Com nota 10, Curitiba Cult é tema de TCC sobre consumo cultural na cidade

Apresentação do TCC. Foto: acervo pessoal Maria Fernanda Carvalho.
Foto: acervo pessoal Maria Fernanda Carvalho

A relação entre o jornalismo cultural e o cotidiano dos curitibanos foi o foco do trabalho de conclusão de curso da estudante Maria Fernanda Carvalho, do curso de Jornalismo da PUCPR. Apresentado nesta terça-feira, 17, o TCC teve como tema “A influência do portal Curitiba Cult no consumo cultural dos curitibanos” e buscou entender de que forma o site fomenta as decisões de lazer da população.

“A ideia surgiu da minha vontade de entender como um portal cultural, feito em Curitiba, impacta de verdade a vida das pessoas, suas escolhas de lazer, de cultura, de pertencimento à cidade”, afirma a autora. A escolha pelo tema também se conecta à própria trajetória pessoal de Maria Fernanda, que sempre esteve próxima da cena cultural local e reconhece na cultura uma ferramenta de transformação e identidade.

Metodologia

Durante um semestre, Maria se dedicou a analisar diversas matérias jornalísticas do site, e entrevistou Augusto Tortato, fundador, Diretor de Conteúdo e Editor-Chefe do portal. Além disso, ela desenvolveu um formulário com perguntas sobre os hábitos de consumo da população. O documento foi respondido por mais de 130 pessoas, e concluiu que, de fato, o Curitiba Cult é referência cultural na cidade. “Os resultados mostraram que muita gente descobre o que fazer no fim de semana, decide comprar ingressos ou participar de eventos justamente por meio dos conteúdos do Curitiba Cult”, alega. Ela também complementa afirmando que a conclusão reforça a importância do Curitiba Cult como um agente fundamental na circulação de informação cultural na cidade e no fortalecimento da cena cultural local.

Resultados

A dedicação da atual jornalista não poderia ter outro resultado: aprovação com nota máxima na banca. Ela afirma que ter a oportunidade de estudar um projeto que faz parte do seu cotidiano e do cotidiano de milhares de curitibanos, foi muito especial. E fechar esse ciclo com nota 10 na banca foi a confirmação de que escolheu um caminho que fazia sentido não só para ela, mas também para contar a história da cultura em Curitiba.

Com isso, Maria Fernanda encerra sua jornada acadêmica destacando o papel do jornalismo cultural e reforçando a relevância de iniciativas locais na construção da identidade da cidade. Seu trabalho agora passa a integrar o conjunto de pesquisas que valorizam a produção jornalística regional e seu impacto direto na vida da população.

Por Yasmin Luz
17/06/2025 15h18

Artigos Relacionados

Katy Perry e Green Day em Curitiba: novos ingressos de meia-entrada são disponibilizados

Por que o pinhão é um dos símbolos da cozinha paranaense? Saiba onde aproveitar