No próximo dia 18 (terça-feira), os alunos do Colégio Positivo apresentam um musical (mesclando teatro, canto, dança e ginástica) para celebrar a cultura internacional. A temática escolhida para este ano é a magia única dos palcos da Broadway, recriando personagens de shows de renome mundial, tais como Cats, Grease, O Mágico de OZ, Mamma Mia, O Rei leão e Os Saltimbancos.

Protagonizado por cerca de 180 estudantes entre 7 e 17 anos, em estágio avançado nas atividades complementares de Teatro, Grupo Vocal, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Balé e Jazz, o musical “A Magia da Broadway” conta a história de cinco jovens atores que realizam audições para ingressar no elenco de uma companhia de teatro. Durante esses testes, eles descobrem o encanto de inúmeros personagens das obras que marcaram gerações. Ao todo, a inspiração em dez grandes musicais dá ritmo a algo mais transformador na vida dos jovens: a descoberta da união, da cooperação e da amizade.

“Nos inspiramos na 7ª edição da Posiarte (série de eventos artísticos do Colégio Positivo, que, neste ano, celebra a cultura internacional e o respeito entre os povos) para escolher esse tema. Por isso, vamos abordar os principais espetáculos da Broadway, incluindo o brasileiríssimo Saltimbancos”, explica a assessora de Teatro do Colégio Positivo, professora Rafaela Ricardo. A preparação para a peça vem desde março, a partir de seletivas. Na sequência, tiveram início os ensaios, que foram divididos por idade e coreografias.

“Será a primeira vez que os alunos vão atuar e cantar também”, ressalta Rafaela. O estudante Lucas Campos de Andrade, de 17 anos, é um dos atores do espetáculo. Ele já participou do musical em 2011, mas sente a ansiedade da mesma forma. “A expectativa é chegar lá e mostrar a que viemos. A tensão é a mesma, independentemente de ser a segunda vez”, relata. “Não só eu, mas todo o elenco está ansioso. É uma oportunidade rara”, conta outra atriz da peça, Giovana Blum, de 15 anos.

Tanto Giovana quanto Lucas sonham em ser atores. “Esse tipo de iniciativa agrega demais. Aprender a estar na frente das pessoas, disposto até mesmo a errar e conseguir improvisar para continuar a peça, é algo que incentiva a nossa imaginação”, diz o estudante. “Tem sido uma experiência diferente, porque envolve cantar, dançar e atuar. Por isso, estamos aprendendo muito”, conta Giovana. A apresentação já é tradição no Colégio Positivo, reunindo, anualmente, desde 2008, mais de duas mil pessoas no Teatro Positivo – Grande Auditório. Em 2012, os alunos contaram a história dos 40 anos do Grupo Positivo; e, no ano passado, houve homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato. O espetáculo é gratuito e aberto ao público. Os convites, limitados a dois por interessado, podem ser retirados no setor de atendimento do Colégio Positivo, em Curitiba.

Colégio Positivo recria Magia da Broadway – Serviço

Quando: 18 de novembro (terça-feira)

Onde: Teatro Positivo – Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Horário: 20h

Quanto: Gratuitos, limitados a dois por interessado, com retirada nas unidades do Colégio Positivo