Como está a sua criatividade na pandemia?

Após muito tempo em casa, parece que tudo paralisa. Tentamos nos motivar em algo, mas nosso cérebro identifica como “é a mesma coisa de sempre”. Nossa criatividade cai e, consequentemente, a produtividade também. Como incitar nosso dia a dia fazendo trabalhos diferentes? A criação precisa de inspirações e um gatilho para continuar em frente, pois o artesanato requer uma história, um fundamento por trás da produção.

Algumas mídias sociais podem ajudar a dar aquele novo start. O Pinterest é um ótimo (ÓTIMO MESMO!) mural de imagens motivacionais para quem já está cansado de sempre ver e fazer a mesma coisa, que busca apenas assuntos de interesse e gosto pessoal. São tantas ideias que o difícil é sair da rede social e se desconectar do conteúdo. O Instagram também é no formato só de imagens e pode trazer muitos insights ao trabalho manual, porém se mistura a muitas outras temáticas que pode não trazer um feedback tão preciso, mas vale a tentativa.

Outra plataforma que serve de influência é o Flickr, bem conhecido por estar no mercado desde 2004. Voltada para fotografia, é um prato cheio com as mais diversas imagens de lugares, cores, estruturas e texturas, assim como o 500px (leia-se 500 pixels). É de encher os olhos e a cabeça. Há também outros meios de buscar inspiração fora da internet: um passeio pelo bairro em contato com a natureza, filmes de época (muito bom para quem ilustra), livros, música e até mesmo um desapego no armário pode fazer grande sentido no trabalho artesanal.

E aí? Qual o seu estímulo criativo? Deixem nos comentários quais outras inspirações podem ajudar o artesanato.

Por Roberta Pinto
01/07/2021 08h20