edições seguintes do álbum. Hoje, é praticamente impossível imaginar a música sem a voz do integrante.
Um ponto que não podemos esquecer quando falamos dos anos 90 é o fato de que a MTV estava em um dos momentos mais importantes da sua história. Com isso, ter um videoclipe bem-sucedido também era quase tão importante quanto o desempenho da música nas rádios. Um dos mais célebres da história do BSB é “Everybody (Backstreet’s Back)”, que se tornou uma das músicas mais lembradas do grupo. O clipe é também inesquecível, e mostra os garotos tendo que passar a noite em uma mansão mal-assombrada após o ônibus estragar – e por lá se transformam em criaturas da noite. A coreografia também é ponto forte do music video, e traz um break incrível. A obra é dirigida por Joseph Kahn, que até então focava sua carreira em gêneros como grunge e hip-hop, mas viu com o convite a oportunidade de satisfazer a sua vontade de embarcar mais no mundo do pop. A caminhada deu certo – ao longo dos anos seguintes, ele trabalhou com os maiores ícones do gênero como Britney Spears, Taylor Swift, Lady Gaga, Kelly Clarkson, Christina Aguilera, Jonas Brothers, entre muitos outros.
Do mesmo album também veio outro grande hit – “As Long As You Love Me”, que conta com outro icônico videoclipe. Na obra, os membros fazem uma audição para seis garotas – performando, dançando e cantando. O break é um dos momentos mais inesquecíveis, e traz a coreografia com as cadeiras que sem dúvida marcou o MV.
*Fica uma menção honrosa a All I Have to Give, outro ícone desse álbum que também merece destaque.
Já mencionei esse hit ali no início do texto, mas não tem como não falar um pouco mais sobre uma das músicas mais icônicas não só do BSB, mas do mundo pop. Ela foi responsável por realmente catapultar o sucesso do grupo, que de grande passou a ser astronômico. O hit foi número um mais de 25 países, e fez com que o terceiro álbum – “Millenium” – vendesse mais de 9 milhões de cópias no ano do seu lançamento nos Estados Unidos. O videoclipe, que traz os membros de banco cantando em frente a um Boeing 727, também tornou-se icônico, e ultrapassou no ano passado a marca de 1 bilhão de visualizações.
Em 2013, o grupo comemorou os 20 anos de carreira com o lançamento do álbum In a World Like This – que marcou também o retorno de Kevin Richardson, que esteve fora do grupo nos dois trabalhos anteriores. Foi o primeiro álbum independente do BSB, que havia deixado a gravadora de longa data Jive em 2010, e alcançou a posição número 5 na Billboard 200. O primeiro single do álbum leva o mesmo nome, e traz a mensagem de que mesmo em meio às dificuldades e incertezas da vida, eles continuam ali, firmes e seguindo no mundo em que criaram para eles.
A era atual dos Backstreet Boys é embalada pelo bem-sucedido álbum DNA, lançado em 2019, que trouxe “Don’t Go Breaking My Heart” como primeiro single. A música tornou-se marcou uma nova fase do grupo – e até mesmo a sensação de um comeback – já que foi uma das músicas de maior sucesso comercial desde 2005. A música também rendeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Duo/Grupo”.
**
Uma carreira tão longa quanto a dos Backstreet Boys nem cabe em uma só coluna – e tem muitos outros hits memoráveis para lembrar e ouvir. Comentem – quais músicas do quinteto não podem ficar de fora das suas playlists?
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro