Eu adoro o conceito de comfort food: comidas que nos remetem às lembranças da infância. No meu caso, todas as comidinhas da minha mãe: nhoque de batata salsa com carne de panela, comida árabe (o sangue libanês tem poder! hehehe), caldinho de feijão com arroz e bife cortadinho, madalena…

Sabe, depois do casamento, essas lembranças são fortes e diferentes. Quando somos crianças ou adolescentes, a sensação é de mesmice, mas ao crescer, sair e ter nossa própria casa, a referência de lar vem, principalmente, da comida (até me enche os olhos de lágrimas). Como eu lembro nitidamente do cheiro da minha infância! 

Foi então que eu decidi aprimorar meus dotes culinários: para fazer com que os cheirinhos da minha cozinha se tornassem a referência da minha casa para meu marido, para os familiares e para os meus futuros filhos.

Como não é sempre que dá pra comer em casa (aliás, de segunda a sexta meu almoço é na rua), busco restaurantes sem frescuras, que me proporcionem este sentimento de aconchego.

Diante disso, listei cinco pratos que se encaixam no conceito de comfort food e onde eu adoro sentar e degustar com calma aqui em Curitiba!

5 – Lasanha

Gianfranco Massas

A melhor lasanha do mundo é, sem dúvidas, a da minha sogra! Mas como ela mora a 600km de Curitiba, eu descobri um lugar que se assemelha ao carinho e cuidado com que ela faz o molho e o preparo: o Gianfranco Massas. Típica cantina italiana, o lugar é uma delícia e o melhor: entrega em casa e também prepara para viagem, se você levar um refratário! 

Onde fica: Rua Senador Batista de Oliveira, 155 – Jardins Das América

Mais informações: (41) 3266-2605

4 – Purê de batatas

Dona Helena

Gente, esse quilo é sensacional, daqueles de sair rolando. Mas quando quero comer purê de batatas com um molho de carne moída por cima é lá que eu vou! Precisa consultar os dias que eles servem, mas vale muito a pena ir lá, fazer O PRATO e comer quietinha, de preferência de colher!

Onde fica: Rua XV de Novembro, 1951 – Alto da Rua XV

Mais informações: (41) 3015-8822

3 – Macarronada

Spaghetto

Como eu adoro este lugar! As massas são deliciosas e o preço justo. Sempre está cheio, então aconselho a fazer reservas, mesmo se você for no almoço e em duas pessoas. A macarronada e o nhoque à bolonhesa são deliciosos e têm aquele cheirinho de casa, sabe?

Onde fica: Rua Visconde do Rio Branco, 1302 – Centro

Mais informações: (41) 3013-1294

2 – Frango com maionese

Galeteria Caxias

Eu ia muito com meus pais neste lugar quando era adolescente. Para voltar às velhas lembranças, fui esses tempos com meu marido e continuava igual, só o espaço que cresceu MUITO. Atendimento nota 10 e o franguinho delicioso. Vale atravessar a cidade para ir lá aproveitar um almoço de domingo BBB – bom, bonito e barato!

Onde fica: Avenida Comendador Franco, 3077 – Jardim das Américas

Mais informações:(41) 3027-7600

1 – Arroz, feijão, bife e batata frita

Pote Chope

São poucos os que não gostam de um bom arroz e feijão. Sinto cheiro do grão cozinhando na panela de pressão na minha casa, só de pensar! O lugar que eu indico é muito informal, pois é um dos clássicos da baixa gastronomia. Quando for pela primeira vez, dispa-se de preconceitos. Ao entrar, o mix de públicos de todas as idades e profissões deliciam-se alegres com a comida sem frescura. Preço nota 10!

Onde fica: Alameda Doutor Murici, 431 – Centro

Mais informações:(41) 3018-8181

>>> Comfort food assinada

A MB Mercearia Brasileira é um restaurante que entra bem no conceito comfort food. Um daqueles lugares que dá pra ir todos os dias sem doer no bolso! De terça a sexta-feira, o PF custa R$23 por pessoa no almoço e cada dia um prato diferente. Minha dica é ir às terças-feiras que tem picadinho na panela de pressão, arroz, farofa de banana e ovo estalado. Se quiser um feijãozinho, tem também! Vai deixar seu dia muito mais feliz e seu bolso agradece! 🙂

Onde fica: Alameda Dom Pedro II, 333 – Batel

Mais informações:(41) 3022-7333

E pra você, o que é comfort food?