Como finalizar bem 2016

2016 já está acabando, e nessas ultimas semanas é hora de finalizar e planejar novos ciclos.

Para te ajudar, nós selecionamos algumas coisas para você fazer AGORA para não ficar apenas à espera de um milagre.

Tudo só depende de você. Absolutamente tudo depende da sua decisão, da sua postura ou da sua aceitação. Não pense que você não será capaz. Se alguém conseguiu, por que você não conseguirá?!

Não espere a aprovação dos outros. As pessoas podem te aconselhar, dar feedbacks ou até mesmo serem duras em jogar as verdades na sua cara, mas será sempre você aí dentro vivendo tudo de ruim e de bom que resultou das suas escolhas. Se tudo está dando certo, se você se sente bem, se não está abusando da boa vontade de ninguém, se você vê os resultados acontecerem, então não espere aprovação de ninguém. Decida e vá em frente.

Deixe o que passou para trás. Se esqueça dos arrependimentos. Tudo o que aconteceu não poderá ser apagado ou esquecido. O importante é: reconhecer que errou, saber que aprendeu com o erro e que assim não cometerá mais o mesmo equívoco.

Se afaste de pessoas que não gostam de você, que não se preocupam com você e que não torcem pelo seu sucesso. Dizem que o melhor jeito de saber quem realmente é amigo é contando para ele todos os sucessos da sua vida, falar só coisas boas e nenhuma coisa ruim. A tragédia comove e une as pessoas enquanto o sucesso causa inveja nos que não ficam felizes por você.

Faça um detox da modernidade. Busque equilíbrio para a sua vida. A tecnologia é muito boa e ajuda muito, mas deve ser usada para ajudar a resolver problemas, e não para te distrair da vida real. Passe mais tempo com a família, amigos e com a natureza do que na internet.

Aprenda a avaliar as opiniões que as pessoas têm sobre você. Algumas pessoas podem te ajudar apontando seus defeitos, mas outras podem falar por falar sem te conhecer o suficiente. É nessa hora que você precisa de humildade para avaliar se você está passando uma imagem negativa ou só é apenas uma pessoa querendo implicar com você.

Algumas pessoas devem ficar no passado. Vocês viveram ótimos momentos juntos e isso será lembrado pelos dois, mas a vida afastou vocês e o tempo passou, os dois mudaram, o contexto mudou, então se liberte dessas lembranças. Sentir saudades é normal, mas não exagere.

Se perdoe pelos fracassos do passado e realize o que ainda fizer sentido. Reveja os planos que você não conseguiu realizar, pense em cada um deles separadamente e se pergunte: “por que eu não realizei isso? Eu posso realizar ainda?” Algumas coisas que você perdeu, perdeu, não importa mais… O casamento do seu amigo, a apresentação do colégio da sua sobrinha, o natal com a família, as férias com a galera, aquela viagem dos sonhos que você perdeu. Nem sempre tudo acontece como previsto, não se culpe por isso. Já passou, mas pode ser que a oportunidade reapareça, então esteja preparado.

Foque nas qualidades. Pare de aumentar a atenção para os defeitos. Aprenda a reconhecer todas as qualidades da mesma forma que você olha tanto para os defeitos. Goste de quem você é ou então faça alguma coisa para melhorar, mas chega de drama. As pessoas vão te ver da mesma forma que você se vê.

Não duvide da magia do ano novo. Todo mundo vibra em uma energia de mudança e recomeço, isso é significativo. Deixe esse sentimento de renovação do inconsciente coletivo contagiar você.

Por Luiza Franco
13/12/2016 14h49