Pela primeira vez em Curitiba, As Tattooistas vão participar de um fim de semana de muita tatuagem e arte no Estúdio e Galeria Teix. O grupo, formado por tatuadoras de vários estados, atualmente conta com 20 profissionais e desde a sua criação, no final de 2015, ganhou fama e seguidores em todo o Brasil – somente no Instagram, já são quase 100 mil.

O ponto de partida do grupo foi a “pirataria” nas redes sociais – elas haviam descoberto na ocasião perfis que postavam suas obras e divulgavam como autorais. O que as levou a manter contato mais frequente entre elas e fez nascer a ideia de formar um coletivo apenas com mulheres, a fim de trocar experiências acerca da profissão e conhecer melhor a cena nacional e as novidades do mercado.

O grupo é formado por meninas que têm trabalhos bem específicos, autorais, e no fundo a gente se sentia bem sozinha nesse mundo da tatuagem. Então criamos o grupo pra dividir um pouco as angústias do dia a dia, as peculiaridades do nosso trabalho sobre materiais, o trato com os clientes. A gente surgiu como grupo no whatsapp para trocar informações mesmo. Criamos uma conta no Instagram pra começar a postar alguns trabalhos e compartilhar seguidores, e acabou que essa rede cresceu muito rapidamente e repercutiu bastante – tanto que hoje já estamos com noventa e poucos mil seguidores”, conta a paulistana Jéssica Paixão, uma das mentoras do coletivo.

Um grupo feminino

Apesar de ser formado por mulheres, o foco do trabalho das Tattoistas é totalmente artístico. “Como somos 20 meninas, é óbvio que algumas são mais envolvidas com a causa feminista, mas nosso objetivo é reunir e fortalecer um grupo de tatuadoras que têm em comum a realização de um trabalho autoral e o interesse de entender e conhecer os anseios dos clientes. Como somos um grupo feminino, claro que essas questões acabam permeando muito nossas discussões, porque a maioria de nós já esbarrou em situações de ser criticada ou destratada por tatuadores homens apenas pelo fato de ser mulher… Mas o que queremos mesmo é nos impor por ser um grupo artístico”.

Flash Day

Dez das Tattoistas participarão de flash days na Teix no fim de semana de 6 e 7 de maio: Ana Abrahão, Clari Benatti, Criz Suconic, Gabriela Droguett, Ingryd Guimarães, Jéssica Paixão, Kessy Borges, Mari Kuroyama, Pink Becker e Sasha Pest. O estúdio fará também nestes dias colocação de piercings com a body piercer Maria Fernanda. O evento ainda terá venda de comidas e bebidas e muita música.

Serviço – Flash Day com As Tattoistas

Quando: 06 e 07 de maio de 2017 (sábado e domingo)

Onde: Estúdio e Galeria Teix (Alameda Augusto Stellfeld, 1581)