Coca-Cola no Divã

Por que a Coca-Cola é uma das marca mais famosas do mundo? Não é porque é a bebida mais gostosa ou a mais saudável ou a mais barata. É pelo simples fato de que eles não vendem o produto que fabricam. Eles vendem o que todas as pessoas querem: a felicidade.

Vamos entender um pouco da história da Coca-Cola, ela foi inventada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 para ser usada como tônico vigorante do cérebro e para acalmar os nervos, por isso foi feita a partir de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool. Com a intensão de ganhar dinheiro, John iniciou uma série de experiências para descobrir o que ficaria bom misturado à água carbonada, foi aí que descobriu a Coca-Cola. O produto era um xarope com água carbonada, misturados na hora de servir. Em seu primeiro ano foi um fracasso em vendas, rendeu apenas 50 dólares. Pemberton vendeu a fórmula por 1.750 dólares. Ainda não dando lucro, a formula foi revendida para o empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler  por 2.300 dólares, que começou a fazer a bebida ter sucesso.

Como naquela época, não existiam muitos meios de comunicação, a ideia foi distribuir Coca-Cola de graça para as pessoas conhecerem o produto, há quem diga que havia viciantes nessa fase além da cafeína, mas nada foi provado. Também foram criados calendários e posters que serviam para os consumidores olharem e se lembrarem da Coca-Cola. Com o final da Primeira Guerra Mundial, houve a recessão que quase faliu a companhia. Então a segunda sacada de Marketing foi encomendar de uma série de quadros com a imagem do Papai Noel para uso em publicidade.

A Coca-Cola é associada ao Natal porque o Natal é a época do ano que mais comove as pessoas. Nos reunimos com quem a gente ama, pensamos em fazer o bem aos outros, temos atos filantrópicos, desejamos Feliz Natal para todos, ficamos felizes em dar e receber presentes, em comer muito, em celebrar… as cidades ficam enfeitadas, há uma magia no inconsciente coletivo… Pessoas emocionais são mais fácil de manipular do que pessoas racionais.

“A Coca-Cola contém um ingrediente que, em alta dosagem, é potencialmente cancerígeno – ao menos em ratos. A empresa informou que solicitou aos fabricantes do corante de caramelo que modificassem o processo de fabricação para evitar problemas – um deles seria a obrigação de que suas embalagens viessem com um alerta de risco de câncer. O corante possui sulfito de amônia (4-metilimizadol ou 4-MEI). Entretanto, a informação sobre o risco de câncer desse ingrediente ainda não consta nas embalagens” (FONTE: WIKIPEDIA)

Porque alguém tomaria algo correndo o risco de ter câncer? Sem falar de todos os prejuízos à saúde que todos nós sabemos.  Porque as pessoas não pensam racionalmente. O senso comum não é a pratica comum.

É por isso que há uma Psicologia por trás das vendas.

A Coca-Cola é uma das empresas com a melhor publicidade do mundo. Ela lida com a fantasia das pessoas, vende felicidade, projeta bons momentos. Tem como figura principal o Papai Noel e um urso polar que toma Coca-Cola. Além de ter um grande destaque em inúmeros filmes e programas de televisão e ser promovida por pessoas famosas do mundo todo.

O marketing é baseado na projeção, as pessoas se envolvem, sentem, fantasiam “Sinta o sabor do Natal”, “Abra a felicidade”. Quem não quer?

Atualmente as pessoas estão mais conscientes, buscam hábitos e alimentação saudável, qualidade de vida. Poderíamos até pensar que a Coca Cola perderia mercado, mas não, ela aceitou o fluxo e aproveitou da melhor maneira possível. Esse ano as propagandas também são para promover a conscientização, para que todos olhem as verdades da vida e sejam mais livres. Eles promoveram o combate à crenças limitantes.

“Não abra a porta para desconhecidos, não aceite nada de estranhos, nada é de graça na vida, a magia não existe, nada é para sempre, não acredite em tudo o que te dizem”  

 

Todas as propagandas da Coca Cola tem algo em comum, algo que faz todo o Ser Humano se emocionar, chorar e ficar feliz. E o que mais faz uma pessoa feliz? É fazer outra pessoa feliz.

Por Luiza Franco
14/12/2015 09h00