
Com aprovação por 92% do público, o Verão Maior Paraná foi um marco no entretenimento do litoral do estado. Números grandiosos marcaram uma programação com mais de 60 dias de atrações culturais e esportivas gratuitas. Da Arena Verão Maior Caiobá, que recebeu nomes como Luan Santana, até campeonatos de surf, oficinas e brincadeiras para todas as idades, foram várias atrações que movimentaram milhões de pessoas.
A boa repercussão do evento foi comentada pelo governado Carlos Massa Ratinho Junior, em uma entrevista exclusiva para o Curitiba Cult. Ele destacou a valorização do estado como opção turística, a importância de ter eventos culturais e ainda as possibilidades de novos festivais nesse formato para movimentar o Paraná.
A percepção geral é de sucesso. Tivemos ampla cobertura da imprensa, transmissões nacionais com a Band e o SBT, milhões de visualizações e interações nas redes sociais e um feedback muito positivo dos moradores e turistas. Aliás, uma pesquisa divulgada nessa semana apontou uma aprovação de 92%, com as pessoas comemorando principalmente a organização. Todo o litoral se engajou nesses shows, que fazem parte do calendário anual do Estado. É o maior festival de verão gratuito do país.
Para o Governo do Paraná esses shows são um ponto de virada. Estamos promovendo grandes investimentos, como a orla de Matinhos, a orla de Pontal do Paraná, a Ponte de Guaratuba, a duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, o que tem gerado muita valorização para as cidades, mas precisávamos de algo grande para captar turistas de outros estados, principalmente diante de Santa Catarina, que tem uma extensão de Litoral muito superior. Temos um Litoral completamente novo. Esse é um dos legados que vamos deixar.

Recorde de público no show de Luan Santana no Verão Maior Paraná. Foto: Roberto Dziura JR/AEN.
É um evento para atrair famílias, por isso cuidamos muito com a segurança. Reunimos mais de 1,8 milhão de pessoas nos shows e 1,1 milhão de pessoas no Ano Novo e não tivemos nenhuma grande intercorrência. Queremos que as praias do Paraná sejam reconhecidas nacionalmente pelas belezas naturais, que são exuberantes por conta das bacias e das ilhas, pelos shows e eventos culturais, mas principalmente pela nossa gente, pela grande recepção do povo do Paraná, o que é fundamental para o turismo.
As transmissões ajudam a divulgar a programação para todo o Brasil. Com elas, moradores do Nordeste, ou de estados do Norte como Amazonas ou Pará, puderam conhecer mais do Paraná. E o retorno é bom para todo mundo. SBT e Band valorizaram muito o produto, mandaram apresentadoras e repórteres conhecidos nacionalmente, e tiveram como retorno milhões de espectadores em todo o país. São artistas muito populares, que engajam multidões. Tudo isso tem um retorno inestimável para a imagem do Paraná.
O planejamento do Verão Maior Paraná começa muito cedo. Acabamos essa edição e já estamos de olho na próxima. Ela vai muito além dos shows. Temos arenas fixas com ampla programação para as famílias, competições esportivas nacionais e internacionais, e uma programação diferenciada com as forças de segurança para entregar cada vez mais tecnologia. Este ano usamos um drone com sensor térmico e alto-falante para orientar banhistas na praia. Também compramos equipamentos modernos para ajudar a Polícia Civil na resolução de crimes, como tablets que revelam digitais numa cena de crime. E também estamos sempre de olho na comodidade. Para esse ano usamos banheiros públicos com ar-condicionado que viralizaram e estamos à disposição das prefeituras para investir cada vez mais para garantir acessibilidade e conforto para todas as famílias.
Eu assisti alguns shows com a minha família. Sempre fico feliz de ver esses artistas cantando no Paraná, principalmente diante de um palco com milhares de fãs. A programação musical envolve muitas questões, de agenda dos artistas ao gosto popular. O que temos que comemorar é que o Verão Maior Paraná caiu definitivamente no gosto da população.
Não tem nada fechado, mas a nossa ideia é investir cada vez mais no inverno. Já temos uma parceria com alguns eventos, como a Festa da Tainha da Ilha do Mel e o Antonina Blues Festival, e estamos incentivando as prefeituras e o setor privado a investirem cada vez mais no Litoral para criar novas atrações.
No ano passado levamos uma edição dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) para o litoral, criando o Festival de Inverno, que reuniu 49 eventos esportivos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba. Houve disputas de bodyboarding, beach soccer, skate, teqball, stand up paddle, handebol de areia, canoagem oceânica, kart, triathlon, basquete 3×3, entre outros. Isso ajudou a ocupação dos hotéis e do comércio.
Todo esse trabalho de modernização do litoral também tem o objetivo de gerar novos negócios e o desenvolvimento das cidades. Teremos um litoral ainda mais movimentado daqui a alguns anos.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.