A diversidade no mundo corporativo traz um impacto que vai além do ambiente de trabalho, com forte impacto nos resultados. O estudo “Ações Afirmativas no Mundo Corporativo: um estudo sobre o impacto da diversidade no mercado de trabalho” feito pelo Instituto Identidades do Brasil comprovou essa informação. Aumento de 10% na diversidade de gênero de corporações tendeu a apresentar uma expansão de quase 5% na produtividade. Assim, favorecer a inclusão no ambiente profissional é também buscar melhores resultados.
Porém, trabalhar com assertividade para tal é um desafio. Muitas empresas ainda não entenderam a importância de promover a diversidade e acabam por apenas incluir em peças publicitárias um conceito que não praticam na parte interna. Indo na direção de uma inclusão plena, a agência Páprica Comunicação formou um Comitê de Diversidade e Inclusão, que busca analisar a própria empresa e promover essa diversidade de dentro para fora.
Formado há um ano, o comitê surgiu de uma vontade de abraçar as diferenças e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. A equipe realiza atividades de conscientização como palestras que informam sobre diversidades e a promoção da igualdade, e busca promover ações de impacto real em comunidades próximas, como a arrecadação de doações para instituições especializadas. Na liderança do Comitê, a designer Maria Victória Coimbra traz experiências desde moda slow fashion a ilustração infantil para o time de Design da empresa e também para o grupo, aliando seus propósitos e paixões por iniciativas transformadoras.
Para fortalecer o Comitê de Diversidade e Inclusão dentro da agência, foi criada uma identidade visual. “Nos inspiramos no movimento cubista, que foi marcado por suas formas, cores vibrantes, quebras de padrões e mostrando diferentes pontos de vista, e juntamos com a identidade visual da Páprica”, conta Maria Victória. A concretização do grupo em uma imagem foi essencial para que, internamente, o comitê fosse concretizado e visualizado como parte importante do convívio da empresa.
Como a diversidade pressupõe diversas vozes, foram ouvidos os funcionários sobre quais temas deveriam encabeçar a atuação do Comitê. De forma anônima, a pesquisa interna permitiu aos colaboradores que se identificassem livremente em questões de raça, gênero e mais. Assim, foram selecionados três focos iniciais.
Em uma empresa formada por mais de 60% de mulheres, o tema Liderança Feminina foi um dos destaques. Com a exceção de Renan Vargas, fundador da empresa, todos os cargos de liderança são comandados por elas. “Além de incluir e educar, o comitê também veio para ser uma fonte de inspiração. É gratificante e libertador ver e acompanhar mulheres que são referência liderando os times e influenciando o crescimento profissional de outras colegas”, comenta Maria Victória.
A diversidade de orientação sexual e identidade de gênero também se destacou entre as pautas citadas na pesquisa. Assim, a agência também lança seu olhar para a comunidade LGBTQIAP+, promovendo ações que buscam fortalecer o respeito e aceitação. Atualmente, com o Comitê prestes a comemorar um ano, um novo projeto está em desenvolvimento. Por meio de um questionário interno – no qual cada colaborador poderia escolher se identificar ou não – o grupo levantou questões sobre as vivências dentro e fora da empresa, como por exemplo: se alguém já sofreu preconceito por orientação sexual e/ou identidade de gênero, o que significa ser da comunidade LGBTQIAP+ ou ser aliado, e como acreditam que a sociedade pode ser mais inclusiva. A partir disso, estão desenvolvendo as ações relacionadas ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Com a pesquisa, fica mais fácil entender o que a equipe da Páprica sabe sobre o tema, quais as melhores abordagens para tratá-lo e o que os funcionários esperam na hora de se criar um ambiente de trabalho mais receptivo.
O terceiro tema de trabalho do comitê atualmente são as Diferenças Invisíveis, como condições que não costumam ser percebidas, mas afetam o dia a dia no ambiente de trabalho. Pessoas com autismo, TDAH, depressão e ansiedade, por exemplo, serão contempladas nas discussões do Comitê, visando impulsionar ainda mais os trabalhos sobre saúde mental na agência para um ambiente de trabalho acolhedor, positivo e receptivo.
Com um comitê voltado a promover inclusão e diversidade, há mais assertividade para concretizar ações afirmativas de forma que o ambiente de trabalho seja afetado positivamente e favoreça não apenas a produtividade como também o respeito e uma vida profissional e pessoal mais digna e saudável. “Desde o início, buscamos promover ações que de fato façam a diferença, mesmo que seja para grupos pequenos, como nosso time interno e as instituições que conseguimos ajudar. Conforme o Comitê vai ganhando integrantes e conhecimento, vamos aumentando nossa força e voz”, conclui Amanda Hecke, Coordenadora de Operações e Pessoas, fundadora e madrinha do Comitê de Diversidade e Inclusão da Páprica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.