
De acordo com o último ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, Curitiba está entre as cinco capitais com a maior frota de veículos circulando. A busca por soluções de mobilidade urbana passa pela locomoção intermodal, que utiliza vários meios de transporte, mas também pela conscientização a respeito de como os veículos particulares – principalmente os que são utilizados por apenas uma pessoa – prejudicam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas como um todo.
Nesse sentido, uma das iniciativas mais inovadores do ecossistema de inovação do Brasil é o V1, braço da Vix Logística, um dos maiores players do setor no país, que possui 9.500 colaboradores, operações de norte a sul do Brasil e também no Mercosul e atua em locação e gestão de frotas, translado de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva e mobilidade urbana por APP – mais nova solução desenvolvida pela empresa capixaba, que faz parte do Grupo Águia Branca.
É exatamente essa a inovação que chega a Curitiba por meio do V1, que oferece dois tipos de serviço: aluguel de carros 100% digital e veículos por assinatura. Ambos funcionam via aplicativo e já estão fazendo sucesso desde o ano passado na Grande Vitória (ES). A novidade está operando desde novembro com assinatura e aluguel de carros por diversos períodos, inclusive meia-diária (12h) – algo raro dentre as locadoras tradicionais.
A frota terá cerca de 100 veículos de vários portes e inúmeras aplicabilidades. Entre eles, os hatchs compactos e 1.0 Fiat Uno, Chevrolet Onix (nos modelos Joy e LT), a minivan 7 lugares GM Spin, o sedan Toyota Corolla, a SUV Volkswagen T-Cross automática e dois veículos utilitários que serão uma verdadeira “mão na roda” para quem precisa transportar utensílios, ir para o campo ou, simplesmente, necessita de mais espaço: a Fiat Fiorino Furgão e a pick-up Toyota Hilux 4×4.

No caso do serviço de aluguel, o cliente pode retirar e devolver o automóvel em uma das estações V1 espalhadas pela cidade, além de contar com um serviço exclusivo de leva e traz. Nesta modalidade, o cliente seleciona dia, horário e local e um funcionário V1 levará o automóvel para locação, assim como poderá buscá-lo quando a locação terminar. Nesse momento, aliás, o veículo passa por um serviço completo de higienização e desinfecção para que, a partir daí, possa estar disponível novamente na plataforma.
Para o vice-presidente da divisão de logística do Grupo Águia Branca, Kaumer Chieppe, o serviço, além de incentivar a mobilidade inteligente e promover novas experiências, oferece conveniência, comodidade e praticidade. “Seguimos na missão de estar sempre à frente, criando soluções inovadoras e adequadas às demandas desse mercado em constante ebulição. Com este serviço, trazemos ao mercado paranaense uma solução totalmente digital em aluguel de automóveis, sem fila, burocracia e com disponibilidade de aluguel imediato, a qualquer hora do dia. É um serviço ajustado às necessidades do usuário com autosserviço inovador e exclusivo, via aplicativo de celular”, destaca.
“Enxergamos a tendência do carsharing – compartilhamento de carros – como uma excelente alternativa para melhorar a mobilidade urbana, já que um único automóvel é usado por vários membros da mesma sociedade e apenas quando preciso. Desta forma, há menos circulação de carros nas ruas e melhor aproveitamento econômico, visto que os carros não ficam parados nas garagens para uso esporádico”, complementa Kaumer.
O processo de locação é muito simples. Após o download do app e cadastro inteiramente on-line, o cliente já pode selecionar a modalidade de aluguel e período de contratação. Após o cadastramento de um cartão de crédito válido, o aluguel é efetuado. Em seguida, basta encontrar o veículo no ponto de coleta selecionado, escanear o QRCode localizado no parabrisa e abrir a porta do carro via bluetooth direto do celular. O próprio cliente faz uma rápida checagem do estado do veículo, podendo, inclusive, tirar fotos de possíveis avarias. Por fim, é só desfrutar da comodidade e conveniência do carro V1, para depois devolvê-lo em uma das estações espalhadas pela cidade.

“A frota V1 é formada por carros cuidadosamente selecionados, com menos de um ano de uso e inteiramente automatizada, já que o acesso ao veículo é realizado via QRCode e o motorista encontra as chaves no porta-luvas do automóvel. Outro serviço exemplar é o nosso cuidado com a higienização entre cada locação, assegurando uma entrega segura e de qualidade“, complementa a diretora-executiva da Vix, Patrícia Chieppe.
Além do serviço de aluguel, o V1 também oferece a opção de assinatura mensal, uma tendência que se fortalece a cada dia, baseada no conceito de “uso” e não de “posse”. Essa solução inovadora tem como objetivo proporcionar mais economia, segurança e facilidade na hora de conquistar um carro zero-quilômetro.
Além de ser mais vantajoso financeiramente, essa modalidade elimina toda a burocracia que envolve a compra e a venda de um zero quilômetro, como documentação, desgaste de peças e desvalorização. No modelo de assinatura, o cliente tem a opção de escolher planos que variam entre um e dois anos, e entre 500 km e 2.000 km de franquia para rodar por mês. O pagamento é feito mensalmente no cartão de crédito e já inclui toda a documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), proteção, manutenção preventiva e revenda. Ao final do período, o veículo é devolvido e o cliente tem a opção de assinar um novo carro zero-quilômetro.

Em Curitiba, serão mais de 10 pontos de entrega e retirada dos carros, entre eles o Shopping Estação (piso G5), onde fica o espaço do V1, com a maior parte da frota. Além disso, as Estações V1 estarão espalhadas pela cidade, em locais como Shopping Estação, Postos Valência e Curió. Para usar qualquer um dos serviços, basta fazer o download gratuito do app disponível para todos os sistemas operacionais.
Mais informações:

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.