CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 7 a 10 de julho, a oficina Da graça ao riso – sobre a comicidade feminina, ministrada pela atriz e palhaça Mariana Rabelo e a artista plástica e arte-educadora Sandra Oliveira. Os encontros destinam-se a mulheres interessadas na palhaçaria, na comicidade feminina e em suas especificidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] até 30 de junho.

O projeto foi elaborado com base na pesquisa de mestrado Da graça ao riso, de Mariana Rabelo. A proposta é abordar questões de gênero e se debruçar sobre peculiaridades da palhaçaria nas atuações femininas. A partir da imersão nesse universo, a oficina analisará a figura da palhaça (referências, estereótipos, histórico, papel na sociedade, no circo e no teatro) e como isso influencia seu olhar sobre a comicidade: seu corpo em cena, a descoberta de ferramentas cômicas de cunho estritamente feminino e a maneira como cada palhaça se relaciona com o público.

Destinados a artistas e profissionais das áreas de educação, saúde, comunicação, cultura e serviço social, os três primeiros dias contarão com a fundamentação e construção das personagens. Já no último encontro, as participantes terão contato com o público para experimentar as ideias discutidas. Como desdobramento da oficina, foi criado um blog sobre o tema e informações sobre festivais e oficinas relacionados. A ideia é incentivar as participantes a alimentar o blog http://oficinadagracaaoriso.blogspot.com.br, mantendo contato com palhaças de outras localidades.

Serviço – Oficina ” Da graça ao riso” 

Data: 7 a 10 de julho de 2015

Onde: CAIXA Cultural Curitiba –Rua Conselheiro Laurindo, 280

Horário: terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e sexta-feira, das 14h às 17h

Quanto: gratuitas até o dia 30 de junho pelo e-mail [email protected] – enviar carta-currículo com dados pessoais

Foto: Mariana Rocha