Eu adoro o conceito de comfort food: comidas que nos remetem às lembranças da infância. No meu caso, todas as comidinhas da minha mãe: nhoque de batata salsa com carne de panela, comida árabe (o sangue libanês tem poder! hehehe), caldinho de feijão com arroz e bife cortadinho, madalena…
Sabe, depois do casamento, essas lembranças são fortes e diferentes. Quando somos crianças ou adolescentes, a sensação é de mesmice, mas ao crescer, sair e ter nossa própria casa, a referência de lar vem, principalmente, da comida (até me enche os olhos de lágrimas). Como eu lembro nitidamente do cheiro da minha infância!
Foi então que eu decidi aprimorar meus dotes culinários: para fazer com que os cheirinhos da minha cozinha se tornassem a referência da minha casa para meu marido, para os familiares e para os meus futuros filhos.
Como não é sempre que dá pra comer em casa (aliás, de segunda a sexta meu almoço é na rua), busco restaurantes sem frescuras, que me proporcionem este sentimento de aconchego.
Diante disso, listei cinco pratos que se encaixam no conceito de comfort food e onde eu adoro sentar e degustar com calma aqui em Curitiba!
Gianfranco Massas
A melhor lasanha do mundo é, sem dúvidas, a da minha sogra! Mas como ela mora a 600km de Curitiba, eu descobri um lugar que se assemelha ao carinho e cuidado com que ela faz o molho e o preparo: o Gianfranco Massas. Típica cantina italiana, o lugar é uma delícia e o melhor: entrega em casa e também prepara para viagem, se você levar um refratário!
Onde fica: Rua Senador Batista de Oliveira, 155 – Jardins Das América
Mais informações: (41) 3266-2605
Dona Helena
Gente, esse quilo é sensacional, daqueles de sair rolando. Mas quando quero comer purê de batatas com um molho de carne moída por cima é lá que eu vou! Precisa consultar os dias que eles servem, mas vale muito a pena ir lá, fazer O PRATO e comer quietinha, de preferência de colher!
Onde fica: Rua XV de Novembro, 1951 – Alto da Rua XV
Mais informações: (41) 3015-8822
Spaghetto
Como eu adoro este lugar! As massas são deliciosas e o preço justo. Sempre está cheio, então aconselho a fazer reservas, mesmo se você for no almoço e em duas pessoas. A macarronada e o nhoque à bolonhesa são deliciosos e têm aquele cheirinho de casa, sabe?
Onde fica: Rua Visconde do Rio Branco, 1302 – Centro
Mais informações: (41) 3013-1294
Galeteria Caxias
Eu ia muito com meus pais neste lugar quando era adolescente. Para voltar às velhas lembranças, fui esses tempos com meu marido e continuava igual, só o espaço que cresceu MUITO. Atendimento nota 10 e o franguinho delicioso. Vale atravessar a cidade para ir lá aproveitar um almoço de domingo BBB – bom, bonito e barato!
Onde fica: Avenida Comendador Franco, 3077 – Jardim das Américas
Mais informações:(41) 3027-7600
Pote Chope
São poucos os que não gostam de um bom arroz e feijão. Sinto cheiro do grão cozinhando na panela de pressão na minha casa, só de pensar! O lugar que eu indico é muito informal, pois é um dos clássicos da baixa gastronomia. Quando for pela primeira vez, dispa-se de preconceitos. Ao entrar, o mix de públicos de todas as idades e profissões deliciam-se alegres com a comida sem frescura. Preço nota 10!
Onde fica: Alameda Doutor Murici, 431 – Centro
Mais informações:(41) 3018-8181
A MB Mercearia Brasileira é um restaurante que entra bem no conceito comfort food. Um daqueles lugares que dá pra ir todos os dias sem doer no bolso! De terça a sexta-feira, o PF custa R$23 por pessoa no almoço e cada dia um prato diferente. Minha dica é ir às terças-feiras que tem picadinho na panela de pressão, arroz, farofa de banana e ovo estalado. Se quiser um feijãozinho, tem também! Vai deixar seu dia muito mais feliz e seu bolso agradece!
Onde fica: Alameda Dom Pedro II, 333 – Batel
Mais informações:(41) 3022-7333
E pra você, o que é comfort food?
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.